Postado originalmente por
Edintruder
O Sprint é um motor legal sim, mas nunca chegará nos pés desse 229/6 que estás colocando na tua F1000! Os 229 tem uma concepção quase como motor de locomotiva, trabalham 50 anos e depois dá um tapa e está pronto para mais 50 anos! kkk
Um Sprint bem cuidado passa dos 500.000 tranquilamente, mas não vai muito além disso não. Outro detalhe é que a retífica do Sprint custa quase o dobro do 229-6.
O maior detalhe desse motor na manutenção é que os mecânicos só saem trocando peças e aplanainando cabeçote, e na montagem não conferem as folgas das engrenagens, e esse é o vilão desse motor.
Outro exemplo, no 229/6 podes trabalhar ele quase a todo o tempo em rpm elevado, já o sprint não. As Silverados quebravam por um erro de cálculo no volante dianteiro aliado a um rpm muito elevado, o que gerava ressonância no virabrequim justamente pelo tipo de vibração que tem o motor 6 cilindros. No Sprint 4 cilindros isso não ocorre pois as vibrações são diferentes.
outro detalhe dos sprinte é que toda a série exige um ajuste bem feito nas válvulas. Se els trabalharem folgadas simplesmente se soltam e caem para dentro dos cilindros. Em alguns casos o motorista tem sorte e não tem prejuízo nenhum, mas na maioria das vezes acaba cm um cilindro. Mais uma vez pra piorar, o sprint não aceita a troca de um cilindro, como ocorre na série 229 e X-10, aonde podes fazer um cilindro por vez.
Não adianta, já vi muita gente perder muito dinheiro e ficar de cabelos brancos tentando acertar esse motor.
Quem é o culpado? Os motoristas que acham que tem um carro de corria nas mãos e ficam zoando o motor dando rojão neles. Na mão de um agroboy, esse motor não vai muito além dos 150.000km.