Bem, eu ia perguntar se já tivhas feito e como já fizesses isso a pergunta é: - Ainda tens os dedos?
Ahahahaa!!!
...Já que servisses de "boi de piranha..."
Versão Imprimível
Bem, eu ia perguntar se já tivhas feito e como já fizesses isso a pergunta é: - Ainda tens os dedos?
Ahahahaa!!!
...Já que servisses de "boi de piranha..."
ja fiz e é seguro..segurar com a ponta dos dedos...nao é pra se abraçar com o negocio....
Hum...:pensativo:
O pessoal do CJ costuma tirar a correia sim.
Mas por motivo diferente. :stop:
Tira-se para não deixar a hélice girando. Pois na água, ao girar, ela entorta e pode furar o radiador. Em carros com hélice direto no motor, pode ser necessário sacar a hélice toda.
O acoplamento viscoso TAMBÉM serve nessa função. Ao ser resfriado pela água, deixa a hélice parada. :concordo:
O bulbo (termostato) do radiador em ventoinhas elétricas age de maneira semelhante. Principalmente naqueles instalados na parte inferior.
Lógico que tudo dependerá da profundidade da travessia.
Se quiser ver o mecanismo agindo, faça o teste. Jogue água.
Um mecânico aqui em Boa Vista precisou de alguns pontos no dedo dias atrás pelo mesmo motivo. Sorte dele não ter lesado tendões... :roll:
Abs.
Hoje estava na oficina e vi um defeito interessante que estava ocasionando o aquecimento de uma RANGER 3.0 (acho que era 2005 com aproximadamente 90mil km)
Ela não tinha problemas de aquecimento em marcha lenta, mas sempre que pegava estrada ou forçava o ponteiro ia no vermelho.
O problema era que o rotor da bomba d´agua, que é de plástico, estava rachado. Com isso, o fluxo de água que ele conseguia gerar era suficiente para esfriar o carro em baixas rotações, mas, ao solicitar o motor, o rotor, que estava folgado por causa da rachadura, ficava deslizando no eixo e não gerava um fluxo adequado de água.
Segundo o mecânico, como as palhetas do rotor estavam raspadas, acredita que algum material sólido (não sei qual) deve ter sido aspirado pela bomba e travado o rotor na carcaça da bomba, o que ocasionou o travamento do mesmo e sua ruptura.
Tirei alguma fotos da rachadura e filmei a bomba sendo girada com a mão ao mesmo tempo em que o rotor é seguro com a outra. Dá para perceber o eixo rodando sem acionar o rotor.
As fotos e vídeo estão no celular. Mais tarde posto por aqui.
Aconteceu um problema de aquecimento semelhante comentado aqui na seção troller: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...343#post604343
Já ouvi falar de vários casos de rotores plásticos se soltarem dos eixos da bomba dágua... O gol motor AT 1.0/16v foi um dos primeiros e logo os fabricantes passaram a fornecer a bomba dágua com rotor metálico.
[]'s
Atualizando o topico :
Eu coloquei um relogio mecânico de temperatura na minha ranger HSD 2.5 (hoje passei o motor para 2.8)e desde que coloquei reparava que o motor andando forçado trabalhava na temperatura de 105 graus com frequencia, e o marcador do painel sempre com a temperatura normal. Sempre achei que meu motor tinha algum problema, meu radiador estava vazando e coloquei um novo de aluminio, porem a temperatura continuou a mesma, troquei a bomba dágua e ficou a mesma coisa. Hoje descobri que o motor maxion 2.5 trabalha de 88 a 102 graus e maxion 2.8 trabalha de 88 a 110 graus, então isso e só para servir de experiência caso alguem coloque um relogio mecânico........Eu ví sobre a temperatura no proprio manual do motor maxion, isso foi em uma autorizada maxion/mwm. Já havia trocado ideia com alguns mecânicos e todos diziam que meu motor tinha algum problema por chegar a passar de 100 graus....................
Então...os sistemas pressurizados não tem problema de trabalhar a 100 graus porque aleem do aditivo elevar em alguns graus a temperatura de ebulição da mistura, a pressurização do sistema faz com que a temperatura de ebulição suba bastante.
Quanto ao relógio mecanico de temperatura...motorista de caminhão (especialmente Mercedes) é que gosta disso...O OM352 engana muito, trabalha uente e com arrefecimento aberto (sem ser pressurizado)
[]s
Pois é, no meu caso o mesmo relogio trabalha tambem no mwm 2.8 de meu jipe, o mwm chega no maximo em 92 graus. Mesmo com essa temperatura mais alta do maxion isso não era de assustar muito não pois tem muito carro da GM e FIAT que trabalha acima de 100 graus, exemplo o tempra que trabalha com 130.
Ola
Gostaria da ajuda de vcs, tenho vontade de comprar uma ranger ou s10 ano 2000 ou 2001 e não sei como proceder na hora de vistoriar o veículo. Agradeceria muito alguma informação, sobre o que que tem que olhar no veículo? Assim de primeira vista, sem que ter que levar no mecânico.
Outra pergunta;
A s10 também tem os rolamentos blindados?
Obrigado desde já.
Britto,
Bem vindo ao Fórum 4x4Brasil. Esse é o maior acervo nacional sobre picapes e veículos 4x4 em geral.
Recomendo dar uma pesquisada pelo fórum pois tem muitos tópicos e respostas sobre isso. Tem passo a passo.
Eu mesmo devo ter feito uns 10! É muita coisa para escrever tudo de novo.
A melhor forma de pesquisar é no google com "4x4 brasil" e o assunto. Cai direto nos tópicos relacionados.
Uma pesquisa rápida tem os seguintes links:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...ou-ranger.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...rontier-3.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ete-usada.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...e-uma-boa.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...os-de-uso.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...e-quilome.html
No geral essas duas opções são as mais comuns no mercado e consequente possuem melhor preço e atrativos. São veículos bem usados, então a primeira opção é o estado geral de conservação. Se S-10 é melhor ou pior que a Ranger não importa na compra do usado. Importa é qual foi melhor cuidado. O resto tem como ajustar gastando muito pouco ou quase nada.
Ontem vinha de Maringá a Toledo, cerca de 300 km, com minha Blazer 2.5 ( Que foi passada para 2.8), quando sem avisar subiu a temperatura, chegou rapidamente no vermelho e acendeu a luz do painel, levei hoje para meu mecânico e descobrimos um vazamento de água na junta da bomba d,água, como aqueceu bastante o vazamento aumentou muito, e o sistema de arrefecimento acabou sofrendo uma entrada ar, ainda não tivemos tempo de mexer, vai mexer segunda feira, hoje é sexta feira e estou apreensivo, o funcionamento continua normal, e não tem sinal de água no óleo, mas estou preocupado que tenha dado problema no cabeçote, ou que comesse a soprar no respiro, alguém já teve algum problema parecido?