Postado originalmente por
Alessandro,
Galera, estou com problemas com a minha CT.
O câmbio da Explorer automática é exclusiva, mas a CT é a mesma da Ranger. Não sei se é a mesma da F1000.
Está vibrando e com folga no eixo que sai pro cardã traseiro. Além disso, por duas vezes ocorreu de destracionar quando eu estava a mais de 110 km/h e em declive, ou seja, com o pé fora do acelerador. O carro tem vibrado acima de 90 km/h, como se fosse roda desbalanceada.
Hoje fui ao mecânico e disse que o destracionamento pode ser por conta das planetárias, mas só abrindo para verificar. Ele me mostrou uma outra CT que estava aberta na oficina, e pelo que entendi, seria a engrenagem responsável pela high e low. Essa peça, devido a vibração estaria escapulindo das outras engrenagens provocando a falta de força e barulho de dente se atritando.
A folga no eixo, pelo que pude ver nas fotos acima, seria apenas desgaste de rolamento, correto?
Esse trabalho do Ramon, me atiçou a abrir a minha CT, mas se houver alguma engrenagem com pouco mas importante desgaste, por falta de experiência no assunto, temo em não saber identificar.
Edit: Agora acabo de formular uma teoria para o problema.

Como o rolamento está provocando uma folga radial (ou para os lados) do eixo, pode tb afrouxar no sentido logitudinal do eixo (pra dentro e pra fora). Como a peça responsável pela engrenagem, fica em contato com a engrenagem da high por uma estreita parte dos dentes, talvez seja o rolamento que esta provocando o destracionamento.
Me fiz entender?

.......ou compliquei?