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Tópico: Ford cargo 6x6

  • #25
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Bruno...se a bolsa de aposta estiver aberta...Mesmo um 366 turbo não vai bater o FTO6.6 Turboalimentado! Aposto e apresento as razões: O FTO trabalha em giro mais baixo (acho que 2600 rpms) e tem uma excelente disponibilidade de potencia em baixas rotações (um bom sinal disso é o valor alto de torque em baixas rpms), enquanto o OM366 é um motor de giro mais alto. E isso em operações fora de estrada faz diferença!

    Mas mudando de assunto...to impressionado com esses eixos VW! Se cair uma bomba nesses VWs destroi tudo, menos o eixo dianteiro!!!!! Parabéns pela aquisição da peça para colocação no seu cargo! Muito show mesmo!

    Quanto ao VW 6x6, parece que eles estão testando o Constellation, não ee isso? Se for as fotos que vi, parece que ficou bem arrumadinho, um servico caprichado. Digita no Google e verá umas fotos. Muito melhor que o chassis VW 4x4 que jogaam a cabine de qualquer jeito!

    []s
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
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  • #26
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    pois é se enganou um pouco o fto 6.6 é de mais giro da aspirado dava 3200 rpm final mas com turbo cai para 3100 mas mesmo assim ele tem muito força em baixa e em alta ainda mais é engraçado é um motor de força em baixa e alta rotação bem distribuído!

    valeu pelos elogios !

  • #27
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    Citação Postado originalmente por BrunoDallanora2013 Ver Post
    pois é se enganou um pouco o fto 6.6 é de mais giro da aspirado dava 3200 rpm final mas com turbo cai para 3100 mas mesmo assim ele tem muito força em baixa e em alta ainda mais é engraçado é um motor de força em baixa e alta rotação bem distribuído!

    valeu pelos elogios !
    Bruno...acho que você está enganado...O FTO tem potencia máxima (pelo menos em catálogos - f Cargo 16T P2 | 1e Caminhões Antigos Brasileiros 77) tem 182cv em 2600rpms. Só se você abriu a bomba e o giro, ai ele está rendendo bem mais que os 182cv declarados...

    Em uso agrícola (esse eu falo por experiência própria), os FTO 4,4L (86cv aspirado e 104cv turbinado) e 6,6L (120cv aspirado) tem potencia máxima em 2100rpms enquanto o MWM D/TD-229-4 (4 cilindros - mesma potencia do FTO4,4L - tanto aspiração natural quanto turbinado) e o OM352 (CBT 2105) e D-229/6 (Valmet 118) - ambos os motores com 118cv declarados, obtém essas potencias em 2400 rpms!

    Dá uma conferida nesses valores...acho que teus FTOs estão com a bomba aberta! E ai estão rendendo bem mais que os 182cv!

    Grande abraço
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  • #28
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    não eu que não tinha entendido ta correto ele atinge a potencia maxima a 2600 rpms certo ? mas ele vai até 3100 de rotação total pé no fundo mas diz que ai já não chega a mudar muito a potencia ele aspirado a rotação almenta para 3200 o final mas a rotação de potencia total ai não sei

    tem que levar em conta que os agricola sempre são de menos giro ! o que viu agricola era bomba em linha ou rotativa ? os do caminhão é em linha ! o 6.6 aspirado e fabrica dava 150 cv foi dado um pouco da oleo mas não muito

    o 7.8 não sei certo mas de olho numa oficina foi medido e os pisões e bielas são as mesmas do 6.6 só o bloco é mais alto a turbina é maior e virabrequim é maior , e por isto é menos giro que o 6.6 e mais torque equivalento ao cummins C


    ja estamos para montar o om 366 !

  • #29
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    Citação Postado originalmente por BrunoDallanora2013 Ver Post
    não eu que não tinha entendido ta correto ele atinge a potencia maxima a 2600 rpms certo ? mas ele vai até 3100 de rotação total pé no fundo mas diz que ai já não chega a mudar muito a potencia ele aspirado a rotação almenta para 3200 o final mas a rotação de potencia total ai não sei

    tem que levar em conta que os agricola sempre são de menos giro ! o que viu agricola era bomba em linha ou rotativa ? os do caminhão é em linha ! o 6.6 aspirado e fabrica dava 150 cv foi dado um pouco da oleo mas não muito

    o 7.8 não sei certo mas de olho numa oficina foi medido e os pisões e bielas são as mesmas do 6.6 só o bloco é mais alto a turbina é maior e virabrequim é maior , e por isto é menos giro que o 6.6 e mais torque equivalento ao cummins C


    ja estamos para montar o om 366 !
    Bruno,

    Exatamente isso. O motor atinge a potencia máxima em 2600 rpms. Acima disso a potencia dele ao invés de aumentar, em alguns casos cai! Na F-250 Cummins ISB, por exemplo, isso é bastante perceptivel: Ela corta em 3200rpms e a potencia máxima é em 2900 rpms. Ai você acelera a 250 ela segue acelerando ai passa das 2800rpms ela perde o vigor de aceleração até a eletronica cortar. em 3200. Assim, seu FTO deve atingr potencia máxima em 2600 rpms mais ou menos mas o giro estar limitado em 3200 rpms. Ai você acelera até 3200 rpms, o motor perde rotação atee atingir suas 2600 rpms e sustenta.. Por isso que muita gente abre a rotação da bomba. No caso especifico das F-4000 de motor Ford, o pessoal abria o giro para ela correr mais. Mas ai ela só gastava diesel e diminuia a durabilidade do motor e ai pegou a fama de F-4000 motor Ford não presta! Se a Ford tivesse posto um diferencial mais longo nessas 4000 FTO, garanto que a fama seria outra!

    Citei os exemplos de motores agricolas apenas para ilustrar. Naturalmente os motores agricolas trabalham com muito menos giro mas citei o exemplo dos MWM, Mercedes e dos FTO apenas para mostrar que mesmo em aplicações agricolas, o motor Ford FTO atinge a potencia máxima em giro bem mais baixo que os MWM e Mercedes. E embora muitos motores agricolas usem bombas rotativas, tem umas levas (MWM e Mercedes) com bomba em linha....ai o povo sai abrindo o giro e o óleo para ganhar uns cavalinhos a mais (de 80cv no MWM 4 cilindros para uns 90cv com bomba aberta e giro em 2800/3000rpms igual a F-1000/4000). Mas ai a durabilidade cai bastante....afinal trabalhar em 2800rpms com carga 100% do tempo arrebenta com tudo! Por isso que os D-229/6 das esteiras AD-7 são limitadas a 90cv e 2000rpms. Senão não tem durabilidade

    Quanto ao FTO7.8L, o que sei dele é que os pistões são o padrão de 111.75mm de todos os FTO mas o curso é bem maior (acho que é 132mm). Se o bloco é maior, como você falou, as bielas devem ser mais compridas, senão elas tendem a trabalhar inclinadas demais, afinal estamos falando em mais de 1cm de curso a mais...

    Agora de potencia e torque, ele deve equivaler ao Cummins C. O FTO 7.8 do Cavalinho Cargo, intercolado, rendia 250cv!

    Se puder Bruno, ponha umas fotos dos FTOs e desse OM366 para nós...sou fã de FTO!

    []s
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  • #30
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    bem o nosso acho que não chega a 180 cv mas tem um turbo original aqui na minha cidade todo todo original de 190 cv a diferença é que o bomba injetora tem avanço !


    as bielas me parece que são as mesmas sim do 6.6 até o nosso foi trocadas todas bielas com parafusos maiores porque as do aspirado depois que mexe pode quebrar u soltar o parafusos de biela é o bloco vai pro beleleu tem uma biela do nosso de um trator newholand e outar da iveco não sei em que motor vai mas é a mesma e 4 original do turbo , foi dificil conseguir


    as fotos do ford do 366 aida não ta pronto quando tiver coloco fotos
    a de baixo a foto da emenda do chassi para entender onde foi soldado !
    Ford cargo 6x6-dsc07464.jpgFord cargo 6x6-dsc07519.jpg

  • #31
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    Igualzinho do Ford 7830! Agora deu saudades do meu Ford 6600 motor 4.4!!!!

    E que trabalho bem feito de emenda de chassis!

    Grande Abraço!
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  • #32
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    Valeu Daniel !

    o pai tem um 6600 vou tirar fotos par te mostrar a relíquia dele !

    da uma olhada em outra adaptação que fizemos nas maquinas para conseguir carregar carretas sem tirar os arcos !


  • #33
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    Citação Postado originalmente por BrunoDallanora2013 Ver Post
    Valeu Daniel !

    o pai tem um 6600 vou tirar fotos par te mostrar a relíquia dele !

    da uma olhada em outra adaptação que fizemos nas maquinas para conseguir carregar carretas sem tirar os arcos !

    Muito legal!!!!!

    Parabéns por tamanha engenhosidade!!!

    []s
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  • #34
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    Tenho um cargo 1419 com o FTO 6.6 de 190 cv's de fábrica, trucado. Tenho também um cargo 2422 95 6x4 caixa seca. Eu nunca vou trocar esses dois caminhões! Entra dia sai dia eles estão firme e forte!
    Na fazenda tenho dois fords, um 4600 e um 6600, e digo que o FTO é um dos motores mais bonitos e bem feito de todos os tempos. E também tenho minha F1000 4x4, que esta comigo desde zero! Então sou muito fordista e suspeito a falar, mas ninguém pode tirar o mérito do FTO. Um dia ainda coloco um 6.6 numa F1000 4x4.
    Quanto ao 7.8, eles na versão 2324 e 3224 tinham em torno de 250 cv's, na ultima versão com motor ford, o cavalinho 3530 de 1991 saiu com a açaima eaton seca de 9 marchas e 280cv's. Eu nunca vi um desses, somente na internet e vi recentemente um a venda, com o belíssimo adesivo turbo a.t.a.c! Se não estou enganado, a versão de 280 cv's não tinha o imponente escape vertical que vinha na versão de 250cv's!
    Bem, a linha Cargo conta uma história bela da ford caminhões, sempre estarei com ela, não só como um fordista, mas pelo mérito do caminhão!
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

  • #35
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    Quanto ao 7.8, eles na versão 2324 e 3224 tinham em torno de 250 cv's, na ultima versão com motor ford, o cavalinho 3530 de 1991 saiu com a açaima eaton seca de 9 marchas e 280cv's. Eu nunca vi um desses, somente na internet e vi recentemente um a venda, com o belíssimo adesivo turbo a.t.a.c! Se não estou enganado, a versão de 280 cv's não tinha o imponente escape vertical que vinha na versão de 250cv's!
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    Netão;

    Quando tinha Fazenda, eu tive 2 Ford 4630 motor Ford Genesis BD333 (tres cilindros, 3.3L), um Ford 6610 e um 6600. Acho que também sou suspeito!!!!

    O meu 6600 ano 83 era simplesmente incrivel. Fazia exatamente as mesmas coisas que o 6610, só que enquanto o 6610 utilizava 3 reduzida, o 6600 fazia tudo em 1 simples.

    Foi um dos melhores tratores que tive.
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  • #36
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    Citação Postado originalmente por netão Ver Post
    Tenho um cargo 1419 com o FTO 6.6 de 190 cv's de fábrica, trucado. Tenho também um cargo 2422 95 6x4 caixa seca. Eu nunca vou trocar esses dois caminhões! Entra dia sai dia eles estão firme e forte!
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    Quanto ao 7.8, eles na versão 2324 e 3224 tinham em torno de 250 cv's, na ultima versão com motor ford, o cavalinho 3530 de 1991 saiu com a açaima eaton seca de 9 marchas e 280cv's. Eu nunca vi um desses, somente na internet e vi recentemente um a venda, com o belíssimo adesivo turbo a.t.a.c! Se não estou enganado, a versão de 280 cv's não tinha o imponente escape vertical que vinha na versão de 250cv's!
    Bem, a linha Cargo conta uma história bela da ford caminhões, sempre estarei com ela, não só como um fordista, mas pelo mérito do caminhão!
    Primeiro parabéns pelo caminhão se der coloca fotos dele e da F1000 4x4 tambem tenho uma e são muito boa !

    o Cargo cavalinho que falou eu jã vi um que usavam como caminhão truck caçamba e era uma versão se não me engano para exportação tinha em cima em vês de 3 tinha as 5 luzinhas de teto escape para cima e tanque diferente e alguns outros detalhes

    o que tenho tem tambem é o tipo exportação ele vem com padrão americano as 5 luzes o radio original ford fm am mw e outras pega radio internacional era toco e a caixa era 5 marchas do modelo eaton das que por exmplo a 5 quase igual a 4 e da 4 para 3 dava muita diferença , era uma caixa pra usar reduzida e simples toda hora diz que é uma padrão americano

    a e a sinaleira traseira era diferente e saiu poucos com ela nunca mais vi outra igual até o nosso já não tem mais a mesma ! e tinha as calotinhas na roda da frente e faixa lateral na cabine que acho muito bonita acho que não se acha mais ela e o velocímetro original tem em milhas por dentro e por fora em km/h !
    e outras coisa que não lembro !

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