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  • #1
    Usuário Avatar de bbmoro
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    F1000 TD229-4 - A minha peça rara!




    Pessoal, já faz alguns meses que entrei no fórum em busca de informações gerais sobre as Fmil para iniciar as alterações que pretendo para a minha.
    Fui dando alguns pitacos em alguma discussões até que resolvi abrir esse tópico para discutir melhor sobre o que planejo. Apesar dela não ser uma 4x4, se trata de uma Fmil, o que mais pesa na hora das discussões, não interessando o modelo, ano ou estado, então está valendo aqui no fórum, e conto com a colaboração de todos

    Minha história com as dita F começou quando o velho comprou uma 82, carroceria de madeira, para a lida mesmo....ali que comecei pegar gosto e me interessar. Ficamos uns 15 anos com ela, e então foi trocada por uma HSD....Passou o tempo e comecei a trabalhar e juntar uma grana, pesquisando sempre sobre as quatro farol, a F idealizada. Foi então que encontrei uma em Serrana/SP. Vi algumas fotos, conversei com o vendedor e me larguei, só com a passagem de ida! Cheguei lá ao meio dia e às 17:30 já estava na estrada de volta pro RS, no dia 27/set/2012! Aventura pura e sozinho! Seguem duas fotos, uma do anúncio e uma atual.

    -snap1.jpg-031020131253.jpg

    Sempre achei que sabia bastante sobre as F, até entrar no fórum e ver o nível de discussão e conhecimento que o pessoal tem. Estão de parabéns!!

    As alterações que fiz até agora foram:
    - 4 pneus novos, troquei primeiro os traseiros e usei 255/70/R16 para ficar igual ao que já tinha na frente. Depois troquei os dianteiros, porém usei 265/70/R16, pois casaram melhor com a F e é uma medida mais comum por sair de fábrica em várias camionetes como Hilux, L200, Frontier, então tem bem mais opões de modelos....quando gastar os traseiros deixo tudo igual
    - Ponteiras de direção novas
    - Correias novas
    - Baterias novas
    - Válvula termostática nova
    - Motor de arranque reformado
    - Revisão dos freios
    - Escapamento em 3 e 4 pol, sem silenciador, mas com abafador, ta bem bonito o ronco e sem fazer muita zueira
    - Capota marítima
    - Todos filtros novos e óleo do motor.
    - 1 volta completa no débito da BI

    Gostaria de dar uma bela mexida no motor, começando com intercooler, bomba e bicos. Também quero trocar a turbina pro uma valvulada, para ter um torque bom desde rotações mais baixas... gostaria de pelo menos 160cv nesse motor, mas o sonho seria perto dos 200cv, porém o buraco dai é bem mais em baixo. Estive conversando com o Mauricio da Rasch e segundo ele, devido a junta do cabeçote do 229 não ser metálica, o limite de potência para rodar tranquilo seria em torno do 160cv, acima disso seria dor de cabeça a qualquer momento. Na transmissão, a ideia seria o ZF 5S-420, pois apesar de ter relaçao de diferencial 2,72, ainda é um pouco curta para estrada. Diferencial é uma incógnita....dependo do nível de potência, tenho medo dele não suportar.
    Além disso, ar condicionado é essencial, então estou pesquisando tudo, pode levar um bom tempo ainda, e quero começar a mexer quando estiver tudo definido para conseguir casar tudo nas alterações....

    Forte abraço! Toda opinião é sempre bem vinda!
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

  • #2
    Usuário Avatar de bbmoro
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    Ontem aconteceu um probleminha. Numa dessas agitadas de costume, estiquei 2ª até as 3500 rpm e meti terceira com o pé no bucho. Deu aquela cantada de sempre, mas com um tiro misturado barulho. Resultado: se foram as planetárias

    -090120141296.jpg-090120141299.jpg

    Isso me colocou em dúvida quanto a resistência do Dana 46. Porém na 4X4 se não me engano é o Dana 44 e suporta bem. Será que o aumento no débito do diesel e pneus maiores foram os causadores?? Claro que desde que comprei tenho judiado, e sempre no asfalto. Ou então dias de chuva, nos paralelepípedos para dar mais emoção, então tudo vai somando.....
    Alguém sabe qual o torque admissível nesse diferencial?

    Outro fato intrigante. Como podem ver, o sistema não tem tração positiva!!!!!!!!!! No parabrisa ainda tem o adesivo falando sobre cuidados com o eixo auto blocante!!! Como pode isso??? Até onde sabia, ele devia ser positiva!!! O que me veio em mente é que a caixa satélite pode ter rompido no passado e então colocaram uma sem tração positiva pelo custo, porém, outra dúvida, a caixa satélite auto blocante é intercambiável com a não blocante???

    Abraços!
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

  • #3
    Citação Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Será que o aumento no débito do diesel e pneus maiores foram os causadores?? Claro que desde que comprei tenho judiado, e sempre no asfalto. Ou então dias de chuva, nos paralelepípedos para dar mais emoção, então tudo vai somando.....
    Não!
    Este foram apenas fatores agravantes.
    O que provoca a quebra de diferencial, na maioria das vezes é a forma de condução. Pelo que você relata, mesmo com tudo original o diferencial logo abriria o bico...
    O que manda na durabilidade de toda a transmissão, é a ausência de "trancos".
    Então, se quer manter a "saúde" de caixa, diferencial e semi eixos, é importante que você realize a mudança de marcha e acelere progressivamente... Sem tentar cantar pneu...
    Mas a emoção também é menor....
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #4
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    BBmoro;

    Bela aquisição! Deu para ver mesmo que ela é super original e até as rodas dela são do modelo que só sairam nessa série de 91/92 mesmo!

    Quanto ao diferencial, realmente tem que tomar cuidado mesmo! O MWM tem torque demais (neste caso, o torque é altamente relevante) e acaba forçando mesmo o diferencial. Na minha, se você está acelerando e tira o pé abruptamente do acelerador, dá para escutar o tranco e o derrapar das rodas traseiras! Em matéria de F-, tem que tomar cuidado mesmo para não sair dando tranco no diferencial.

    O diferencial da F- turbo é o 46 mesmo. Nas 4x4, o Dana 44 é colocado na dianteira e na traseira, ou Dana 46 ou o Braseixos 406. Quanto a caixa de satélites, fica dificil saber. Seja como for, uma lição você já teve, com essas picapes, não se abusa da boa vontade do diferencial. Eles trabalham bem no limite.

    Quanto a transmissão, você pode pensar ou na ZF ou na FSO2305 da Silverado que tem Overdrive também. PODE SER que a FSO seja mais facil de colocar pela similaridade com o Clark 2615.

    Outro ponto, o TD229 original tem no máximo 122cv. Com intercooler, pelo menos em teoria, você chega a uns 140cv (15% a mais). 160cv é um numero bom. Mas lembrando que o TD-229 não é muito fã de grandes repotenciamentos. Fica com isso na cabeça que você não terá dor de cabeça!

    []s
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #5
    Usuário Avatar de Ramon Pires
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    Parabéns Bruno, essa F1000 cor vermelha parece ser a que mais caracteriza a série!
    E com o visual limpo fica melhor ainda, mas quanto as alterações, o que vc pode mudar
    nela é o turbo com valvula, outra sugestão seria a bomba injetora, poderia por a Bosch Rotativa,
    nao q a sua nao seja boa, mas a rotativa nao deixa dar o tranco em uma rotação mais
    baixa, outra modificação sugerida é o intercooler, que pode aumentar bastante o rendimento
    do motor...
    Mas, se vc fizer tudo isso, e nao cuidar, vai quebra um diferencial por dia, por que a força
    que o motor manda p tras é uma ignorancia, concerteza vai estourar alguma coisa, como
    diz um conhecido meu, o problema nao é acelerar, o que estraga é o golpe!!!
    A receita tem tudo p da errado, motor forte, e a traseira relativamente pesada, da p ter
    uma idéia do tamanho do soco q da nas peças da caixa satelite...

    Quanto ao fato de estar sem o bloqueio de diferencial, provavelmente foi retirado por que
    quebrou e é mais barato por um simples, o que poderia fazer é por um da Eaton, elétrico,
    é um pouco caro mas fica muito bom, lembrando que é acionado apenas quando precisa...
    F-1000 4x4 TDi

  • #6
    Usuário Avatar de bbmoro
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    Citação Postado originalmente por Ramon Pires Ver Post
    Parabéns Bruno, essa F1000 cor vermelha parece ser a que mais caracteriza a série!
    E com o visual limpo fica melhor ainda, mas quanto as alterações, o que vc pode mudar
    nela é o turbo com valvula, outra sugestão seria a bomba injetora, poderia por a Bosch Rotativa,
    nao q a sua nao seja boa, mas a rotativa nao deixa dar o tranco em uma rotação mais
    baixa, outra modificação sugerida é o intercooler, que pode aumentar bastante o rendimento
    do motor...
    Mas, se vc fizer tudo isso, e nao cuidar, vai quebra um diferencial por dia, por que a força
    que o motor manda p tras é uma ignorancia, concerteza vai estourar alguma coisa, como
    diz um conhecido meu, o problema nao é acelerar, o que estraga é o golpe!!!
    A receita tem tudo p da errado, motor forte, e a traseira relativamente pesada, da p ter
    uma idéia do tamanho do soco q da nas peças da caixa satelite...

    Quanto ao fato de estar sem o bloqueio de diferencial, provavelmente foi retirado por que
    quebrou e é mais barato por um simples, o que poderia fazer é por um da Eaton, elétrico,
    é um pouco caro mas fica muito bom, lembrando que é acionado apenas quando precisa...
    Interessantíssimo essa de um bloqueio elétrico, nunca tinha ouvido falar!!! Resolvi manter a satélite atual porque raramente utilizo em piso solto......as peças estão a caminho, procurei aqui na região onde moro (Horizontina), Santa Maria e POA. Melhor preço foi na Eletropeças de SM, R$526,00 as quatro engrenagens, pino e arruelas. Kit original Spicer.
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

  • #7
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Aproveitando a deixa do Ramon Pires...trocar o sistema de alavancas e varões do acelerador por cabo. Tambeem ajuda a eliminar o tranco.

    []s
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
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  • #8
    Usuário Avatar de bbmoro
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    BBmoro;

    Quanto a transmissão, você pode pensar ou na ZF ou na FSO2305 da Silverado que tem Overdrive também. PODE SER que a FSO seja mais facil de colocar pela similaridade com o Clark 2615.

    []s
    Boa sugestão, Daniel. Não tinha pensado nesse ponto, provavelmente a adaptação do eaton seja mais fácil. Por outro lado, a Silverado sofreu repotenciamento em função de problemas com o câmbio (168cv e 43kg.m para 150cv e 37kg.m). Originalmente a Fmil tem 37kg de torque, então com a nova configuração do motor o torque máximo desse câmbio provavelmente será até ultrapassado.....vou pesquisar esse e outros modelos de câmbio da eaton....se alguém souber de alguma apadtação desse tipo, por favor, me conte!

    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Aproveitando a deixa do Ramon Pires...trocar o sistema de alavancas e varões do acelerador por cabo. Tambeem ajuda a eliminar o tranco.

    []s
    Esse tal de tranco é muiiiiiito chato. Ela já está com o acionamento por cabo, e ainda assim é bem forte! Se andar na lenta a bixa galopa!!! Pra dar uma banda na manha tem que constantemente queimar embreagem (não que chegue a cheirar....)
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

  • #9
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Boa sugestão, Daniel. Não tinha pensado nesse ponto, provavelmente a adaptação do eaton seja mais fácil. Por outro lado, a Silverado sofreu repotenciamento em função de problemas com o câmbio (168cv e 43kg.m para 150cv e 37kg.m). Originalmente a Fmil tem 37kg de torque, então com a nova configuração do motor o torque máximo desse câmbio provavelmente será até ultrapassado.....vou pesquisar esse e outros modelos de câmbio da eaton....se alguém souber de alguma apadtação desse tipo, por favor, me conte!



    Esse tal de tranco é muiiiiiito chato. Ela já está com o acionamento por cabo, e ainda assim é bem forte! Se andar na lenta a bixa galopa!!! Pra dar uma banda na manha tem que constantemente queimar embreagem (não que chegue a cheirar....)
    Bbmoro;

    Uma pequena confusão: O repotenciamento da Silverado foi em decorrência de problemas no diferencial. O cambio das Silverados de 168cv eram o ZF5-420, o mesmo da F-250 MWM, F-250 Cummins (4BTAA e MaxPower de 203cv) e da F-4000. Esse Eaton que citei aguenta mais torque de entrada que o Clarkão das nossas Efes. Certeza. Esse cambio equipa alguns microonibus Volare, as Silverados Maxion S4 e a 4.1L gasolina.

    O que muda é que a primeira do FSO situa-se entre a primeira e a segunda dos nossos Clark e a quinta é overdrive.

    Quanto aos trancos da F-1000. Não tenho certeza da bomba que veio nas primeiras F- turbo mas se for a Bosch em linha, ai não tem remédio, exceto a troca da bomba pela rotativa.

    Essas F- de bomba Bosch em linha tem exatamente essa caracteristica. Quando acelera, ela responde muito rapidamente e ai dá o tranco. Só mesmo as bombas rotativas eliminam essa caracteristica.

    Se te servir de consolo, tive um F-11000 MWM D-229/6 que tinha exatamente essa caracteristica.

    []s
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
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  • #10
    show de bola essa F
    como diz meu pai
    OLHA O PÉ NA EMBRENHAGEM!!
    os moto de Tratores de carretas tem que ser muito cautelosos
    se escapar o pé, entorta tudo pra trás do motor
    F-1000 4X4 FABRICA DE EMOÇÕES!
    CORSA CLASSIC
    NXR 150 BROS

  • #11
    Usuário
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    Lionda essa femil.... sao amarelas pretas brancas vermelhas sao lindissimas, da ate gosto de ver! essa eh sem duvida a femil que eu teria na garagem, sao lindas... depois a xlt ultimo modelo.. e nenhuma mais hehehehe

  • #12
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    08/01/2007
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    Inicialmente, uma pausa [para olhar novamente]:




    Muito bom, ver uma F-1000 desse naipe. Parabéns! Linda picape. Bruno, me somo às ponderações dos colegas que me antecederam; principalmente no no tocante à "força" desse conjunto. Se for manter a originalidade do TD229-4, ouso opinar, assim:

    * Se decidir "repotenciar" um pouco, contente-se com algo do tipo 140cv.
    * O mais IMPORTANTE: com esse power train, opere com a EMBREAGEM, moderadamente!



    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


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