x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 64

Tópico: Molas

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Palpitando um pouco....

Paulo: você usa amortecedores de 1113 com molas originais???? em geral ouço falar que esses amortecedores são aplicados nas camper's que utilizam as molas altas da ROTA. Se bem que mesmo não sendo tão alta as molas, o mortecedor fica mais firme e ajuda em curvas, porém parece que as suas molas estão cansadas, e perto de dar "batente", pois esse tipo de motor é muito pesado. Acredito que molas novas sejam bem vindas para o seu carro, e a patroa ficaria mais feliz....

Abraçones

Ralado

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7
    Complementando a informação do Ralado: enviei minhas fotos para o Farias, do Clube da Camper e "BatCaverna" e o veredicto foi o mesmo: molas cansadas e arriadas. Já tenho um para de molas dianteiras, resta agora comprar as traseiras.

Sobre amortecedores, se compararem a tabela que tem no outro tópico de molas, vão ver que os da F4000 e MB 1113 são muito semelhantes em força de compressão. Na Dalila vou retrabalhar os amortecedores para ficar no mesmo nível dos Repowering Cofap para F4000, que tem uma força de compressão 10% maior que os originais Engesa.

Quanto as molas, continua a dúvida do Rafael, que o fez abrir este tópico: a dificuldade em encontrar atualmente molas de tamanho original para Engesa/Camper, com fio de espessura 15mm. O meu par de dianteiras mesmo eu pedi tamanho original, mas quase certeza que veio das maiores (43 cm de comprimento, fora do carro)
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Flavio, vc acha que as molas maiores são realmente muito ruins.
    Eu queria muito colocar as molas maiores, acho que com a regulagem dos ranchos poderia resolver um pouco esse problema do excesso de molejo.

PB

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Paulo, com os Ranchos com certeza você consegue eliminar a inclinação lateral com molas mais altas. Os contras que vejo para as molas mais altas é a alteração de cáster no eixo dianteiro, as buchas dos braços longitudinais começam a trabalhar inclinadas e também a inclinação que as barras de direção e panhard irão ficar. No caso da Panhard é até relativamente fácil, basta "esticar" o suporte no chassis. Já com a barra de direção (caixa de direção-roda esquerda), somente um pitman diferenciado ou alguma traquitana no munhão. E no caso das barras longitudinais, somente alterando as mesmas, como fez o colega Kim (veja o album de fotos dele). De quebra, já corrige o cáster ...
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Então pessoal;

Alguém sabe de molas que tenham fio 15,00mm e que deem resultado de altura próximo ao original????

Agradeço a quem puder ajudar.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Rafael, também gostaria de saber ... vamos ver se alguém dá alguma luz ...

Paulo, já experimentou colocar os Rancho na posição mais firme ? Em teoria, se deixar eles mais moles, as molas vão dar batente muito mais fácil. Experimenta colocar eles na posição mais firme e relate aqui os resultados por favor.

Resposta do Igor da Rota4x4 sobre o meu questionamento sobre modelos de molas para Camper/Engesa.

"Nós fabricamos as seguintes molas :
    Dianteira diesel para motor Perkins ou maxxion S-4 S-4T R$140,00 cada
    Dianteira gasolina para motor 6cc opala (serve também para MWM 2.8) .R4140,00 cada
    Traseira original para todos tanto diesel quanto gasolina R$140,00 cada
    Kit especial dianteira e traseira são molas mais altas para o uso de pneus 35 ou maiores tendo que trocar os amortecedores . R$150,00 só por encomenda "

Ou seja, eles tem dois modelos de molas. Flavio, poderia ligar pra lá, e perguntar qual o tamanho da mola original, sem se identificar como cliente já atendido.
    E vc saberá se te entregaram as molas que queria ou não.

Quanto ao rancho, já regulei para o mais duro, mas ainda não deu tempo de perceber a diferença.

PB

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP

Palpitando mais um pouco....

Palpitando mais um pouco....

Quanto ao fato da mola fora do carro ser "grande", isso não deve ser levado muito como referência, pois motores MAXION e Q20B são aproximadamente 2 vezes mais pesados que os 2.8 e os 6cc gasolina ( tanto que as molas para 2.8 e 6cc são outras ), falo por experiência própria.... quando estava com as molas velhas, dando batente até com o carro parado, na camper (S4T) vi umas molas que supostamente estariam um pouco cansadas ( pois medi elas no chão )... briquei de "mexânico" e troquei as 4 na garagem, mais ou menos 6 horas trabalhando, quando coloquei o carro no chão FOI TUDO POR TERRA, as molas estavam à 2cm de dar batente, mas depois de um dia no carro, lá estava eu com a "camper tunada".

Fiquei "P" e coloquei as molas grandes.... hoje naõ tenho oq reclamar, quanto á geometria do carro, as informações que o Igor me deu sobre a "super mola" é que ela é a medida máxim que a suspensão original agüenta, ou seja, não tem que modar nada, só os amortecedores.

Abraçones à todos

Ralado

PS: Paulo, faz um teste que parece meio bobo, mas vc vai sentira a diferença.... levanta o seu carro pelo chassi ( a frente toda e depois a trseira toda) e calibra o rancho no máximo, ele vai "abrir " as suas molas e vc verá como o seu carro,mesmo com o amortecedor no máximo ficará com mais molejo.

caramba, a cada comentário eu mudo de opnião.

Liguei para a Rota hoje, iria comprar as molas para diesel normais.

Só daqui 15 dias.

Agora vc me diz que com as molas grandes (que teoricamente eu prefiro) não fica ruim, junto com os ranchos. Logo acho q vou optar para as molas grandes.

Só uma perguntinha, qual pneus vc usa na Camper com as molas altas ?

Abracos esperando as molas chegarem....

PB

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Ralado, não entendi bem sua experiência: você colocou que molas na Camper e que ficaram muito baixas depois de instaladas ?

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Tirando dúvidas.....

quando peguei a camper, ela estava com as molas arriadas, duro pacas, porém fazia curva como se fosse carro de passeio. media +ou- 175cm. Troquei os coxins de cabine e coloquei calços de 5 cm, ela passou para 180,5cm. Comprei as molas altas da rota (zero KM)* e coloquei no carro, que passou a medir 188,5cm, troquei os pneus por 275/70 r 16 ( pouco mais que 31, porém menso que 32 pol.) e atualmente a caranga está com 194,5cm. Estou batalhando um amortecedor 1113 pra colocar no carro, pois como a grana acabou, optei por fazer em caa uma gambi, e aproveitar os amortecedore que tinha, mas assim que der coloco os 1113... só não ponho rancho, pois a grana não está dando nem para os 1113, quem dirá os tão sonhados rancho. (Paulo, vc já está com os ranchos... parte para a molas novas)

*antes de partir para as molas ALTONAS, tentei usar umas molas para diesel que estavam supostamente meia vida, mas só gatei meu tempo instalando , pois em um dia já estavam dando batente.

Abraçones

Ralado

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Fpandur,

o lance das molas, é o seguinte: não fique imprecionado com o tamanho das molas fora do carro comparadas às que estão fora, pois como os mmotores S4T e Q20B são muito pesados, podem comprimir ou fadigar as molas.
    Situação ideal: com a mola nova em mãos, vc retira as molas do seu carro e compara. Amola usada sempre estará mais baixa que a nova, poém se ela estiver muito menor, é pq o peso do carro acabou "comprimindo" a mola visualmente vc diagnostica a troca. Também tem a possibilidade do material da mola fadigar e destemperar, nessa segunda opção a mola fora, parece estar boa, pois ainda está próxima do tamnho original, porém a capacidade de suportar peso dela está "danificada" e ao colocar peso ela SEDE muito mais doque deveria...
    Esse segundo caso é o que eu tive quando instalei umas molas que estavam visulmente boas, porém depois de instaladas, não duraram um dia.

Abraçones

Ralado

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. MOLAS
      Por xande no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 195
      Última resposta: 06/01/2008, 14:45
    2. Respostas: 35
      Última resposta: 08/01/2005, 03:45
    3. Molas Fiat X Molas Band X Sugestões...
      Por GuTo_Cerulli no fórum Jeep Willys
      Respostas: 36
      Última resposta: 12/11/2004, 23:29
    4. DAVID AUGUSTO - Este cara existe?
      Por Cotrim no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 19
      Última resposta: 19/05/2004, 17:19
    5. duvida sobre feixe de molas e calço da carroceria
      Por Santoro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 26
      Última resposta: 08/05/2004, 21:55

Permissões de Postagem