Galera,
Na verdade é o Volkswagen que partilha da mecanica do Cargo. A estrutura básica dos caminhões Volkswagen até 1986 era a mesma dos Dodge, tanto que o mercado apelidou o VW de "Dodge de gravata". Com a Autolatina, a VW passou a se utilizar do chassis do Ford Cargo, racionalizando custos e aproveitando o que havia de melhor no mercado, lembrando que o chassis do Cargo é indestrutível. Se hoje os caminhões VW são expoentes de resistência e durabilidade, tem que agradecer a todo o know-how da Ford Caminhões que agregou muito.
Quanto aos motores Ford...infelizmente nunca foram compreendidos. São motores espetaculares, fortes pra caramba, robustos, potentes. A unica ressalva fica por conta do consumo um pouco mais elevado, mas mesmo assim, ele desempenha. E muito bem!
Nunca tive nenhum equipamento com Ford 6 cilindros mas de Ford 3.3 e 4.4L eu conheço e falo: O que eles fazem não tem MWM e nem Perkins para renderem igual!
[]s
EDIT: Quanto as opções de motores no Ford Cargo, eu nunca vi um com motor Mercedes mas também, pra que colocar OM352 se tem tanta coisa melhor no mercado.
No exterior havia a opção de Perkins V8 e Deutz V6 arrefecido a ar para o Cargo