Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Desnickadu e MauricioCSF;
Na realidade nao tem haver com o torque. É a potencia mesmo! E envolve um fator que como diz um Engenheiro amigo meu, Ex. Ford, chama de fator Carga.
Os motores são projetados para operar numa faixa de potencia por um determinado tempo, render uma potência. Naturalmente quanto você exigir do motor, será a durabilidade dele, para mais ou para menos.
Alguns motores "bombados" (como se diz), têm grande potência específica mas acaba compromentendo a durabilidade. Um bom exemplo é o 4D56 das L-200. O 4D56 de 87cvs tem muito mais durabilidade do que o 4D56 HPE das L-200 Sport/Outdoor. Por que? Porque o projeto dele é para um desempenho inferior aos 143cv da HPE.
Quer outro exemplo? O MWM D-229/6. Em aplicações veiculares, dá para extrair dele até 140cv, até porque não vai se utilizar os 140cvs em tempo integral. Entretanto em aplicações agricolas, onde a exigência de potencia é maior, ele é limitado a 125cv e em fora de estrada (esteiras AD-7), 90cv, até porque ele nessa situação, trabalha 100% do tempo em regime de potencia máxima e exigindo a potencia máxima.
Agora não se trata de falarmos de motores antigos e novos. Trata-se de uma questão de projeto. Hoje, as modernas picapes precisam muito pouco do regime máximo de potencia. Dificilmente uma picape anda com 1000kg na caçamba + passageiros a ponto de exigir do motor em tempo integral. Agora a F-4000 foi feita para trabalhar e carregar peso. Um diesel de alta rotação é projetado para ter picos de potência mas não trafegar gernado potencia em tempo integral.
Esse foi o grande X das F-1000 Maxion HS2.5L: Uniu-se uma picape pesada e que em sua maioria carrega peso, o resultado foi invariavelmente o mesmo. O fator carga falou mais alto e comprometeu a já mais limitada durabilidade dos diesels High Speed. Ele tinha que trabalhar muito mais tempo "no limite" para render os mesmos 115cv's que o MWM TD-229/4 rendia. Só que o MWM é projetado para aguentar trabalhar no seu limite de potencia por grandes periodos.
Agora se pegarmos motores como o Cummins ISB/ISC e mesmo os MWM série 12, motores modernos, eles são projetados para aplicação pesada e trabalhar em regime de carga.
Antigamente como não havia muitas opções, colocavam-se motores pesados em picapes. O Perkins, o MWM são motores projetados para aplicações agricolas e estacionárias. E dava-se um jeito de colocar em caminhonetes. Hoje, com a variedade de opções, pode-se especificar o que colocar no veiculo. Enquanto a Ranger ou outra picape cabine dupla raramente carrega muito peso, colocar um motor High Speed é uma boa pedida. Mas quando a Ford lançou a F-250 4x4 de caçamba longa, já prevendo um uso pesado para ela, preferiu colocar um Cummins ISB4 (o MaxPower), de baixa rotação e capaz de funcionar com carga em longos regimes.
Abraços