x
Convex Datacenter
Página 5 de 17 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 202

Nada de sarcasmo Samukas. Estamos aquí no Fórum para debater. Cada um a sua maneira. Uns são mais teóricos, outros mais práticos... Mas, para as verdades absolutas não há agumentos. Ex.: Uma roda é uma roda porque é redonda e só vai girar de for aplicada uma força. Aí é que começa a filosofia para a explicação do movimento, neste caso circular. O retilíneo é bem mais fácil.

Mas Samukas... Com muito respeito. Posta as suas experiências comprobatórias.

Abração
    Anthon
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Nada de sarcasmo Samukas. Estamos aquí no Fórum para debater. Cada um a sua maneira. Uns são mais teóricos, outros mais práticos... Mas, para as verdades absolutas não há agumentos. Ex.: Uma roda é uma roda porque é redonda e só vai girar de for aplicada uma força. Aí é que começa a filosofia para a explicação do movimento, neste caso circular. O retilíneo é bem mais fácil.

Mas Samukas... Com muito respeito. Posta as suas experiências comprobatórias.

Abração
    Anthon
    Espere um min... Acabei de receber uma ligação. Era o Ensino médio pedindo a fórmula de volta O que vc está discutindo é sobre a fórmula que todos aqui já colaram no colégio e eu estou discutindo sobre isso:

"Conclusão: Então, com a 4x4 engatada, ele vai ter o dobro de força de atrito, e o dobro de força centrípeta, com relação a 4x2, e confirmado pelos testes do Edinskas."

Não é porque a tração está ligada ou não que os pneus dianteiros têm ou não atrito... É isso mesmo que queria dizer?

Minhas experiências comprobatórias são iguais a de todos aqui. E o seu teste? Já fez?

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Agradecimentos: 0
    É isso aí, Samuka! Já que não existem artigos científicos (tipo aqueles financiados por agências de fomento sustentadas por dinheiro público) nem os fabricantes nos dão uma luz acerca do assunto sobre experimentos dessa natureza... pelo menos eu nunca encontrei nenhum, nem nunca ninguém os indicou, é bom que o tópico continue com esse espírito, que tu tens. Quem sabe assim cheguemos a um consenso ou, pelo menos, aqueles que não têm opinião formada sobre o assunto (em alguns casos leia-se: dono da verdade) possa tirar suas próprias conclusões. Afinal, acredito que seja interesse da grande maioria que frequenta o 4x4brasil.

abraço

Rogério,

Existem alguns arquivos muito bons no google explicando o funcionamento e as condições que cada tração se aplica melhor. A maioria em inglês, mas fica a dica que o google tb tem um tradutor que é muito legal. Dá pra entender bem os textos. Com uns 30min de leitura já vai conhecer bastante dos diversos tipos de sistema. Digite 4x4 ou awd que vão aparecer muitos links.

Acho interessante o pessoal fazer essa pesquisa!!

================================================== ==

Somente complementando o esquema das fórmulas e sem entrar muito em detalhes.

Diferencial central. Quando engatado o 4x4 em veículos equipados com diferencial central a força do motor é distribuída em 50% para cada eixo, deixando a compensação de velocidade das rodas internas e externas, em uma curva, apenas para os eixos.

Como a força caminha sempre para o lado mais fácil (E esse não é o "nilton" e sim o newton), ela escolherá o lado interno da curva simplesmente porque a rolagem da carroceria faz com que o peso se concentre nas rodas externas (Taí a fórmula do ensino médio). Como o peso está nas rodas externas, o coeficiente dinâmico de atrito se altera e fica maior que o lado interno. Logo...

A tendência do eixo é travar as rodas internas compensando a diferença de rotação. Mas o que isso tem a ver com o tópico? Tem a ver que piso molhado é aderente e não escorrega o suficiente pra essa compensação passar desapercebida como na lama ou neve. Já experimentaram manobrar um carro com bloqueio central e bloqueio nos eixos? Mesmo na lama é uma merda de manobrar porque a tendência é do carro sempre colocar as rodas retas pra frente. A tal da força procurando o lugar mais fácil...

Como nosso amigo newton ainda está presente e não podemos contrariá-lo, falando em bom português, o que acontece quando o diferencial precisa compensar a diferença de rotação? "Anula-se" o atrito porque a roda dianteira faz um giro em velocidade diferente da traseira (Estou falando das rodas internas à curva, ok?). Sendo assim, aonde o carro nesse momento irá se apoiar? Apenas nas rodas externas à curva (Não estou falando que ele ficará em duas rodas não, heim gente ).

O que acontece se fizer a curva em 4x2? O oposto... O diferencial dianteiro, apesar de não ter tração, não está recebendo força e nem precisa brigar com o traseiro competindo pra ver quem vai destracionar.

Isso que eu não estou falando das forças que o carro recebe pelo movimento da carroceria (Body roll e dive) que a mudança de tração afeta dramaticamente.

Destracionou acontece o que? Perda de atrito! Perda de atrito afeta diretamente a estabilidade.

Essa compensação é feita constantemente. Experimentem andar no asfalto seco com o 4x4 hi ligado. Mas antes encomende uma CT nova

Em alguns manuais dos meus carros diziam que não se podia passar de uma certa velocidade em 4x4 hi, tipo uns 80 por hora. Sabem se no de vcs tb tem? Alguém tem alguma opinião sobre isso?

abs
    4X4 Brasil

Cool

Ainda se tentam nos fazer acreditar que Maria deu a luz, mas ainda continuou virgem.

Pelo menos agora estamos falando em força de atrito, (indiretamente, força tangencial, força centrípeta, que não pode ser confundida com força centrífuga, e o Edin demonstrou bem.), peso do veículo. Aliás, peso é uma força.

Quanto ao teste, faço sempre que pego estrada molhada. No início quase me arrebento em 4x2 na Serra do Azeite PR/SP (conhecem ?). Lá, também, em chão molhado, só 4x4.

Os manuais da Ranger 99/00 (bem como os das 01/02/03/04/05/06/07/08/09/...) orientam para nunca usarem o 4x4 em chão de alta aderência, e que a 4x4 Hi pode ser engata até numa velocidade de 72 Km/h (nunca acima) e temp.> 0 graus Celcius. Apesar de que essa informação, aquí na mecânica, já foi passada e discutida a exaustão.

Samukas, estou ancioso pelos seus posts, empíricos (práticos), das suas pesquisas com relação ao tema.

Pelo menos concordamos que a perda de atrito afeta diretamente a estabilidade do veículo, mas... quêm não sabia?

Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de duducd
    Entrada
    01/01/2009
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post

O que acontece se fizer a curva em 4x2? O oposto... O diferencial dianteiro, apesar de não ter tração, não está recebendo força e nem precisa brigar com o traseiro competindo pra ver quem vai destracionar.

Eai...
    bom eu intendi o q vc quis dizer com nao esta recebendo força ...mas so por capricho .... no 4x2 o dianteiro recebe a força de se empurrada

4X2

4x4

bom ahuahuhuahu smp achei q 4x4 fosse melhor q 4x2 em piso molhado porem nunca usei por causa da velocidade (sl alguns dizem q n pode ultrapassar tal velocidade) e estou compactuando com a sua ideia de 4x2 ser melhor msm....mas dexo claro q so compactuo com a ideia pq na pratica n testei o 4x4 intao meu comentario sobre o tal seria insegnificante

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Teste feito

So não consigo mostrar o video agora pq estou na casa do meu primo e o cabo d transferir os dados do celular para o micro está em casa.

Unica coisa que não tive no teste foi a chuva, pq aqui no Df está um sol de Rachar.

Controle Total 4x2 até 60km/h entre 60 e 70 desgarra a traseira e no unico teste um pouco acima dos 70 quase que vou para cima de um corsa. Como estava andando no seco, fiz diversas voltas no 4x2 até ter a certeza aonde acontece a perda da estabilidade para poder fazer no 4x4 Hi e não precisar dar tantas voltas nele.

4x4 Hi na mesma velocidade 60 e 70 não há a desgarrada de trazeira, mas .... so para ver o que ia acontecer, acelerei um pouco mais .... e ai .. ocorreu uma saida de frente sinistra. Algo em torno de 80.

Qdo chegar em casa passo o vdeo para o Youtube e discutimos sobre o assunto. Não ficou numa boa qualidade pq eu tive que dirigir e filmar juntos.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Bom, vamos deixar a intuição um pouco de lado, senão lembra quando a mãe da gente dizia: Menino, sai de perto do fogo senão você vai se queimar! Como a gente era gurizinho, e ainda não tinha estudado um pouco, a gente teimava, e ficava lá até se queimar.
    Então, primeiro precisamos entender que a tal força de atrito só se manifesta quando alguma força é aplicada num sentido (ex. na roda do veículo), daí, como ela é do contra, ela se opões à força aplicada.
    Então, quanto mais aspero for o chão, maior será o coeficiente de atrito, que por ser diretamente proporcional..., portanto maior será a força de atrito. Até aquí parece que estamos de acordo, tanto intuitivamente, quanto praticamente. Teóricamente, para alguns deve ser mais difícil, mas essa questão vamos deixar para os físicos das equipes de prova da grandes fábricas: Ford, Chevrolet, Chrysler, Mitsubish, Toyota, Ferrari, etc...
    Revendo o post da experiência do Edin, percebi que a força inercial da figa (iiiiiii !, lá vem palavões!!!), isto é, a força centrífuga, ou aquela que joga o corpo, e principalmente a cabeça dos pilotos da Indy ou F-1 contra o coquipit...., e representada pela inclinação da figa, foi ligeiramente maior (a inclinação) em 4x4 que em 4x2 (não levar em conta o momento do cavalo de pau), o que significa que em 4x4 a força de atrito sendo maior (quem sabe umas duas vezes!) fez aumentar a força centrífuga na figa (inercial), confirmando praticamente que a viatura está mais agarrada no chão em 4x4 que em 4x2.
    Aliás, para que serve a 4x4 ???
    Porque resolveram colocar a tração integral nos 4x4 mais modernos ???

Abração Pequeno. Escrevenos ao mesmo tempo. Ainda estou analisando o teste do Eduskas.
    Mas na sua experiência, quando chegou aos 80 Km/h, que poderia ser outra velocidade dependendo dos fatores já expostos, desgarrou as da frente primeiro, talvez devido a posição do centro de gravidade (iiiiii !!! lá vem mais palavrão) da viatura.
    Nota: Você é maluco, sujeitar a CT a esse teste.
    Será que não estamos discutindo sexo dos anjos ? O Pepeu já dizia que Deus é menino e menina.
    Teste Prático: Já viram um macaco correr ? Na reta ele procura correr nas duas patas, que dá maior velocidade. Quando tem que fazer uma curva correndo ele bota as quatro no chão, ainda que as da frente ligeiramente.

Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Anthonius, realmente essa força foi muito maior em 4x4 a ponto de fazer correr algumas contas que estavam entre o painel e o párabrisas, mas como a câmera se movimentou não apareceu isso no filme.
    Mas o que me inporta é que eu sei que segura mais em 4x4, por experiência própria já de alguns anos que uso o 4x4hi em chuva e estradas sinuosas. Fora isso, teve um auto esporte que apareceu a dodge ram aonde fou dito que o 4x4 melhora estabilidade em curvas. Fizeram até slalon em 4x4 se não me engano.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Teste feito

So não consigo mostrar o video agora pq estou na casa do meu primo e o cabo d transferir os dados do celular para o micro está em casa.

Unica coisa que não tive no teste foi a chuva, pq aqui no Df está um sol de Rachar.

Controle Total 4x2 até 60km/h entre 60 e 70 desgarra a traseira e no unico teste um pouco acima dos 70 quase que vou para cima de um corsa. Como estava andando no seco, fiz diversas voltas no 4x2 até ter a certeza aonde acontece a perda da estabilidade para poder fazer no 4x4 Hi e não precisar dar tantas voltas nele.

4x4 Hi na mesma velocidade 60 e 70 não há a desgarrada de trazeira, mas .... so para ver o que ia acontecer, acelerei um pouco mais .... e ai .. ocorreu uma saida de frente sinistra. Algo em torno de 80.

Qdo chegar em casa passo o vdeo para o Youtube e discutimos sobre o assunto. Não ficou numa boa qualidade pq eu tive que dirigir e filmar juntos.
    Beleza!!! E o que vc achou desse tipo de teste? Acha que simula bem a questão ou faria diferente?

Samukas, estou ancioso pelos seus posts, empíricos (práticos), das suas pesquisas com relação ao tema.
    Tb estou louco pra conhecer seus testes!!! Acredito que já deva ter testado muito sobre o assunto!!! Comece vc porque eu não tenho muito o que falar...

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Bom, vamos deixar a intuição um pouco de lado, senão lembra quando a mãe da gente dizia: Menino, sai de perto do fogo senão você vai se queimar! Como a gente era gurizinho, e ainda não tinha estudado um pouco, a gente teimava, e ficava lá até se queimar.
    Então, primeiro precisamos entender que a tal força de atrito só se manifesta quando alguma força é aplicada num sentido (ex. na roda do veículo), daí, como ela é do contra, ela se opões à força aplicada.
    Então, quanto mais aspero for o chão, maior será o coeficiente de atrito, que por ser diretamente proporcional..., portanto maior será a força de atrito. Até aquí parece que estamos de acordo, tanto intuitivamente, quanto praticamente. Teóricamente, para alguns deve ser mais difícil, mas essa questão vamos deixar para os físicos das equipes de prova da grandes fábricas: Ford, Chevrolet, Chrysler, Mitsubish, Toyota, Ferrari, etc...
    Revendo o post da experiência do Edin, percebi que a força inercial da figa (iiiiiii !, lá vem palavões!!!), isto é, a força centrífuga, ou aquela que joga o corpo, e principalmente a cabeça dos pilotos da Indy ou F-1 contra o coquipit...., e representada pela inclinação da figa, foi ligeiramente maior (a inclinação) em 4x4 que em 4x2 (não levar em conta o momento do cavalo de pau), o que significa que em 4x4 a força de atrito sendo maior (quem sabe umas duas vezes!) fez aumentar a força centrífuga na figa (inercial), confirmando praticamente que a viatura está mais agarrada no chão em 4x4 que em 4x2.
    Aliás, para que serve a 4x4 ???
    Porque resolveram colocar a tração integral nos 4x4 mais modernos ???

Abração Pequeno. Escrevenos ao mesmo tempo. Ainda estou analisando o teste do Eduskas.
    Mas na sua experiência, quando chegou aos 80 Km/h, que poderia ser outra velocidade dependendo dos fatores já expostos, desgarrou as da frente primeiro, talvez devido a posição do centro de gravidade (iiiiii !!! lá vem mais palavrão) da viatura.
    Nota: Você é maluco, sujeitar a CT a esse teste.
    Será que não estamos discutindo sexo dos anjos ? O Pepeu já dizia que Deus é menino e menina.
    Teste Prático: Já viram um macaco correr ? Na reta ele procura correr nas duas patas, que dá maior velocidade. Quando tem que fazer uma curva correndo ele bota as quatro no chão, ainda que as da frente ligeiramente.

Abs
    Anthon
    Anthon .. grande abraço meu amigo.

Que foi loucura, foi sim .. principalmente pq tive que dirigir com a mão esquerda e com a mão direita filmar. Poucos aqui sabem que meu braço esquerdo é bionico desde que derrubei um poste anos atrás, ou seja, tenho platina, armação de ferro, liga de amarração em mais de 60% do braço vide (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=...rttext&tlng=pt) e por causa disto, não tenho tanta força e destreza com este braço.

Quanto a CT e falo até da Ranger num geral, estou chutando o Balde. Em pouco tempo irei para-lá para fazer a manutenlçao geral nela. Já estou chegando aos 340.000km/rodados com ela com tudo original (Motor, caixa e CT). Ontem mesmo, atoa dei uma voltas na WG e na LDA. So tenho andado com a bota no porão. Bora ver até qdo ela aguenta.

Posto o video mais tarde.

[ ]'s a todos

OBS:

1 - Edi, tu é mais feio que bater em pai e mãe

2- Samukas, no carnaval os testes serão no RJ regados com a cerveja e churrasco pagos por vc.

3 - tem mais engenheiro e fisico neste Topico do que nas faculdades. rs !!
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem