Postado originalmente por
dsamaz
Olá colegas,
Apenas para constar registro, minha ranger 2.8 ps também estava aquecendo - e borbulhando. Não gostaria de registrar, mas aconteceu... e para ajudar o povo daqui a não ser enganado, lá vai o relato:
1. estava normal há um mês atrás, embora vazava (500ml / dia) por um selo um pouco de água (eu ia completando sempre);
2. há 20 dias atrás coloquei a válvula termostática, pois estava sem. Temperatura normal.
3. tampamos um buraquinho (durepox) do selo ao lado do turbo-compressor, porém continuou vazando (200ml / dia) por um selo traseiro (acho q vai ser nescessário retirar o cabeçote para trocar aquele selo). temperatura sempre normal, apenas enchendo o reservatório uma vez a cada dois dias
4. há uns 10 dias atrás começou a esquentar um pouco acima do meio do ponteiro!!
5. a situação piorou (lógico! não ia resolver sozinho - e problemas não resolvidos sempre pioram ha ha ha ha), mais quente, porém antes do máximo. Comecei a andar com a tampa do reservatório aberta, pois descobri q assim não esquentava, porém vazava uns 2 litros de água a cada volta que eu dava. chegava a vazar +10l de água por dia!
6. cansado de ficar pegando água mineral de uma cacimba dum amigo; fui numa retífica de um outro amigo, para ele abrir o cabeçote (trocar o selo) e ver este problema também.
7. então lá ele falou: é ar no radiador... desconfiado e incrédulo, eu mesmo soltei uma mangueirinha fina que liga o radiador ao reservatório (parte superior do radiador) e... era isto mesmo.
8. desceu uns 4 litros de água para o radiador (ele estava com pouca água, pois antes a água não conseguia ir para ele, devido à pressão do ar!).
9. agora o motor está só vazando umas 200ml por dia pelo selo traseiro (daqui para o fim do mês vou parar numa retífica, pois vai ser nescessário retirar o cabeçote ou o motor todo para trocar este selo - vou aproveitar e trocar todos os selos e dar uma "geral" no cabeçote).
Fica a dica 1: sempre q colocar água na ranger, retire o ar do sistema.
dica 2: faça isto com o motor funcionando
dica 3: nunca, nunca mesmo, coloque água de torneira (com cloro) e use algum aditivo anti ferrugem
dica 4: após pequenos aquecimentos, trocar o óleo mineral
dica 5: a ranger tem um "bujão" no topo da sede da válvula termostática, por onde é possível retirar o ar do radiador também.
T+
Daniel