Postado originalmente por
guilhermeabreu
Caro LÉO_BABISKI
Esta sumidão em cara , mas revendo este tópico no qual fiquei um tempão lendo e pesquisando , a válvula equalzadora da BAND , TROLLER , ENGESA ,GOL e PARATÍ 2.0 é a ATE 5707 3/15 de 15 bar .
No meu ENGESA que tenho freio a disco da BAND nas 4 rodas sofri muito com o arrastar das rodas traseiras qdo piso forte , daí comprei a SUMMIT e tb não resolveu , hoje tenho a original do ENGESA na saída do cilindro mestre que é o da BAND ou seja esta válvula equalizadora que tenho é a mesma da BAND no cilindro mestre da BAND , logo a seguir tenho a SUMMIT que não precisaria de ser a SUMMIT poderia ser outra do ENGESA/BADN que é esta ATE 5707 DE 3/15 de 15bar , e mais uma VÁLVULA PROPORCIONADORA da F-100 lá embaixo no final do caninho de freio traseiro antes de dividir para as duas rodas E MESMO ASSIM FICOU ARRASTANDO AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , MAS SÓ QDO PISO MUITO FORTE .
E não satisfeito ainda com isto acabei resolvendo definitivamente sem gasto extra , pq tenho orientado ao passoal para não colocar mais as pinças da BAND na traseira e sim os da KOMBI que vem na frente do ENGESA , mas resolvi em definitivo no meu ENGESA cortando as pastilhas da BAND deixando as mesmas do tamanho da pastilha da KOMBI co isto tenho o disco ventilado da BAND na traseira co o suporte da pinça da BAND e a pinça da BAND com as pastilhas da BAND mas CORTADA PARA FICAR COM O TAMANHO DA PASTILHA DA KOMBI com isto é como se eu tivesse a pinça da KOMBI e agora as rodas travam as 4 juntas e a frenagem ficou muito melhor .
Foi uma solução caseira MAS QUE DEU MUITO CERTO A CUSTO ZERO .
Sugiro aos que tem freio a disco da BAND nas 4 rodas em seus jipes tanto faz se for ENGESA , BANDEIRANTES , JPX OU CJ que tem este problema de arrastarem as rodas traseiras a um leve toque no freio que use este recurso que fiz e que deu certo .