Amigos,

Tenho uma Explorer e recentemente comprei uma Ranger V6 1999/2000 para trabalho.
O antigo dono manteve a parte estética do carro impecável durante esses anos e fez o contrário com o motor. Como já comprei sabendo, vou ter que assumir a bomba.
Ficarei muito grato se vocês me ajudarem a tirar algumas dúvidas.
O que acontece é o seguinte: o carro anda bem e normalmente não sai fumaça pela descarga mas se eu estiver em algum lugar frio e úmido sai uma fumaça branca por algum tempo, depois para.
Tenho que completar o óleo com 1 litro a cada dez dias se ficar rodando na cidade, viajando gasta menos óleo.
O carro anda muito bem o motor continua forte, só percebo que bebe mais que a minha Explorer, o que não deveria acontecer por ser um carro com câmbio manual.
Quilometragem - 203.000
Fui em três mecânicos e os três me passaram informações diferentes.
O primeiro disse que isso parecia ser retentores e que eu só precisaria fazer a parte superior do motor.
O segundo disse que eu deveria retificar o motor todo, comprando camisas de cilindro e pistões std.
O terceiro disse que também é melhor arrumar o motor completo, retificar o bloco e comprar pistões 0,50, porque as camisas que são fabricadas no Brasil não prestam e com a troca por pistões 0,50 o carro fica igual, somente aumentando um pouco o consumo de gasolina.

Com três opiniões diferentes fiquei na dúvida e não sei o que devo fazer.

O que vocês acham?