Eduardo
Valeu a dica
Vou dar uma olhada para ver se da para arrumar :wink: :wink:
Brigado 8) 8)
Versão Imprimível
Eduardo
Valeu a dica
Vou dar uma olhada para ver se da para arrumar :wink: :wink:
Brigado 8) 8)
Xara , a articulação do limpador do meu Engesa é do mercedinho 608 , não sei se as fases são iguais . Mesmo assim tem que fazer um trabalhinho de ajuste . As palhetas são de 13" ou 33 mm .
Obs. No F3 é inferior .
Dá um trabalhão danado tirar essas articulaçôes inferiores , para alguns parafusos vai precisar de um ajudante pra segurar a porca internamente que sustenta o suporte onde a articulação trabalha . Os elétricos não gostam de mexer por que perdem muito tempo , e cobram bem por isso , é melhor fazer com algum colega , tomando uma cerva e contando causos .
Bom trabalho ...
"..., o que tens instalado no seu Engesa, faz sentido, pois o eixo deve ser igual ao do fusca, porém tamanho maior...
Achei uma foto do Engesão do Fábio Vernizi, onde dá para perceber como é o ideal, e como eu gostaria que ficasse, dá uma olhada e confirma se a área de limpeza é como a sua, ou melhor se tiveres uma foto..."
Grande Eduardo, desculpe o pequeno atraso na mensagem :) mas é que estive fora da lista por um longo período e somente agora estou retornando.
Bom, pela foto do Engesão do Vernizi me parece que está idêntico ao que eu usava no Brutus e que agora estou usando no MAMMUTH, a aste ou o braço do limpador é o da Kombi antiga, se caso vc não encontre pode experimentar usar a do fusca 76 em diante que é quase igual(pouco menor).
Já as palhetas, vc pode usar a da marca DYNA modelo 1955 (1x13"/324mm)com aplicação para os seguintes carros:
- Dianteira:
Gurgel-Motomachine 91-95;
LADA-Niva 90em diante e Laika 90-95;
-Traseira:
ELBA 86-90;
UNO 84-94;
CARAVAN 73-88;
VARIANT II 78-83;
Já o motor do limpador eu uso o do Santana que tem 2 velocidades, para automática e temporizador, sendo que este está numa chavinha separada(tipo tic-tac)....
Acho que eh isso, não sei se ajudei :D
Tentarei anexar uma foto do MAMMUTH para vc ter uma idéia.
Valew Silvio,
Ainda estou com problema no limpador... :?
Estou no aguardo da foto... :wink:
[]'s...
Terminei hj a reforma do limpador de parabrisa ... deu muito trabalho , se fosse pagar p/hr pra alguém fazer iria ficar uns $ 300,00 ... rs ... ou mais ... só de mão de obra ...
Os pivos estavam com folga no encaixe do braço , mesmo sendo relativamente novos ... , soldei na base de encaixe pra tirar a folga ... nos 2 ...
Foram trocadas arruelas , porcas e parafusos desgastados ... o que mais come tempo é tirar e colocar as porcas , o espaço é muito peq. , só pra desmontar levei mais de 3 hrs ... rsr ...
O jogo que tinha era tanto que forçava o braço do limpador , pegando angulo errado de trabalho e até parando ás vzs ...
Seguem algumas fotos ...
- Churrasqueira com braços de articulação - pivos soldados ...
- tira de mangueira de borracha nos parafusos de fixação da churrasqueira pra servir como guia e vedação ...
- Parafuso de fixação com cabeça soldada numa chapa presa por um paraf. soberbo para que o parafuso fique preso e facilite o trabalho , original é parafuso passante , devem ter sido o eng. Manuel e o eng. Joaquim que projetaram , um ficava dentro do carro segurando os parafusos com uma chave e o outro apertava ou soltava as porcas ... rs
- as porcas e arruelas ja colocadas a espera da churrasqueira ...
- churrasqueira colocada , só falta colocar a borracha de vedação e apertar as porcas que é um trampinho bem demorado pela falta de espaço ...
Fiz o teste e está muito bom ... ta com força e curso corretos ... era só tirar o jogo ...
abs ...
Caros amigos.
Sou novo no Forum e tenho um F1 a 2 anos e estou reformando ele.
No caso do limpador do parabrisa indicaram o mecanismo do Gol III por ter o motor pequeno e os braços c/ tamanho ideal sem precisar de corta-los.
Quando estiver pronto colocarei as fotos.
Abraços.
CARO ERICH
Como vc esta reformando seu ENGESA , pq vc não coloca o limpador de parabrisa para baixo como eu fiz , ficou 100% , usei todo o conjunto da KOMBI das mais novas , já tem 3 anos e nunca deu defeito .
Guilherme,
Poderia me enviar fotos de como ficou a instalação? Assim posso ter uma idéia e não fazer besteira.
Obrigado...
Guilherme , vc poderia me enviar as fotos também , é que este limpador de pára-brisa é um problema crônico no meu engesa .
sbgerson@ig.com.br
abraços
o turma, e o motor do limpador em? q vcs tao usando? o meu original, ja ta pedindo arrego, nao sei se compensa troca os carvoes e etc... to querendo comrpa um novo, pq o meu ta com duas velocidades, lento e mais lento ainda hahahahahhaha.
alguma sugestao?
PESSOAL
No FROTA 4X4 tem fotos de todo jeito deste limpador , o título é : ENGESA E4 87 F-I : enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .
XARÁ , se vc colocar em baixo , o motor e tudo é da KOMBI das mais novas .
Já estou com ele ha 3 ou 4 anos sem um defeito .
hummmmmmmm xara... vc e suas ideias milaborantes que me animam e deixam o escorpiao dentro do meu bolso "orissado" de raiva ahhahahahaaahahhhaa. vou procura estas fotinhas... quero ver esta arte.... e quem sabe ate troca!
Pq meu limpador ta ruim, mas ta ruim.... meu deus... e assim , eu gosto dele em cima, mas o muedor de carne ligado eh dureza.
acho q no minimo preciso troca o motorzim viu... o lasquera.