Olá pessoal,

sou novo no forum e sem experiência nenhuma com motor, ou seja um prato cheio pra "mecânicos" oportunistas.
Estou com um baita problema com uma Ranger que meu pai comprou não faz um ano. O possante é uma Ranger 2001 2.5 TB motor Maxion HS original com revisões feitas somente na concecionaria(motor nunca foi aberto).

Já tive várias dores de cabeça com problemas de vazamento de óleo e de motor de partida que foram me broxando quanto ao carro, mas a última e mais grave aconteceu semana passada. Na estrada a ranger superaqueceu, o marcador não indicou o aquecimento e ela simplesmente parou (depois de um barulho estranho no motor).
Levamos em um mecânico que abriu o motor e disse que o prejuizo seria grande pois entrou água no motor que danificou as camisas dos pistões (arranharam 3 dos 4), com isso teríamos que retificar o motor e trocar as bombas/mangueiras e que o ultimo serviço que ele fez desse motor saiu em torno de 15 mil (mais da metade do que meu pai pagou nela). O mecânico ficou de passar o orçamento preciso ainda hoje.

A dúvida é: Vale a pena fazer o serviço (por esse preço)? tem como eu comprar um motor novo (parcial) mais barato? Devo mandar o mecânico procurar outro troxa? jogo o carro num barranco? ou dou para um ferro velho?
Vale lembrar que não conheço de mecânica e infelizmente não tenho indicação de mecânicos "confiáveis"....

Segue as fotos que tirei do estrago!

Todas as dicas são bem vindas... obrigado!

Rafael

-img_3029.jpg-img_3031.jpg-img_3030.jpg-img_3032.jpg