No meu esta com essa configuração de pneus, coloquei o kit da rota (calços de PU + molas maiores) e até agora só alegria. Sou irmão do MaGao.
Versão Imprimível
No meu esta com essa configuração de pneus, coloquei o kit da rota (calços de PU + molas maiores) e até agora só alegria. Sou irmão do MaGao.
Oi Geandré,
Pois é, não tô querendo elocubrar muito não. Tô querendo pegar esse kit da Rota 4x4, mas não consigo falar com eles.
Ligo pro 11 2971 0588 e 0584, a chamada é atendida, ouço a gravação sobre a empresa e depois fica mudo. Já liguei mais de 10 vezes esta semana e nada. Acho que estão mesmo em recesso de fim de ano. Se for isso, deveriam avisar no site e tb na gravação telefônica. :freaking:
Enquanto a Rota 4x4 não volta do recesso, vamos trocando ideias! :dance:
Ontem conversei com o meca. Ele tb é torneiro. Ele deu uma sugestão de fazer um sanduíche, aproveitando os atuais calços de 4,5mm que seriam utilizados embaixo do suporte. Ou seja, os parafusos não ficariam em contato direto com a chapa do suporte, mas no calço de 4,5cm. Seria assim: parafuso + calço 4,5cm + chapa do suporte + calço de 15cm + porca.
Pra fazer os 10 calços de carroceria ele pediu 5 tarugos de PU de 30cm x 80mm. Para os parafusos ele pediu 10 pedaços de 30 cm de aço aftn 1045 trefilado de 5/8" + 20 arruelas de 20mm + 20 porcas parlock de 16mm com passo de 1,5mm. A soma das despesas de material mais mão de obra, chega a R$ 700. :shock:
Lendo aqui este tópico entendi que pro calço de carroceria parece que é melhor usar nylon por ser mais duro, e PU é mais indicado pro calço de suspensão por ser mais flexível.
Ainda tô achando melhor pegar a solução pronta da Rota. Esse calço de PU da Rota que vc comprou é o de carroceria ou de suspensão? Se for o de carroceria, lembra quanto pagou?
Não é mais fácil e mais barato cortar o suporte original de ferro que é fixado ao chassis, mandar cortar e dobrar um novo, com parede mais grossa, na altura desejada e manter os calços originais?
Ao menos para o jpx todo munda faz assim. Mandei fazer 9 calços em forma de U com 15cm e na época não custou 50,00.
Abs.
Dino, conversei com Caca e ele me disse do calco de PU , vamos mandar fazer juntos ai em salvador, os de nylon ficam muito duros e diminuem o amortecimento de impactos na carroceria... nao acho vantagem.... abracos
A vantagem de usar calços sem alterar os suportes do chassi é a possibilidade de alterar ou até reverter para o original, no caso de vender a viatura ou mudar sua destinação.
Eu usava a Camper só para trilha e estava com 13 cm com dois calços de PU empilhados (7 + 6 cm). Agora que decidí usá-la no dia-a-dia e viagens, vou retirar um deles e ficar só com o de 7 cm (suficiente para manter os pneus 33').
Uxío , vc vai tirar os 7.50 x 16" ( 31" ) e colocar 38 " sem mexer nos eixos ??
E pra colocar o motor Diesel ?? tem como legalizar não colocando motor eletrônico ??
Na minha opinião a idéia do Leo é bem interessante com viga de ferro U da pra fazer quadrados e usar os parafusos e calços originais ... simples e rápido de fazer ...
Não esqueça que subindo a carroceria vai ter que mudar a posição das panhards , do eixo de direção , da mangueira de abastecimento ... se for embr. original vai ter que mudar o limite da capa ... molas , amortecedores ... acompanha de perto o trampo pra não ter surpresas ...
abs ... e muitas trilhas em 2012 ...
Edu
Opa galera!
Olhem meu álbum de fotos na assinatura.
Tem uns calços que fiz.
Léo, essa solução que vc passou tb é interessante, e vou conversar com o meca. Valeu mesmo!
Pois é João, tb tinha a idéia de PU. Mas pelo que andei lendo, para calço de carroceria de 5cm PU é ideal, porém calços de 15cm parece que nylon é melhor, justamente por não ser tão flexível quantro o PU. Mas continuo pesquisando e ouvindo a experiência de vcs.
Já tá rolando a lista pro evento de Serinhaém, de 10 a 12/02. Posso colocar teu nome na lista?
Walter, não pretendo colocar o Galego pra rodar no dia-a-dia. É só pra trilha mesmo. Porém a vantagem que vc apontou é interessante. Valeu!
Eduardo, na dianteira vou trocar o D30 pelo D44 + semi-eixo reforçado + relação 5,375 + bloqueio e-locker.
Na traseira vou colocar semi-eixo reforçado + relação 5,375 + bloqueio e-locker + freios a disco.
Já me informei no Detran e tem sim como legalizar o motor que não é eletrônico.
Tb achei interessante a idéia de Léo. Amanhã mesmo conversarei com o meca sobre isso.
Tô sabendo das alterações com a subida da carroceria. Já comprei mangueira de combustível nova. A embreagem será a mesma da S-10 que veio junto com o motor. As molas vou comprar o kit da Rota 4x4. Já tenho os amortecedores do MB 1113.
Se eu acompanhar mais de perto, o meca me expulsa da oficina. Todo dia falo com ele, e 3 vezes na semana vou na oficina, pq é um pouco longe de onde moro (aproximadamente 35km). Por enquanto o serviço está na fase de "encaixar" direitinho o conjunto motor + caixa + redução no Galego.
Valeu mesmo pela atenção e dicas. Tb desejo muita lama pra vc em 2012! :mrgreen:
Valeu Kim! Fotos no teu álbum não faltam. Verdadeiro ensaio fotográfico. Parabéns pela paciência em registrar tudo com fotos e compartilhar com os demais. Abração, Uxío
molas maiors e calços foi R$ 1.000,00.
calços.. vai e pU não e tão maleavel assim como dizem... depois de apertado a resistencia e bruta companheiro!! vai sem medo uso 3 polegada mais pode aumentar mais se quiser!!!
Anexo 326415Anexo 326416Anexo 326417Anexo 326418Anexo 326419
http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...isc/pencil.png
Gente.
Cuidado com o custo das olucubrações e vans filosofias.
Se você mantem o calço original de borracha a questão de amortecimento de vibração está garantida. A partir daí qualquer calço que se sobreponha ao original fará o papel do chassi ou das longarinas da carroceria. Não interessa se ele é muito duro. O calço complementar pode ser até um tarugo de aço, desde que ele seja montado sobre o original que é de borracha. Daí, o nylon é uma das opções mais baratas, práticas e eternas. Você compra um tarugo de nylon de 65 ou 80 mm de diâmetro, corta no comprimento que quiser 10, 7, 15 cm (utilise torno para manter o paralelismo) e faça o furo para o parafuso. O meu está assim a 7 anos. O nylon é duro e barato. O poliuretano é mais macio, flexivel, porém muito mais caro. A borracha está sujeita a contaminação por diesel e similares e assim perde as características. Daí novamente o nylon se destaca. É eterno. Como os calços originais são de borracha, um dia eles irão ressecar (devido principalmente aos derivados do petróleo) e aí é so comprar o que existe no mercado: calços da linha GM. Monte-os sob os calços de nylon e seja feliz novamente. Alem do que os calços de nylon são bonitos e faceis de limpar. Calços de nylon são melhores que as havainas pois estes duram para sempre, coisa que nem os poliuretanos vão durar.