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Tópico: F1000 97/98.

  • #337
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Que Perkins é esse que vc se refere? Originário de qual veículo?
    Sapo:
    Adiantando ao nosso amigo Elvio,não tenho certeza absoluta, mas é o 4203, ai, pro uso automotivo, é fria mesmo.
    Abraço
    Sérgio

  • #338
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    "Silva" pra mim só se for com o Sprint 6 canecos, ou se der MUITA sorte, pegar uma Silva inteiraça "no preço" com S4 e lascar um S4-T PLUS no lugar... Aí sim, não teria pra F-1000 nenhuma!

    Tb acho a Silva mais bonita e imponente que a Femil.
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  • #339
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    O Perkins Q20-B4 tb é conhecido como 4236. Se ele usou outra variante do Perkins que não as originárias das D-20, aí é outra conversa pra se entender as razões de não ter dado certo.

    PS: O Perkins 4203 é originário da década de 60... caceta, esse é "old" total... Agora entendo pq ele acha Perkins ruim. Hahahaha
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  • #340
    Financeiramente, nao compensa... a adaptaçao do X10 na minha HSD, envolve muitas coisas alem do motor... embreagem, cambio, diferencial, detalhes como turbina, coxins, ar cond,etc, etc... fora documentaçao e achar tudo em perfeito estado de conservaçao.... nao compensa... seria bem mais viavel vender a minha e buscar uma X10 filé original... certo...
    Quanto ao motor... a minha ex C10, tinha o motor misto quente, era uma adaptaçao que, o povo da decada de 70 fazia nas C10 6cc a gasolina... tiravam o cabeçote a gasolina, ponhavam um junta grossa pra diminuir a comprensao, e metia um cabeçote e bomba injetora do mercedes bens 1111.... e nao ficava ruim nao... até era economica a danada da C10... levando em consideraçao que eu pegei ela com o motor mau cuidado (o oleo parecia graxa), notava que tinha valvula falhando, dei uma desvermifugada nele, fiz a bomba injetora, ele andava muito bem... tipo, 30% menos que a minha D10 El Camino turbo (que tive na sequencia)... unico problema era que a queima nao era tao otimizada e isso causava muita fumaça... mas hj, nada que uma abrida no motor e dado um talento nao possa tirar mais potencia e menas fumaça.... Na C10 3 marcha, cambio em cima, fazia médias de 6 a 7 km/l na cidade, e 8 a 9 na pista.... sempre com meia carga ou mais...
    Resolvi trocar o motor por um perkins do trator masseyfergson 65X, com bomba veicular... esse foi uma bosta... tive que fazer o motorzinho inteiro, depois nao aguentou 7mil kms, tive que abrir de novo... e bebia quase igual ao 6cc misto quente.. com rendimento idem... se arrependimento matasse...
    Show era o ronco do mistoquente 6cc com escape diretao.. parecia uma Silverado com escape direto..

  • #341
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    Resolvi trocar o motor por um perkins do trator masseyfergson 65X, com bomba veicular... esse foi uma bosta...
    Tb pudera... Por isso que vc fala mal de Perkins e vai na onda do "mexânico" entendido em motores... Hahahaha
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  • #342
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    desmitificando mitos:

    o que é bom nao tem idade. o motor do corvette ainda é o memso da decada de 70. Alguem aqui é contra ter um LS7 no cofre do teu carro?

    Os motores do onibus espacial continuam os mesmos de qdo foi construido, alguem prefere um motor de A330 ao inves dos do onibus espacial?

    Enfim, coisa boa nao tem idade. alguem aqui trocaria a Luiza Brunet pela Fernanda Souza?

    O perkins da d10 e d20 ate 89, eram o mesmo motor, salvo diferencas minimas de entrada e saida de gases, essas coisinhas, era o mesmo motor, qdo chegaram os S4, que foi um belo salto de desempenho. Produzidos nao mais pela perkins e sim pela Maxion, produzindo 92cv . Ainda bastante parecido com o perkins (algumas pecas eram intercambiaveis) mas ja reforcado, melhor refrigerado, enfim, parecido mas nao igual.

    Depois do s4, vieram os s4t , turbinados, e chegou-se a um belo numero de 120cavalos nesse motor.

    Nos ultimos anos da d20, vieram os s4t-PLUS, com mais algumas mudancas internas, turbo diferente se nao me engano, embora visualmente pareca o mesmo motor s4t, esse s4t-plus internamento era diferente! Nao foi uma repotencializacao via soft (ehehe naquela epoca nem tinha isso) , nem debito em bomba, foi sim melhora interna!

    Muito comum, colocar intercooler nos s4t e s4t-plus, isso dava um folego extra no motor, ajudava no resfriamento e ainda economizava combustivel e fumaca.

    Enfim, nao se pode dizer que é o mesmo perkins, é uma evolucao , constante e muito bem feita! nem a fabrica é a mesma!

    Falar mal dos perkins é ignorancia pura, é um motor valente, nao para nunca, pode moer um prego la dentro quenao para o motor, só nao é potente, mas para o uso da epoca rodoviario e rural era maravilhoso, depois vieram os maxions que melhoraram e muito esse motor, nao se pode falar mal desses motores, sao sensacionais.

    Ja cansei de ver esses motores com 1 milhao nas costas.

    Defeitos? Eram pesados, sempre foram, tudo de ferro, feito pra durar, nao é pra menos que mecanico qdo ve esses motores reclama, tem que ser macho pra cuidar deles, nao é qqr frango que levanta e abaixa peca dele pra td q eh lado, tirando esse problema do peso, nao vejo nenhum demerito neles! Mas tb, os motores das fords tb nunca foram leves. Entao isso nao se leva em consideracao.

    Troca de mexanico, pede ajuda pro sorveteiro q vc ta melhor servido.

  • #343
    Kkkkkkkk..... vou levar isso tudo em consideraçao... boa a aula de historia... mas nao desconsidere que o motor da minha TAMBEM é maxion.... moderno, potente (se comparado a cilindrada entre ele e o da D20), economico... pode nao ser duravel como os das D20, mas não é por desmerito dele, e sim pela cultura brasileira que motor tem que durar milhoes de kms, e sem manutençao ou minima...

  • #344
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    Mecânico que fala mal de Perkins e Maxion S4, pra mim tem que pedir pra sair e ir brincar de pião, soltar pipa, jogar dominó...
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  • #345
    comparando o maxion 2.5 com o da D20..
    Fabricante Ford


    Cronologia

    F-1000 à venda

    Comparar com outro carro

    Mais F-1000

    Mais Ford

    Opinião do Dono

    Notícias do F-1000

    Modelo F-1000 HSD XLT 2.5 Maxion Ano 1997 Aceleração 0-100 km/h 18,59 s Valor R$ 31600 Velocidade Máxima 147,3 km/h Combustível Diesel Torque 26,5 kgfm a 1800 rpm Configuração Picape Potência 115 cv a 4000 rpm Procedência Nacional Consumo Urbano 10,11 km/l Peso 1974 kg Consumo Rodoviário 13,01 km/l Cilindrada 2495 cc Potência Específica 46,09 cv/litro Porte Grande Peso/Potência 17,17 kg/cv Porta-malas 1080 litros Torque Específico 10,62 kgfm/litro Tanque 110 litros Peso/Torque 74,49 kg/kgfm Comprimento 5000 mm Largura 1930 mm Entreeixos 2980 mm Altura 1810 mm Manutenção 2Conforto 2 Coeficiente 15,53 Ranking 1001 Visitas 13294 Votos 106 Observações 03/97 Avalie agora 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Avaliação dos usuários 7,07

  • #346
    D-20 COM MOTOR S4T-Plus

    ACELERAÇÃO
    0-60 7,47 seg em 74,6m
    0-80 12,34 seg em 170,4m
    0-100 19,09 seg em 340,1m
    0-120 30,57 seg em 695,0m

    RETOMADA
    Com ar Sem ar

    40 a 60 14,12s em 193,1m 12,35s em 169,7m
    40 a 80 23,08s em 365,9m 20,79s em 332,8m
    40 a 100 31,18s em 568,6m 28,90s em 535,9m
    40 a 120 43,02s em 933,9m 39,84s em 871,9m

    VELOCIDADES MÁXIMAS POR MARCHA
    1ª 37 Km/h
    2ª 55 km/h
    3ª 84 km/h
    4ª 116 km/h
    5ª 143 km/h

    FRENAGEM EM PISTA SECA
    60-0 20,2m
    80-0 35,7m
    100-0 55,8m
    120-0 80,3m

    Aderência lateral: 0,84G

    CONSUMO
    Com ar Sem ar

    Cidade 9,04 km/l 10,90 km/l
    Estrada - Vazio 9,66 km/l 14,27 km/l
    Estrada - Carregado 8,91 km/l 13,35 km/l

    NÍVEL DE RUÍDO
    Com ar Sem ar

    Ponto Morto 58,8 dBA 57,7 dBA
    20 km/h 1ª 68,8 dBA 66,7 dBA
    40 km/h 2ª 72,1 dBA 71,9 dBA
    60 km/h 3ª 71,1 dBA 70,8 dBA
    80 km/h 4ª 72,1 dBA 70,8 dBA
    100 km/h 5ª 72,0 dBA 71,4 dBA

  • #347
    quem ganha??? se o 2.5 ja da um suador no da D20, imagina se ele fosse 2.8... seria um massacre?

  • #348
    A versão de aspiração natural desenvolvia 92 cv e 28 m.kgf de torque, mas a estrela era a turbodiesel.
    Em paralelo à adoção do motor Maxion de 4,0 litros, o D-20 passava a dispor de um eficiente turbodiesel, com 120 cv e 38,2 m.kgf de torque

    Com 120 cv a 2.800 rpm e torque máximo de 38,2 m.kgf a 1.600 rpm, esse D-20 andava bem melhor: máxima de 145 km/h e 0 a 100 em menos de 20 segundos


    O motor da D20 é 4.0 né... isso são 1.500 cc a mais que o maxion da minha Nega... é covardia né..


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