Pegando uma "carona" na Ford.
Sou aquele tipo de L200teiro fiel. Vou comprar uma nova Mit, mas estou pesquisando "outras opções". Lendo esse tópico, gostaria de tirar uma[s] dúvida[s]. Sou ignorante em Ranger.
Há algumas semanas, passando por uma concessionária Ford aqui na cidade, fui "enfeitiçado" por um dos vendedores para fazer um test drive em uma picape XLT. Foi meu primeiro contato com o motorzão 3.0! Gostei, mas...
Bom, sabemos que boa parte dos vendedores não está qualificada para tirar dúvidas técnicas, né? Uma pena! Entramos no carro... explicações inicias [...esse botão serve para... esse outro permite que... e tal]. Antes de ligar perguntei: Essa XLT [...era uma 2006/07] está equipada com a tal turbina de rotor variável, sei lá... TGV ou VGT? O vendedor não pensou e disparou: Sim! Correto?
No trajeto que fizemos perguntei ao sujeito: E aquele recurso tecnológico que existe nas Mit HPE, chamado de Easy Select, onde é possível sair de 4x2 para 4x4, com o veículo em movimento até uns 100 km/h? Essa bichona aqui tem?
O vendedor: "Acelere até 90 km/h e gire [aperte?] esse botão aqui". Funcionou perfeitamente [... chovia na "pista de provas"!]. Perguntei mais: E para retornar ao 4x2; precisa parar o veículo e dar marcha à ré uns dois metros, como recomenda a minha "velha" L-200 [...achei o carro "preso", mesmo depois de mexer naquele botãozinho mágico!]? Ele respondeu, na "lata": NÃO, basta retornar o botão para a posição anterior. O Sr pode experimentar!
Experimentei e NÃO funcionou, de imediato! É isso mesmo, ainda perguntei? Ele afirmou "é assim mesmo"; poucos metros à frente a tração volta ao "normal". Percorremos mais uns cinqüenta metros para o bicho funcionar! Fiquei intrigado.
O que me dizem? Aproveito para perguntar também: Na Ranger XLT, tem o R/D Lock, similar às Mit?
[]s
Motor 3.0 Da Ranger - Considerações Técnicas
PARTICIPANTES DO FÓRUM 4X4,
SOU NOVO AQUI, MAS, JÁ ACOMPANHO ESTE PORTAL HÁ MESES. SOU DE NATAL/RN E NA SEXTA PASSADA(02/03/07) ESTIVE NA SALINAS, CONCESSIONÁRIA FORD LOCAL. LÁ CONVERSEI COM O CHEFE DA OFICINA E PERGUNTEI QUAIS ERAM AS "BRONCAS" DO MOTOR NGD 3.0 DA RANGER. ELE ESPECIFICOU E SÃO 4, VAMOS LÁ:
1. EXISTE UMA "TAMPA" LOGO NA FRENTE DO BLOCO QUE, SEGUNDO ELE, É COMUM DAR VAZAMENTOS D'ÁGUA, POIS, TAL PEÇA RECEBE UM BANHO COM PRODUTO QUÍMICO NA FÁBRICA, REAGINDO COM A ÁGUA E CORROENDO A TAL "TAMPA". DEPOIS DO SERVIÇO FEITO NA CONCESSIONÁRIA O PROBLEMA DESAPARECE, POIS, QUANDO CHEGA A "TAMPA" NOVA, COMO PEÇA AVULSA, ESTA NÃO RECEBE O DITO TRATAMENTO QUÍMICO;
2. CUIDADO COM AGUACEIROS FORMADOS POR CHUVAS. SE O MOTOR FOR BANHADO POR GRANDE QUANTIDADE D'ÁGUA, É COMUM DAR CALÇO HIDRÁULICO, POIS, ENTRA ÁGUA PELO 4º BICO INJETOR. AINDA NÃ DESCOBRIRAM COMO ISTO ACONTECE;
3. O SENSOR QUE INFORMAR O FLUXO DE AR ASPIRADO PELO MOTOR QUEBRA COM RELATIVA FACILIDADE, POIS, TEM UM CABO QUE O DEIXA MUITO RETESADO E SENSÍVEL ÀS VIBRAÇÕES DO MOTOR.RECOMENDA QUE EM CASO DE QUEBRA SEJA SUBSTITUÍDO PELO DO TROLLER 3.0, QUE É O MESMO SENSOR PORÉM COM UM CABO MAIOR, NÃO SABE DIZER O PORQUE DA DIFERENÇA;
4. POR ÚLTIMO ELE RELATOU QUE TAMBÉM É COMUM A BOMBA QUE FICA NO TANQUE PERDER A FORÇA, DEVIDO A MÁ QUALIDADE DO COMBUSTÍVEL. A SALINA ESTÁ CONFECCIONANDO UMA "CAMISINHA" QUE RESOLVE O PROBLEMA.
SEI QUE A RANGER É UM BOM CARRO, PRETENDO ADQUIRIR UMA, MAS, É CHATO SABER QUE EXISTEM POSSIBILIDADES PRÓXIMAS DE PROBLEMAS ( OS ENUMERADOS DE 1 A 3 ACIMA) PARA QUEM PAGA r$ 85K. TENHO SAUDADES DO MOTOR MWM SPRINT. EM TERMOS DE DURABILIDADE AO USO SEVERO E PROLONGADO, COM ZERO DE PROBLEMA, AQUELE É O MOTOR, SEM FALAR QUE ELE FUNCIONA NO SISTEMA DE ENGRENAGEM, NÃO TEM CORRENTE, NÃO TEM CORREIA DENTADA, PODE QUEBRAR A POLI V QUE BOMBA DE COMBUSTÍVEL, BOMBA D'ÁGUA, BOMBA DE ÓLEO E DIREÇÃO HIDRÁULICA CONTINUAM FUNCINANDO E MOTOR NÃO ELEVA A TEMPERATURA.
ABRAÇO!