Postado originalmente por
A Leoni
Roger, Dr. Guilherme e Elmer
Grato pelas informações, já estou separando as tranqueiras para continuar a montagem.
Elmer, quanto a manga de eixo agora ficou bem claro, eu estava achando que você tinha usado uma manga dianteira, tal como montamos nos kits de flutuante. O resultado deve ter ficado muito bom mesmo. Nessas horas é bom ter um estoque de carcaças de eixo.
Roger e Dr. Guilherme: em relação a flange é correto, ela tem um ressalto que encaixa no alojamento do rolamento, +- 3mm, só que isso é basicamente um guia. Devemos lembrar que na montagem original o rolamento está dentro do tubo e o esforço principal que é o peso do veículo está aplicado nesse ponto verticalmente. Na montagem com o flutuante, os rolamentos são montados na manga de eixo e o centro do esforço está alguns centímetros para fora da ponta do tubo, provocando uma torção (momento) que faz com que os 2 parafusos de baixo fiquem sujeitos a uma carga de tração bem elevada, diretamente proporcional a força aplicada, que na prática é muitas vezes maior que o peso sobre aquela roda (imaginem o impacto ao passar por um buraco...). Pode até ser que o esforço não seja assim tão grande, mas como não pretendo voltar aos semi-flutuantes vou colocar uns cordões de solda entre a flange e a chapa que fixa o espelho do freio. Seguro morreu de velho.
Quanto ao freio dianteiro fico no aguardo, não gostaria de trocar de rodas e com essas não tem como montar o disco por fora, pois as pinças pegam na roda, mesmo esmerilhando um pouco. Espero que tenham sido realmente montados por dentro, assim, com a devida autorização é claro, eu "copio" a idéia e não fico mais quebrando a cabeça. Na traseira do ENGESA eu montei o freio original dianteiro, por dentro do cubo do flutuante, e acho que vai ficar bom...
Um grande abraço a todos.