Edi, coloca um cabo de aço de 4mm direto no eixo e um Knob na outra ponta dentro da Ranger. Tudo que você tem que fazer é ir torcendo o cabo através do knob até o 4x4 ou reduzida engatar...
Versão Imprimível
Edin, agora preciso abrir o motor, e se não for aqueles contatos vou ter que deixar a viatura parada numa eletrica aqui na cidade vizinha,
Mas me diz, qual a causa do sistema ficar pesado?
@Edit@
Tava com maior vontade de fazer esse sistema caso fosse o modulo GEM estragado (caro demais), e colocar a alavanca atras do banco ( cabine simples tem um espeço legal atras do banco!)
Walter, pensei nisso também pois da outra vez tinha dado a idéia, mas por vezes tem que fazer esforço para entrar quando os dentes não estão alinhados, então a resistência ao giro da haste por vezes é grande e o cabo não dará conta.
Roger, acredito que o sistema ficou pesado apenes pelo atrito do cabo nas paredes do conduite, pela ação da água e barro, e agora pelo cabo mais grosso.
Marcio, para a posição fiz um batente ajsutável preso no console, aonde marca a 4x4Hi. Para reduzir é preciso deslocar a alavanca para a direita e empurrar para frente até o final do curso de movimento. O problema é que ficou muito duro.
E como o pessoal dos Trollers faz para não ficar extremamente pesado?
Edin, se vc for querer fazer um esquema com motor de vidro eletrico e tal, não seria melhor vc dar uma olhada no chicote?! ou pega e substitui ele de uma vez, vc vai trocar eletrica por eletrica...
olá marcio, a minha é a 1354, conector redondo (num contei os fios) e era de uma explorer 1993 (eu importei a t-case) usada mas funcionando, chegou em duas parte o motor eletrico e todas as peças "externas" em uma caixa e a T-case propriamente dita em outra... gostei do sistema mecanico da f250 mas não entendi direito como funciona tme mais informacões???
o Edintruder me deu umas idéias sobre a t-case para criar sem o modulo GEM (que eu não tenho)
vcs teriam mais algumas dicas em relação a isso????
o que posso fazer aqui é desmontar e mandar fotos de tudo o que me pedirem porque ela está parada e tranqulamente tneho tmepo o suficinete par aisso (jah que +/- + 6 meses de jeep desmontado)
enfim
Bem, começei a revisar novamente todo o sistema do motor elétrico da tração e descobri o defeito por acaso. Tinha quebrado o fio amarelo dentro da tampa de pvc, então removi direto da placa de circuito dos contatos e coloquei outro fio. E está novamente com o 4x4 elétrico novamente ativo. Amanhão vou retirar o console e a alavanca e voltar para o original...
O esquema de ligação que eu notei é o seguinte:
1° trilha (externa) Lilás: sinal de posição para trocar entre 4x4Hi e 4x4low e vice versa;
2° trilha Branco: sinal para mandar o motor de 4x2 direto para 4x4low porém pára o motor quando chega em 4x4low;
3° trilha Marrom e Branco: limite de 4x2 (para parar o motor quando chega em 4x2);
4° triha Laranja e Branco: posição de 4x4hi (para o motor quando chega em 4x4hi);
5° trilha (interna) Amarelo: Trilha contínua direta. Acredito que seja o fio que manda corrente para a placa e distribui o sinal para os demais fios de acordo com a posição que o disco se encontra.
O motor para quando o sinal é interrompido no fio correspondente. Enquanto o sinal está passando o movimento continua.
Depois tem um fio amarelo e um laranja direto para o motor aonde a polaridade é invertida pelo módulo GEM.
Rubens, no caso de um motor de vidro elétrico, tens que fazer trocar a polaridade entre os fios laranja e amarelos do motor, e fazer uma forma de ler os sinais que recebe de retorno do disco, por exemplo, botando um + no fio amarelo e interpretar que quando a luz 4x2 está apagada (fio Marrom e branco sem retorno) é a posição que está o motor, quando apertares o botão, é so acompanhar quando apagar o sinal do fio Laranja e Branco, é sinal que está em 4x4hi, quando seguires o curso para reduzir, nesse momento o fio lilás vai dar sinal e acenderá a luz indicadora, e é só seguir apertando até ela apagar novamente.
O problema é que o motor tem um batente e se insistir pode quebrar esse batente interno, o que tem que ter cuidado com o uso de um botão de vidro elétrico separado de um sistema de bloqueio de relés, por meio desses retornos + que o sistema tem.
Se der para fazer as polaridades em botões separados ficaria mais fácil, pois tens:
> um botão para acionar 4x4hi e alimentado pelo fio laranja e branco, quando o sinal parar o botão perde corrente;
> outro botão para 4x4low que funciona da mesma forma alimentado pelo lilás;
> outro botão para retornar para 4x2 alimentado pelo marrom e branco que quando chega em 4x2 ele perde o sinal e corta o relé.
Não esquece que na tua caixa tem o fio marrom que deve receber + sempre que o fio amarelo receber o + também.
Edi,
Que bom que vc encontrou o fio entupido :mrgreen:.
Agora o melhor é que vc levantou que fio que liga onde, isto com certeza vai ajudar muita gente que tiver problema nesta area. :palmas:
Pra quem tá pretendendo usar essa Tcase em outra aplicação, uma forma simples de inverter a polaridade do motor sem usar reles, é usando uma chave de dois polos ou tambem conhecida como HH (facil de encontrar).
+ o>>>>> A <<<<<o -
- o>>>>> B <<<<<o +
O motor fica ligado no ponto central (A e B), quando vc vira a chave pra esquerda coloca positivo em A e negativo em B, quando vira pra direita inverte. Desta forma pra esquerda o motor gira num sentido (ligar 4x4) e pra direita no sentido inverso (desligar 4x4).
Existe esta mesma chave HH chamada momentanea; a chave esta sempre no centro (desligada) e so liga enquanto vc estiver presionando-a, vc presiona o botão pra um lado o motor gira num sentido e presionando pro outro lado o motor gira invertido.
Abs
O que falta pra mim, e retirar essa maldita tampa de PVC para poder ver dentro dos contatos do motor qual fio escapou, pq o sensor da embreagem está funcionando o do freio (não sei como testar :?:) e o motor funciona muito bem entre 4x2 e 4x4H (nunca falha) mas o que preciso e de uma chave TORX c/furo, ou pegar essa chave que tenho e tentar furar na furadeira de bancada...
Edin qual a chave que vc usa pra abrir essa tampa?
Olá, Edintruder. As minhas dúvidas são exatamente nesta configuração. Você está certo quanto à trilha 5 - que é o sinal "comum", mas todas as outras trilhas servem para retornar sinais de posição (que agem como permissíveis) e ainda não consegui entender a função de cada uma. :pensativo:
Aliás, nem é a função isolada delas, mas a combinação de informações que faz o GEM saber qual posição o eixo da TCase e o qual ação tomar (girar o motor horário/anti-horário, energizar/desenergizar o acoplamento magnético). Por exemplo, se você olhar as trilhas, vai ver que a TCase não vai de 4x2 para 4x4L direto, pois obrigatoriamente passa pelo 4x4H. O maior problema é que, dependendo do modelo da TCase, as placas de posição são diferentes.
Rubens, fiquei curioso e estou pesquisando. Acho que é possível montar um esquema interessante mesmo sem o GEM. Veja se a placa do motor é igual à da foto. Se você tiver fotos da TCase e puder enviar...
Allan, dá até p'rá usar a chave HH, mas acho que a corrente de acionamento do motor é alta (se não me engano o fio é 18AWG). Então é melhor com relé - principalmente porque vai ter que usar um esquema com permissíveis para o fim de curso.
Roger, se você não quer comprar a T20, acho que pode tentar "aparar" o pino da cabeça Torx com uma broca - é mais fácil que furar a chave.
Caramba a coisa aqui tá ficando complexa....
vamos lá
minha duvida é quanto aos fios quais tme de ligar e parar para cada opção (acho que já foi explicado mas nÀo estou entendendo bem) - lembrem-se eu nÀot enho uma ranger e nunca sequer vi o modulo gem estou apenas com a T-Case e o motor em mãos
Logo tiro fotos e mostrare como está ela todinha
O que imagino, sabe quando compramos aquelas centralinas de vidro elétrico e trava de portas? que manda sinal ou inverte? pois é por coicidencia eu tenho uma dessas que eu ia instalar pra fechar o teto solar do meu civic e acabou por ficar aqui da POSITRON
será que com uma centralina dessas de 4 portas por exemplo (a minha é para duas) não consigo jogar os sinais certos?
Pelo que entendi do motor saem fios dos leds para saber as posições... aquias seriam eles tb? pois posso criar um bloqueio por sinal assim que tal led acende o motor para automaticamente!
pelo visto é mais que possivel, sei que vai dar trabalho, mas meu jeep tá muito modificado já além de ter alongado ele então vmaos pras cabeças!
Ed dá uma olhada na MP se tiver alguns infos a mais me passa (pra não tumultar o topico)
Mas os botões de vidro elétrico eu tenho 3 de gol GTI faz um tempão aqui o modulo tá largado vou postar as ligações desse treco da positron
olhem isso:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...utionstore-_JM
ou isso:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...centralina-_JM
ou isso
http://produto.mercadolivre.com.br/M...ardestrava-_JM
enfim estou com uma dessas nas mãos e derepente o que acham?
EDIT - pessoal o meu aqui é um sistema de TEMPORIZAÇÃO de vidros eletricos :-D positron SW222
http://www.positron.com.br/imprensa....id=54&ano=2004
http://www.paulistasom.com.br/loja/p...Positron_SW222
http://comprar.todaoferta.uol.com.br...ort-UCL8YVVBSI
enfim isso temporiza a subida dos vidros, logo.... se eu fuçar nesse treco
Pessoal, eu me liguei de uma coisa, eu troquei a posição de 4x4low com 4x2 quando fiz esse esquema, pois eu não tinha percebido que o disco funciona pelas costas e não pela frente, então estou corrigindo...
O esquema de ligação que eu notei depois de passar o efeito do álcool é o seguinte:
1° trilha (externa) Lilás: sinal de posição para trocar entre 4x4Hi e 4x2 e vice versa;
2° trilha Branco: sinal para mandar o motor de 4x4low direto para 4x2 porém pára o motor quando chega em 4x2;
3° trilha Marrom e Branco: limite de 4x4low (pára o motor quando chega em 4x4low);
4° triha Laranja e Branco: posição de 4x4hi (pára o motor quando chega em 4x4hi);
5° trilha (interna) Amarelo: Trilha contínua direta. Acredito que seja o fio que manda corrente para a placa e distribui o sinal para os demais fios de acordo com a posição que o disco se encontra.