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  • #1
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    Cáster nos engesas




    Enfim deixei o meu ENGESA " CORAÇÃO VALENTE " hoje no ROGER NUNES para fazer umass coisinhas , mas a principal será a CORREÇÃO DO CÁSTER .

    SERÁ FEITA A MANEIRA by ROGER NUNES

    Hoje estando lá deu um ESTALO na cabeça dele e será feita a CORREÇÃO DO CÁSTER da seguinte forma :

    Ele vai retirar a barra PANHARD e retirar o PARAFUSO DIANTEIRO DA BARRA LONGITUDINAL , deixando ela fixada somente em uma extremidade no chassi e a outra extremidade no eixo SOMENTE PELO OLHAL DE TRAS .

    Com ísto , O EIXO DO DIFERENCIAL ficará livre para ser rodado em qquer sentido , SÓ QUE O DESEJO SERIA RODAR ELE NO SENTIDO DE " CORRIGIR O CÁSTER , neste caso como ele esta NEGATIVO com relação a especificação do fabricante , então TERÁ QUE GIRAR O EIXO PARA TRAS , assim que corrigir o CÁSTER COM O " GONIÔMETRO " EM 5º30" , A FURAÇÃO DO OLHAL DA BARRA LONGITUDINAL TERÁ SAÍDO DA POSIÇÃO ORIGINAL E FICARÁ ABAIXO DA FURAÇÃO DO SUPORTE , a solução será : RASGAR A FURAÇÃO DO SUPORTE ATÉ QUE O PARAFUSO PASSE ALINHADO COM O OLHAL , DAÍ ELE FARÁ UMA CHAPA DA ESPESSURA DA CHAPA DO SUPORTE COM UM FURO PARA O PARAFUSO PASSAR JUSTO SEM FOLGA E SOLDAR ESTA CHAPA NO SUPORTE , OU SEJA : ele fará outra furação no suporte , ou o suporte ficará com uma furação nova mais baixo do que a original para manter a posição do CÁSTER CORRIGIDO .

    A última etapa será a de realinhar a BARRA PANHARD , pq qdo vc gira o eixo para tras o SUPORTE DA PANHARD NO EIXO GIROU TB , e o SUPORTE DO CHASSI NÃO GIROU , por ísto terá que torcer a BARRA PANHARD para que ela fique ajustada corretamente sem ficar forçando a mesma , ou melhor : o olhal da PANHARD tem que ficar alinhado no mesmo angulo do alojamento do suporte .

    Com palavras é difícil de explicar , MAS OLHANDO O QUE TEM QUE FAZER , É MUITO FÁCIL e MANTEM A BARRA LONGITUDINAL ORIGINAL SEM CORTAR A MESMA , somente será feito um REPOSICIONAMENTO DA FURAÇÃO DO SUPORTE DA BARRA LONGITUDINAL ONDE SERÁ FIXADO O OLHAL DIANTEIRO DA BARRA , E TORCER UM POUCO A BARRA PANHARD .

    DESTA FORMA SERÁ FEITO A CORREÇÃO DO CÁSTER A MODA " by ROGER NUNES "

    ENTENDERAM ? Qquer dúvida é só perguntar .

    Como vcs já sabem , sou o acessor de assuntos aleatórios do ROGER NUNES .

    ABRAÇÃO
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  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Dr. Guilherme!

    Na minha opinião esta parte:
    A última etapa será a de realinhar a BARRA PANHARD , pq qdo vc gira o eixo para tras o SUPORTE DA PANHARD NO EIXO GIROU TB , e o SUPORTE DO CHASSI NÃO GIROU , por ísto terá que torcer a BARRA PANHARD para que ela fique ajustada corretamente sem ficar forçando a mesma , ou melhor : o olhal da PANHARD tem que ficar alinhado no mesmo angulo do alojamento do suporte .
    não tem necessidade de se alterar.

    Tendo em vista que a suspensão foi elevada!
    Com essa elevação, o eixo fez um giro, acompanhando as barras longitudinais.
    Com o giro, o suporte "desalinhou" em relação ao chassis.
    Corrigindo o cáster, automaticamente, o suporte da panhard corrige.

    Veja a ilustração.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -mvc-031s.jpg   -mvc-030s.jpg   -mvc-029s.jpg   -mvc-032s.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Supercharger
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    Concordo com o Kim.
    O cáster está errado porque você levantou o jipe, e consequentemente isto acarretou em um giro do eixo em relação ao chassis. Se você vai girar no sentido contrário para recuperar o cáster, quer dizer que vai girá-lo de volta à posição (angular) original.


  • #4
    Usuário Avatar de rodrigo camper
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    Grande vovôzão

    Com essa mudança, o Roger vai aumentar o angulo da cruzeta que já e restrito porque vc usa a transferência Toyota..

    Tem angulo de sobra pra bichinha trabalhar
    4X4 Brasil

  • #5
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    cáster

    Colocando ordem nas coisas....

    Alguns dados coletados antes de iniciado o serviço.

    1. Cáster 1 grau positivo
    2-Molas deterioradas com fortes marcas de contato entre os elos
    3-Batente de borracha da suspensção faltando pedaços
    4- Alojamentos dos parafusos da panhard ovalizados
    5- suporte da panhard lado do eixo torto
    6- buchas panhard com forte desgaste nas lateral por conta do desalinamento



    Kim

    De fato não teria necessidade dessa correção se o suporte já não estivesse desalinhado e esse desalinhamento não foi causado pela elevação da suspenção ele já existia com cáster em 1 grau positivo e com a troca das molas, ficou mais alto e consequentemente tornando o cáster negativo piorando ainda mais a situação.


    Rodrigo

    Independentemente de onde for feita a alteração para correção do cáster a mudança da angulação da cruzeta será a mesma.Além do mais, o conjunto foi posicionado de tal maneira que a angulação da cruzeta dianteira ficou quase 0 grau, tem folga pra mudança....


    Acessor para Assuntos Aletórios

    Muita hora nessa calma....


    Assim que puder postarei algumas fotos.


    []´s descomplicados



    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Dr. Guilherme!

    Na minha opinião esta parte:

    não tem necessidade de se alterar.

    Tendo em vista que a suspensão foi elevada!
    Com essa elevação, o eixo fez um giro, acompanhando as barras longitudinais.
    Com o giro, o suporte "desalinhou" em relação ao chassis.
    Corrigindo o cáster, automaticamente, o suporte da panhard corrige.

    Veja a ilustração.

  • #6
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    Corrigindo

    O cáster já estava errado antes mesmo de instalar as novas molas...



    Citação Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    Concordo com o Kim.
    O cáster está errado porque você levantou o jipe, e consequentemente isto acarretou em um giro do eixo em relação ao chassis. Se você vai girar no sentido contrário para recuperar o cáster, quer dizer que vai girá-lo de volta à posição (angular) original.


  • #7
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    Roger

    por que você não aproveita o embalo, e faz um novo suporte no chassis para a panhard, suporte mais "baixo", de modo a poder jogar a panhard mais paralela ao eixo (se ela já estiver, cancele a sugestão; se não, aproveite e faça o mesmo na traseira).

    De quebra, coloque uma caixa de direção padrão opala e coloque um pitman da f-100 antiga, aqueles imensos, assim a barra de direção ficará paralela a panhard e ao eixo(novamente, se ela também já estiver, cancele a sugestão).

    Abraços

    Eriksom
    .

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Dr. Guilherme!

    Na minha opinião esta parte:

    não tem necessidade de se alterar.

    Tendo em vista que a suspensão foi elevada!
    Com essa elevação, o eixo fez um giro, acompanhando as barras longitudinais.
    Com o giro, o suporte "desalinhou" em relação ao chassis.
    Corrigindo o cáster, automaticamente, o suporte da panhard corrige.

    Veja a ilustração.

    AMIGO KIM

    Concordo com vc , é que na hora do estalo que deu na cabeça dele , havia pensado de imediato que a PANHARD ficaria fora do alinhamento , mas como esta é que ela esta trabalhando desalinhada e sendo forçada no seu eixo em rotação para a frente .

    Como o eixo ficará na posição original TEORICAMENTE a barra PANHARD ficará alinhada novamente , MAS JÁ FIZEMOS TANTAS ALTERAÇÕES MESMO QUE PEQUENAS , A BARRA PANHARD ESTA FORA e será colocada por último .
    Se ESTIVER ALINHADA beleza , será só colocar no lugar e PT saudaççoes .
    Se NÃO ESTIVER ALINHADA , será feita a torção nescessária para que fique alinhada , é mole pra fazer ísto .

    Ontem estive de plantão 24hs em outra cidade , mas hoje ao chegar lá o serviço da CORREÇÃO DO CÁSTER a moda by ROGER NUNES já estava pronto , PULEI DE ALEGRIA .

    Acho que na 6ªf mesmo já devo estar com ele novamente e FINALMENTE RESOLVIDO A PRAGA DO PASSARINHAR que eu já estava desanimando de tentar melhorar a dirigibilidade de outra formas , MAS O PROBLEMA ERA O CÁSTER ERRADO .

    SUPERCHARGER

    Concordo tb , como falei , como foi uma decisão de última hora a MANEIRA DE CORRIGIR O CÁSTER ( by ROGER NUNES ) e não deu tempo de pensar que ficaria como dantes A POSIÇÃO DA PANHARD , a observação de vcs esta CORRETÍSSIMA .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Acho que na 6ªf mesmo já devo estar com ele novamente e FINALMENTE RESOLVIDO A PRAGA DO PASSARINHAR que eu já estava desanimando de tentar melhorar a dirigibilidade de outra formas , MAS O PROBLEMA ERA O CÁSTER ERRADO .
    ABRAÇÃO
    Doctor , com essa lista que o Rogerio passou vc queria que ele andasse como ??? ... rsrs ... o cáster era só um detalhe a mais ... rsrs

    1. Cáster 1 grau positivo
    2-Molas deterioradas com fortes marcas de contato entre os elos
    3-Batente de borracha da suspensção faltando pedaços
    4- Alojamentos dos parafusos da panhard ovalizados
    5- suporte da panhard lado do eixo torto
    6- buchas panhard com forte desgaste nas lateral por conta do desalinamento


    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
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    Grande Dr. Guilherme!

    Terá outra viatura em mãos!!!

    Sentirá prazer ao dirigir sem sofrimentos, pois aqule pouquinho que puxa, em uma estrada, deixa o braço dolorido!

    O Roger passou por aqui detalhando as coisas...

    Abraços.

    Kim.

  • #11
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    Cáster

    Citação Postado originalmente por rodrigo camper Ver Post
    Grande vovôzão

    Com essa mudança, o Roger vai aumentar o angulo da cruzeta que já e restrito porque vc usa a transferência Toyota..

    Tem angulo de sobra pra bichinha trabalhar
    AMIGO NETO RODRIGO CAMPER

    A cruzeta esta quase alinhada sem angulo nenhum , o pouco que girar não irá forçar o trabalho da mesma . Te angulo de sobra pra trabalhar folgado .

    ABRAÇÃO , e vc vai nos deixar neste ENCONTRO ? PÔ da um jeito aí !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Roger

    por que você não aproveita o embalo, e faz um novo suporte no chassis para a panhard, suporte mais "baixo", de modo a poder jogar a panhard mais paralela ao eixo (se ela já estiver, cancele a sugestão; se não, aproveite e faça o mesmo na traseira).

    De quebra, coloque uma caixa de direção padrão opala e coloque um pitman da f-100 antiga, aqueles imensos, assim a barra de direção ficará paralela a panhard e ao eixo(novamente, se ela também já estiver, cancele a sugestão).

    Abraços

    Eriksom
    .
    GRANDE ERIKSON

    É boa a sua idéia , eu havia até pensado nesta hipótese , mas a PANHARD trabalha naquele espaço MILIMETRICAMENTE posiconada para não bater no eixo e não bater na barra da direção que pega de um munhão ao outro , outro dia fizemos , ou melhor o ROGER fez uma retificação na furação do suporte e SIMPLESMENTE COLOCOU OUTRO PARAFUSO NOVO , " o parafuso novo ficou batendo no eixo do diferencial PQ TINHA A CABEÇA MAIS ALTA , aí que fui descobrir o PQ DAQUELE PARAFUSO TER A CABEÇA TÃO BAIXA , NÃO ERA A TOA , qdo colocou um parafuso um pouco mais comprido , ele FICOU BATENDO NA BARRA DA DIREÇÃO , os ENGENHEIROS da ENGESA mediram milimetricamente aquele espaço , LOGO : abaixar o suporte da PANHARD no chassí , É FURADA , e levantar lá no munhão tb não é fácil pq NÃO TEM ESPAÇO , bateria na mola .

    CONCLUÍNDO : a barra PANHARD não ficará muito inclinada não , MAS CASO FIQUE E ATRAPALHANDO NO ANDAR DO ENGESA , a solução seria mudar ela de posição , se é que tem espaço pra ísto , pois estou falando aqui sem estar vendo ele de perto .

    Qto a caixa de direção ela é hidráulica do opala , qto ao PITMAN agradeço demais a sugestão da F-100 antiga , pq eu não conhecia nenhum PITMAN com uma curva para baixo e parruda que desse na caixa do opala , mas estou fuçando os ferros velhos pra ver se encontro pq nas lojas não tem tb , hoje mesmo achei uma da L-200 , parruda , mas não cosegui tirar ela da caixa , deixei lá no ROGER pra amanhã ele tirar na prensa para ver se a extria é a mesma , MAS VALEU A DICA .

    E a BARRA DA DIREÇÃO QUE VAI DA PANHARD ATÉ O MUNHÃO " TEM QUE FICAR NO MAIS HORIZONTAL POSSÍVEL COM CERTEZA , OU PARALELA AO EIXO " .

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