F. Andrade, os vapores de óleo vão ajudar na lubrificação da turbina, e não contaminar.
Abs
Anthon
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F. Andrade, os vapores de óleo vão ajudar na lubrificação da turbina, e não contaminar.
Abs
Anthon
Mas já tem um caninho de que leva óleo pra lubrificar a TB, fica entre os dois caracóis....
Até onde eu sei os vapores de óleo que passam para turbina não são desejados não, até que nos modelos de competição estes vapores que acabam por condensar e tornar-se líquido é armazenado em recipiente próprio e depois esgotado o óleo e recolocado no motor...
A turbina já tem uma linha de óleo para lubrificação do eixo e em algumas camionetes possuem também uma linha para arrefecimento a mesma do radiador do veículo.
Abraços
O maior problema do óleo que passa pela turbina é sujar a tubulação e o caracol da turbina, e o pior é que reduz a eficiência do intercooler pois o óleo acaba sendo armazenado na parte inferior do intercooler. O que poderia fazer para reduzir esse óleo é o que o Leo disse, coloca um recipiente entre a válvula PCV e a tubulação da admissão aonde o óleo ficará armazenado. Na minha Ranger estava com assa tubulação solta, coloquei logo que notei porque tinha tanta sujeira de óleo por fora do motor. Coloquei no lugar e parou a sujeira de óleo.
:pensativo::pensativo::pensativo: Bom, se a informação do LEOBNAVAL é correta, então temos que admitir que esse é mais um dos inúmeros erros dos "engenheirrros" da Ford, nas Ranger.
Então, já começo a pensar em colocar um recipiente na saída do respiro, com um filtro na saída, para a condensação e coleta do óleo vaporizado, bem como a eliminação do pedaço de mangueira que vai até a turbina. Concordam ? :concordo::concordo::concordo:
Abs
Anthon
Um outro detalhe de andar com essa mangueira solta é que o motor irá soprar mais facilmente pois quando está conectada na admissão, o fluxo de ar suga essa pressão direto para o motor, e no momento da venda alguém poderá insinuar que o motor está com desgaste de anéis.
Quando andava com a mangueira desconectada o motor passava sujo de óleo por cima inclusive. Depois que conectei nunca mais ficou assim.
O quê voces acham da sugestão do desenho acima ?
Pessoal o reservatório que estou falando é tipo estes:
http://images.techcar.com.br/images/...44c842e4f1.gif
http://images.techcar.com.br/images/...d76c149e93.JPG
Porém pode se optar invés de ter este filtro de ar só para o respiro aí sim ligar uma mangueira saindo do lugar deste filtro ligando na admissão (especialmente para quem usa snorkel) este reservatorio serviria como um decantador e possui uma torneira na parte de baixo para ser esgotado, dete modo estaria de acordo tanto com o bom funcionamento do motor como com o meio-ambiente, sendo melhor do que o sistema original em ambos quisitos.
Só lembrando mantenhão a válvula anti-chama (aquele plastico redondo com entrada e saida para mangueira) e liguem o reservatorio de óleo na sáda desta válvula.
Porque não saí de fabrica com isso?
Porque seria um custo a mais no projeto além de que as pessoal mal calibram o pneu e verificam o óleo o que diriam de ter que esgotar um reservatório e recolocar o óleo no motor.
Abraços, Leo
MAd uma coisa é o vapor e outra é pingar óleo. Se for em grande quantidade, pode ser desde a turbina como outras coisas.
O melhor seria você mandar lavar essa região, retirar as mangueiras e fazer uma limpeza. Rode bem na Ranger, algo em torno de 2000 km .... e veja se continua.
Leo, não consigo abrir o link da foto. Qual é a marca desse filtro ? Achei muito interessante.
DÚVIDA:
Será que no projeto original da Ranger, a sucção dos vapores pela turbina, tem como objetivo evitar o acúmulo de vapores e gases no motor, e a retirada da mangueira e sua substituição pelo filtro não irá intoxicar o motor. Se bem que o circuíto, motor x turbina, é fechado ? :pensativo::pensativo::pensativo:
Levando-se em consideração que a turbina tem como objetivo puxar ar frio do intercooler e injetar na câmara de explosão. Se puxar vapor de óleo, este vai parar na câmara de explosão. Qual seria o dano ? Queimar óleo em excesso na câmara de explosão ?
Abs
Anthon