Boa tarde colega Fernando!
Colega, a instalação no meu caso não foi muito difícil devido a configuração do motor e do cambio, e caixa de direção, vou tentar passar um resumo.
1- O meu Engesa é o F1 com motor Maxion / cambio de Toyota 4m sincronizado com direção D20.
2- Em questão do motor não vejo muito obstáculo, pois o meu toma um espaço legal, tem varias outras configuração de motores menores que pode facilitar.
3- A caixa de direção neste caso se for original irá atrapalhar no suporte da base do guincho, pois a mesma e fixada na parte de dentro do chassis, no meu caso a caixa de direção e da D20 e é fixada do lado de fora do chassis, desta forma se ganha um espaço razoável para base e o guincho, já com a caixa original não sei informar se da certo.
4- Como vce vê na foto a frente não precisou mexer em nada, exceto o gancho de ancoragem do lado do passageiro.
5- A travessa do cambio eu tbm mudei, reforcei a aumentei a altura final do cambio para maior segurança da tomada de força que ficava muito rente a longarina.
6- No piso fiz uma pequena modificação para alojar a toma da força no cambio, coisa fácil.
7- Em ralação ao cambio, fica mais fácil o instalação.
8- É muito importante que o guincho seja comprado para o Engesa com as configurações acima ou semelhante, pois fora disto séria muito complicado a instalação no Engensa, visto que o mesmo foi fabricado sem esta opção (falha de Fabrica que opta por um guincho elétrico).
Resumo geral :
O Guincho mecânico na Engesa, muitos tem a opinião que não compensa e quase impossível colocar, se for colocado na ponta do lápis, sai muito mais caro que um guincho elétrico, concordo, mas como isto foi de ego meu, resolvi colocar o guincho mecânico, eu não fui o primeiro nem serei o ultimo, uma coisa é certa antes de instalar o meu verifiquei antes alguns colegas que tinha na Engesa com guincho mecânico, verifiquei a instalações de todos, ( a satisfação de um guincho mecânico estava estampado no rosto de todos estes colegas, isto não tem preço).
Colega espero ter ajudado um pouco vce, não sei qual e seu Engesa o qual sua configuração, mas uma coisa é certa, o negocio e pesquisar e ter certeza do que vce quer, pois assim vce não se arrependera mais a frente.
Obs.: Estou ao contento 110% com esta aquisição.
Sds
Cabelo F1