Há algumas semanas, passando por uma concessionária Ford aqui na cidade, fui "enfeitiçado" por um dos vendedores para fazer um test drive em uma picape XLT. Foi meu primeiro contato com o motorzão 3.0! Gostei, mas...
Bom, sabemos que boa parte dos vendedores não está qualificada para tirar dúvidas técnicas, né? Uma pena! Entramos no carro... explicações inicias [...esse botão serve para... esse outro permite que... e tal]. Antes de ligar perguntei: Essa XLT [...era uma 2006/07] está equipada com a tal turbina de rotor variável, sei lá... TGV ou VGT? O vendedor não pensou e disparou: Sim! Correto?
No trajeto que fizemos perguntei ao sujeito: E aquele recurso tecnológico que existe nas Mit HPE, chamado de Easy Select, onde é possível sair de 4x2 para 4x4, com o veículo em movimento até uns 100 km/h? Essa bichona aqui tem?
O vendedor: "Acelere até 90 km/h e gire [aperte?] esse botão aqui". Funcionou perfeitamente [... chovia na "pista de provas"!]. Perguntei mais: E para retornar ao 4x2; precisa parar o veículo e dar marcha à ré uns dois metros, como recomenda a minha "velha" L-200 [...achei o carro "preso", mesmo depois de mexer naquele botãozinho mágico!]? Ele respondeu, na "lata": NÃO, basta retornar o botão para a posição anterior. O Sr pode experimentar!
Experimentei e NÃO funcionou, de imediato! É isso mesmo, ainda perguntei? Ele afirmou "é assim mesmo"; poucos metros à frente a tração volta ao "normal". Percorremos mais uns cinqüenta metros para o bicho funcionar! Fiquei intrigado.
O que me dizem? Aproveito para perguntar também: Na Ranger XLT, tem o R/D Lock, similar às Mit?
[]s