Acredito que seja o mesmo, pode ser que mude ângulo do comando e as válvulas do 2.8 serem maiores, mas o comando de válvulas fica no bloco
Versão Imprimível
Parceiro, antes fosse retorno obstruído, aí seria fácil resolver.
A verdade é que o tubo de retorno é o original da 2.8. A entrada no bloco do retorno é idêntico na 2.5 e 2.8.
O respiro claro não é ligado ao coletor de admissão pois no coletor existe pressão positiva, não funcionaria como respiro! O respiro é ligado antes da entrada fria da turbina, onde há depressão. Sim, mas isso não é direto, passa pela válvula PCV e ciclone (são uma peça só). A válvula PCV é zero.
Abri o cárter pra verificar, pois tinha suspeita que o retorno do óleo, via parte inferior do ciclone, não estivesse com o tubo no cárter, que faz a saída dele ficar abaixo do nível de óleo. Caso estivesse faltando, eu teria pressão dentro do ciclone. Está tudo certinho. Por sinal foi um baita malabarismo retirar o carter. Tive de levantar o motor um pouco (sem desconectar nada) e soltei o diferencial dianteiro apoiando-o no chassi!
Conferi tb a mangueira que faz a ligação da parte de baixo do bloco com a tampa de válvulas, ok.
Sds.
Então rapaziada, infelizmente a turbina vai ter de esperar.
Meu motor apesar de estar bom, já tem uma idade avançada. A pressão que a TGV descarrega no coitado parece estar sendo demais pra atual situação dele. Pra fazer a turbina original descarregar 1 bar, tu tem de meter o pé na bomba, com a TGV 1 bar dá quase que direto! O vazamento de compressão pro cárter (blow-by gas) é tanta que o sistema de respiro não dá conta do recado. Sim, eu poderia fazer alterações como: um sistema de respiro decente, ou mesmo deixar aberto pra atmosfera, regular o atuador das palhetas da TGV pra diminuir a pressão, dentre algumas outras coisas. No entanto como estou prestes a fazer uma viagem grande em setembro (Terra Ronca, Jalapão, Serras das Mesas, das Confusões, das Capivaras e Mantiqueira) que deve beirar os 10.000 kms, preferi voltar ao estado anterior e garantir uma trip com menos chances de problemas. Até mesmo pq tenho mais um monte de coisas pra fazer na viatura até lá.
Uma coisa é certa, em termos de desempenho, a TGV é um salto quântico!:D A Ranjola vira um carro! Eu fico com um desejo estranho de que o motor vá pro pau logo....kkkk, e ao mesmo tempo quero que ele dure mais um monte ($$$).
Vou estudar com detalhe as diferenças entre os pistões e anéis da 2.5 e 2.8, pois não descarto um aumento de cilindrada futuro.
O bom disso tudo é que fiquei bem íntimo "do lado de cá do motor" pois desmontei arranque e desmontei alternador, deixando-os zero bala (eu espero...rsrs). Soma-se ainda a troca da correia dentada que fiz antes de começar a mexer na turbina, que foi uma aventura à parte!
Era isso. Fico devendo essa!:concordo:
Sds.
Esse vazamento de compressão se dá pelo desgaste dos anéis/camisa do cilindro?
Bah amigo, depois de toda mão, todo esse tempo parado e toda essa angústia. Uma pena mesmo, tinha uma curiosidade muito grande sobre como iria ficar o resultado. Mas segue o jogo.
Sim, essa pode ser uma das causas. O cilindro vai ficando ovalizado com o passar dos km's, fazendo com que os anéis não vedem com tanta eficiência. Outros motivos para perda de compressão são: trancamento do(s) anel(is) devido a depósito de carvão, má vedação nas válvulas e espelhamento das camisas/cilindro.
Sds.
Ah parceiro, eu nem esquento muito com isso, mesmo porque sei que uma hora vai sair. Teve suas vantagens todo esse trampo! Uma delas foi que deixei a viatura de back-up afinadinha, uma Variant 75! Por sinal já não aguento mais o pessoal perguntando na rua se eu quero vende-la.....kkk
Valeu pela força!
Abs.
Vc me fez pensar uma coisa interessante agora, minha 3.0 tem um consumo de óleo devido ao desgaste do motor, recentemente dei 3/4 de volta na westgate da turbina, pq a pressão não atingia 1,5 bar. Depois do aperto ela passou um pouco dessa pressão chegando a 1,54 bar, ocorre que o consumo de lubrificante aumentou depois disso e creio que deve ser por esse motivo. Vou voltar na pressão que estava antes, até porque não percebi diferença no desempenho.
Ricardo vc voltou a turbina original e parou de soprar???
Parceiro, te refere ao vapor de óleo quando abre a tampa de abastecimento?
Se for isso, nem teria como parar, uma vez que sempre saiu vapor de óleo pela tampa quando aberta, desde que comprei.
Faz menção de sair um pouco de fumaça azul pelo escape quando põe a turbina pra mandar pressão. Ela fica meio disfarçada pela fumaça preta.
Quem sabe, o dia que eu fizer esse motor, coloque um manômetro no cárter pra ir acompanhando como esse negócio de pressão escapar pra baixo evolui. Abrir a tampa e observar o vapor me parece meio bruxaria. Sou da opinião de que se tu queres comparar a evolução de alguma variável ao longo do tempo, precisas de números.:concordo:
Abs.