Citação:
Mensagem: 10
De: Aurelio Miguel [mailto:falecomigo@aureliomiguel.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 25 de agosto de 2005 13:07
Para: Undisclosed-Recipient:;
Assunto: Informativo sobre o CDM Modelódromo e o evento Off-Road
Sobre a interdição do CDM Modelódromo venho reiterar que a Subprefeitura da Vila Mariana, após receber oficialmente as informações prestadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito dos CDM's sobre a situação do CDM Modelódromo, agiu dentro da lei no sentido da interdição de um evento público realizado sem alvará e sem o preenchimento dos requisitos legais. Os funcionários municipais foram acompanhados por alguns parlamentares integrantes da CPI, por policiais que garantiram a segurança pública, a ordem e o respeito às autoridades (mesmo assim, alguns populares mais exaltados nos ofenderam), e pela imprensa, que tem acompanhado a maioria das ações desta CPI. Aliás, a presença dos jornalistas é prova inequívoca que estamos atuando dentro da legalidade, e que nada temos a esconder.
Todavia, em virtude dos últimos acontecimentos, quero esclarecer que:
1) Na Sexta-Feira, dia 19 último, por volta das 15 horas, recebi em meu gabinete o Dr. Fábio Dal Fabro Filho, presidente do Jeep Clube do Brasil. Na ocasião, coloquei o meu gabinete à disposição do mesmo no sentido da busca de uma solução DENTRO DA LEGALIDADE para a realização semanal do evento Feira dos Jeep's em São Paulo;
2) Também naquela ocasião, expliquei ao Dr. Fábio as irregularidades investigadas no CDM Modelódromo, e o mesmo se propôs a depor na CPI;
3) Na mesma reunião, ficou acertado que o Dr. Fábio iria, acompanhado por um assessor meu, à São Paulo Turismo (Anhembi), para iniciarmos uma conversação sobre o que seria necessário para a realização da Feira em outro local, até ser regularizada a situação do CDM Modelódromo (regularização que não depende de mim);
4) Na Segunda-Feira, dia 22, designei o meu Chefe de Gabinete, radialista José Jantália, para acompanhar o Dr. Fábio à São Paulo Turismo, mas o Dr. Fábio desmarcou o encontro, pois disse ter surgido um compromisso;
5) Na mesma Segunda-Feira falei por telefone com o Subprefeito da Sé, Dr. Andréa Matarazzo, no sentido da análise da possibilidade da realização da Feira na Praça Charles Muller (Pacaembu), e neste sentido agendei uma reunião para a Terça-feira (dia 23 de Agosto), onde compareceriam o radialista José Jantália e o Dr. Fábio. Presenciei o meu Chefe de Gabinete avisar, via fone, o Dr. Fábio sobre a reunião, sendo que o presidente do Jeep Clube disse que não poderia ir, mas iria designar alguém para acompanhar o meu Chefe de Gabinete;
6) Na Terça-Feira, ninguém do Jeep Clube compareceu, e o meu Chefe de Gabinete, que conforme o programado foi à reunião, informou que conversou com o Dr. Luciano Gama, assessor do Dr. Matarazzo, e que lhe foi dito que a Prefeitura não via com bons olhos a utilização da Praça Charles Muller, mas que sugeria a Praça Princesa Isabel ou o Vale do Anhangabaú. Por telefone, o Dr. Fábio disse ao meu Chefe de Gabinete que não entendia como válidos os locais propostos, pela distância e pelos problemas de segurança, no que até entendo que ele tenha certa razão.
7) Na Quarta-Feira (dia 24) o meu Chefe de Gabinete conversou por telefone com o Chefe de Gabinete da Presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo, Dr. Nelson Baeta Neves Filho, sobre a possibilidade da utilização do estacionamento da Assembléia no Ibirapuera, e o mesmo solicitou um ofício da entidade interessada, pois ele entendeu que poder-se-ia, dentro da lei, ser promovido um evento demonstrativo, para uma primeira avaliação. Depois, a Presidência da Assembléia estudaria a possibilidade da continuidade e periodicidade reivindicadas (semanal). O meu Chefe de Gabinete consultou via fone a Subprefeitura da Vila Mariana, na pessoa o eng. Jorge Luis, e o mesmo informou que poderia ser fornecido o competente alvará para o evento na Assembléia, e que no caso do CDM Modelódromo o alvará não seria expedido, em virtude da situação do CDM. O meu Chefe de Gabinete informou mais uma vez, via fone, o Dr. Fábio e o mesmo disse que a montagem do Encontro Off-Road tem início às 14 horas, e que não acreditava no sucesso da utilização do estacionamento da Assembléia. O meu Chefe de Gabinete perguntou ao Dr. Fábio Dal Fabro Filho se, mesmo assim, ele gostaria de conversar com o Chefe de Gabinete da Presidência da Assembléia, e ele disse que no momento não.
Diante do exposto, quero reiterar, mais uma vez, que nada tenho contra o evento Off-Road, promovido no sentido de um encontro familiar e saudável entre os amantes deste esporte, desde que o mesmo esteja em perfeita consonância com os dispositivos legais vigentes (e que não foram elaborados por mim).
Mas confesso que estou com a nítida impressão que a atual direção do Jeep Clube do Brasil ou não dispõe de tempo, ou não possui disposição para atuar juntamente comigo no sentido de resolver o problema.
Diante de uma hipótese ou outra, só me resta me colocar à disposição, PUBLICAMENTE, a todas as entidades representativas dos Jipeiros, devidamente regularizadas e que queiram realizar o encontro semanal Off-Road em São Paulo, a fim de buscarmos uma solução legal para o caso. E faço isto continuando ao inteiro dispor também do Jeep Clube do Brasil, desde que os seus representantes legais se disponham em aceitar os meus préstimos.
Todavia, ressalto que.
a) Há ainda grandes dificuldades com relação à realização do evento no CDM Modelódromo;
b) As investigações da CPI irão prosseguir, e agora com o vigor redobrado, e vamos a fundo na apuração de tudo o que aconteceu numa área municipal (empresas promotoras, patrocinadores, destinação das verbas arrecadadas, contratos, parcerias);
c) Só vou apoiar um evento realizado em área permitida, com alvará municipal, e com o preenchimento de todos os requisitos legais (laudo dos bombeiros, vigilância sanitária, e outros);
d) Não tenho poder, como Vereador, para reabrir o CDM Modelódromo, até porque a ação de interdição foi praticada pela Prefeitura em virtude dos apontamentos da CPI, e a reabertura também só pode ser efetivada pelo órgão que executou a interdição;
e) Não acredito que o Jeep Clube do Brasil, nos Tribunais, venha a obter uma liminar para a utilização do CDM Modelódromo, mas se um MM. Juiz de Direito entender por bem conceder a autorização judicial para o uso da área, só me caberá respeitar a decisão da Justiça, da mesma forma que se um MM. Juiz de Direito entender que a água do tanque de nautimodelismo está boa e pode ser usada, também só me caberá acatar a decisão da instância maior;
Como já escrevi para algumas pessoas, sou absolutamente contra o chamado "jeitinho brasileiro" de resolver os problemas e, neste sentido, quero contar um fato que aconteceu comigo em 1983.
Nenhum judoca brasileiro havia vencido até então um Campeonato Mundial de Judô. Representei o Brasil no Mundial Júnior que aconteceu naquele ano em Porto Rico. O nervosismo era grande, e dentro da própria equipe brasileira não havia uma crença forte em termos de vitória, mas eu viajei a Porto Rico com total confiança que iria vencer, e falei isto a vários colegas de equipe, sendo muitas vezes alvo até de brincadeiras do tipo "pô, Aurélio, você não está sonhando alto demais?". Porém, lutei naquela competição internacional, venci todos os combates e conquistei o primeiro lugar. A vibração foi grande, pois o Brasil finalmente havia conquistado o mais alto lugar no Podium.
Na hora de receber a medalha, o Chefe da Delegação Brasileira veio falar comigo, e me avisou que eles haviam esquecido de levar o Hino Nacional Brasileiro (em fita ou disco, materiais da época), e que então na hora de eu ser premiado, seria tocado o hino olímpico. E eu, naquele momento, disse ao dirigente brasileiro que não receberia a medalha, pois eu havia feito a minha parte, e o mínimo que se esperava é que os dirigentes fizessem a parte deles. Bom, neste momento aconteceu uma situação muito confusa no ginásio, pois ninguém sabia o que fazer: Era um fato inédito na história dos Campeonatos Mundiais de Judô um atleta se negar a receber a premiação, e ainda mais um judoca desconhecido na época como eu, e representante de um país com pouca tradição naquele esporte. Após cerca de vinte minutos, o Chefe da Delegação veio falar comigo, e me perguntou se eu aceitaria receber a Medalha de Ouro enquanto os outros atletas cantariam o Hino Nacional Brasileiro ao microfone. Nesta condição eu aceitei, recebi a medalha de ouro, e voltamos ao Brasil. Chegando aqui fui acusado de indisciplinado, de estrela, e outros impropérios. Paciência.
Amigos, quando tudo isto aconteceu eu era apenas um adolescente. Hoje, bem mais maduro, confesso que esta minha característica ficou ainda mais forte: não gosto e não participo de nada que não esteja devidamente correto e dentro das regras. Sempre digo às pessoas que "sou um legalista".
Por isso, peço que não me escrevam mais solicitando a reabertura do CDM Modelódromo, primeiro por que, repito, não tenho poderes para fazê-lo e, segundo, se tivesse, só o faria se tudo estivesse na mais perfeita ordem legal.
Reitero que não sou político de carreira. Se amanhã não for reeleito Vereador isto não altera em nada a minha vida (que, graças a Deus, está estruturada há anos). Não vou mudar a minha personalidade para agradar este ou aquele eleitor ou grupo.
Expliquei para algumas pessoas que o Jeep Clube do Brasil não é uma das entidades que formam o CDM Modelódromo, como a lei determina; que há um contrato de "locação de área municipal" entre o CDM e o Jeep Clube; que o CDM Modelódromo não conservou adequadamente o tanque de nautimodelismo, apesar de receber dinheiro do Jeep Clube; que, hipoteticamente, se um menino de rua, por exemplo, após uma briga ou brincadeira, morresse afogado naquele tanque, eu, como Presidente da CPI, seria questionado por qual o motivo eu não informei as autoridades sobre a situação daquele espaço, sobre a ausência de grades com altura suficiente para impedir a invasão, e sobre a confusa e questionável situação contratual existente na área, até com o envolvimento de uma determinada empresa que, ao que sabemos, foi contratada para gerir os eventos em área pública.
Resumindo, coloco-me à disposição das entidades interessadas (inclusive o Jeep Clube do Brasil) em realizar um evento semanal e dentro da legalidade em São Paulo.
Para tanto, os interessados na minha orientação e colaboração poderão ou me escrever, ou ligar para o meu Chefe de Gabinete: 9905-0937
ou 6824-4258 (José Jantália).
Obrigado,
AURÉLIO MIGUEL
Vereador - presidente da CPI dos CDM's