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Convex Datacenter
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  • #25



    O helice com acoplamento viscoso é formado por dois discos aletados com um gel entre eles. Em um disco esta preso o helice e o outro é acionado pelo motor, o gel funciona como uma embreagem entre eles. Este gel tem a caracterisca de aumentar a viscosidade com o aumento da temperatura, ou seja a medida que a temperatura sobe mais acoplado fica o helice ao motor.

    Alguns porcanicos sugerem cravar o eixo como solução para alguns problemas, eu desaconselho pois alem de roubar potencia do motor, faz um barulho absurdo.

    Abs

  • #26

    Só uma perguntinha

    Pela minha incrivel imaginação de BOB ESPONJA, to com uma duvida, se eu entrar na agua com Fernanda o acoplamento vai parar de girar a helice? protegendo-a para nao quebrar?

    Abraços
    Ford Ranger 2007 4x4 Diesel 3.0 CD
    F-75 1962 4X4

  • #27
    Usuário Avatar de amithai
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Patoso, segue dica do Ojaneri para verificar o acoplamento viscoso:
    * Checar acoplamento viscoso do ventilador - cheque, com o motor desligado, se a hélice oferece alguma resistência ao ser empurrada com a mão. Se não houver nenhuma resistência (ela continua rodando), o seu acoplamento viscoso já era. Se houver resistência, provavelmente ele esta OK. Solução: trocar acoplamento viscoso ou trava-lo (deixando ligado direto, como os motores antigos) - o ideal é trocar o acoplamento.
    Abs
    Anthoniusnikos

    Travar é uma alternativa idiota. Fica um barulho danado e rouba potencia do motor.
    Para testar o acoplamento basta parar o carro quente, segurar a helice e ligar o carro , se ela escapar da sua mao ela esta boa.....se vc conseguir segurar ela ta ruim. Obvio que tem que esperar o carro ja quente esquentar um pouco mais ....isso se consegue em um ou 2 minutos ligado.

  • #28
    Usuário Avatar de amithai
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    Citação Postado originalmente por João Fellipe Ver Post
    Pela minha incrivel imaginação de BOB ESPONJA, to com uma duvida, se eu entrar na agua com Fernanda o acoplamento vai parar de girar a helice? protegendo-a para nao quebrar?

    Abraços
    Não vai parar, vc acha que seu carro foi feito pra andar dentro dagua?

    Lembra que o pessoal de jeep costuma tirar a correia do alternador pra passar dentro dagua?

    Ela passa dentro dagua rodando se o carro estiver quente. Eh bom que ajuda , com a agua deslocada, passar mais rapido, heheh

  • #29
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    Se não conseguir manter os seus dedos na sua mão é sinal que o acoplamento está travado!
    Com o sistema original funcionando a hélice dá uma freiada quando cai na água, o suficiente para não quebrar.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #30

    ta bom

    Acho q ele ta bom, ontem fui fazer uma inspeção num barulhinho q tava fazendo e a helice deu uma por@*&#da na minha mae, ela diminuiu a velocidade e depois embalou de novo!!!
    Ford Ranger 2007 4x4 Diesel 3.0 CD
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  • #31
    Citação Postado originalmente por João Fellipe Ver Post
    Pela minha incrivel imaginação de BOB ESPONJA, to com uma duvida, se eu entrar na agua com Fernanda o acoplamento vai parar de girar a helice? protegendo-a para nao quebrar?

    Abraços
    Pelo funcionamento do acoplamento acredito que quando voce entrar na água, ele irá esfriar rapidamente e desacoplar a hélice....não deve quebrar não..aquela hélice é forte e um pouco flexivel...

  • #32
    Citação Postado originalmente por Patoso Ver Post
    Pelo funcionamento do acoplamento acredito que quando voce entrar na água, ele irá esfriar rapidamente e desacoplar a hélice....não deve quebrar não..aquela hélice é forte e um pouco flexivel...
    teve um caso aqui que de uma ranger que quebrou...nao lembro se era a helice ou do ar...

  • #33
    Usuário Avatar de amithai
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    a minha quebrou, furou radiador e intercooler. Tive que soldar intercooler e isolei dois dos canos....ou seja..minha ranger anda mais ainda....to pra comprar outro intercooler mas com essa historia de cambio....
    Mas quebrou porque a gente travou e acelerou...ela tinha uma rachadurinha e bum...
    É...acredito que o carro esfria na agua e a helice pare....depende tambem se o cara entrar muito rapido na agua.

  • #34
    Citação Postado originalmente por amithai Ver Post
    Para testar o acoplamento basta parar o carro quente, segurar a helice e ligar o carro , se ela escapar da sua mao ela esta boa.....se vc conseguir segurar ela ta ruim. Obvio que tem que esperar o carro ja quente esquentar um pouco mais ....isso se consegue em um ou 2 minutos ligado.
    Com sinceridade...

    Eu tomaria cuidado com os dedos. São preciosos...

    Acredito que existam formas mais seguras de testar o acoplamento.

    Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #35
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    Citação Postado originalmente por João Fellipe Ver Post
    Acho q ele ta bom, ontem fui fazer uma inspeção num barulhinho q tava fazendo e a helice deu uma por@*&#da na minha mae, ela diminuiu a velocidade e depois embalou de novo!!!
    João, o que a tua mãe estava fazendo no motor???
    Cuidado com as mãos pois fazem muita falta!
    Para quem quiser fazer a experiência do Amithá doido, tenta segurar com um pedaço de corda que se não conseguir segurar basta soltar e depois desenrolar da hélice e polias.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #36
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    Heheheh, corda vai enrolar tudo!!!

    É sério, tb acredito que os dedos são preciosos, mas esse teste não tem perigo não, o maximo que pode acontecer é a helice escapar da sua mao (e queremos que aconteça). Segura a heice com a pontinha dos dedos, com o motor quente ou frio..se for quente mais facil.....o motor vai girar e chega uma hora que ela escapa das suas maos....ai vc tira a mao...se problemas....ja fiz isso....heheheh.

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