Como filósofo de formação, digo que essa frase é a mais pura verdade.
Já que para nós filósofos, importam mais as perguntas que as respostas.....:mrgreen:
Versão Imprimível
Rogerio Nunes, Caveso, e Guilherme Abreu,
Desculpe se pareci um pessimista. Mas não era a intensão.
Não sou especialista em mecanica, tenho uma camper a pouco tempo. E tenho a intenção de levanta-la. Quando peguei informações sobre isso, foi o que ouvi. Inclusive foi falado para prestar bastante atenção nesse fato. Apenas por isso comentei. Poderia ser algo, que vcs não tivessem pensado.
Abraços
PB
Sem problemas, amigo!
Todas as idéias aqui são bem vindas!
AMIGO PAULOBARBOSA
Fique tranquilo amigo , embora vc tenha uma CAMPER ( QUE EU ACHO LINDA ) a pouco tempo e vc só tem 151 mensagens aqui no fórum ?. Sua preocupação é muito válida , não foi com a intenção de chamar a sua atenção pelo seu comentário , foi só esclarecimento mesmo das experiencias que nós temos .
Repito novamente , sua opinião e a de todos daqui não importa qto tem de experiencia ou de fórum , " TODOS DEVEM MANIFESTAR SEUS PENSAMENTOS E DÚVIDAS ) só assim que conseguimos crescer em tudo .
Manda lá qquer dúvida ou opinião será bem vinda .
Eu de minha parte , repito novamente , muito obrigado pela sua preocupação .
E BEM VINDO AO NOSSO CONVÍVIO .
ABRAÇÃO
Guilherme,
A pergunda enigmática, foi só pra fazer uma brincadeirinha, pois eu já tinha perguntado ums 5 vezes, de formas diferentes, a mesma coisa sobre as buchas - aliás parabéns pelas respostas e imagens ( esse é para o Roger), pois se eu consegui entender tudo sobre esse esquema alternativo das buchas, qq um entenderá... rsrsrsrsrs ( cabeçudo eu???)
Paulo,
o lance do calço mais firme nas camper's é o seguinte: como a carroceria da camper é muuuuito pesada e a rosca que prende o parafuso é fixa na carroceria ( no engesa é um parafuso passante ) o mais indicado é usar calços mais duros e com furação justa e manter os calços originais, pois em qq jipe a carroceria "dança" sobre o chassi, e isso é muito importante para os veículos off-road. Assim, essa folga ( torção da carroceria ) é feita apenas pelos coxins originais (no chassi) e não força o ponto de fixação dos parafusos, na carroceria, evitando que se danifiquem.
Uma dica bem legal, é quando for levantar a carroceria, levante também o câmbio, pois assim vc deixa o motor mais nivelado ( reto ) e melhora a lubrificação dele. Quando calcei a minha em 5cm, vi que o túnel do câmbio ficou com uma folga boa, que não havia inicialmente, aí coloquei uns calços de 3 cm no suporte do câmbio. Ficou show, alé de nivelar o motor, deu mais espaço entre a parte de trás do mesmo e a parede corta fogo.Dá até pra mexer na bomba de combustível por cima, sem grandes dificuldades.
Abraçones ALL
Ralado
Ahhh. agora entendi. Essa preocupação tem que ser maior na Camper do que nos Engesas.
Eu só tinha levantado a duvida, pois foi o que falaram comigo.
Abracos e boas trilhas.
Pb
O importante é estar sempre em QAP e jogar as idéias para serem debatidas... eu mesmo vivo dando uns "pitacos", porém muito é de ficar ouvindo, lendo e debatendo com a galera. Ciotado do Kim, do Guilherme, Edu e etc... que vivem me explicando as coisas - rsrsrsrs
Abraçones
Ralado
Ops: já colocou os Ranchos na viatura??? Vendeu os 1113????
Já coloquei os ranchos. Já vendi os 1113 para a camper do Igor de Valença.
E agora estou trocando as molas.
PB
Pense na possibilidade de calçar o câmbio em 3cm, fica bem legal esteticamente e o motor vibra menos.
Abraçones
Ralado
PS: só agor aque dei conta que o Igor em questão é o que mora aí... abraços pra família toda
Só agora li os comentários e vi as fotos ...
O que acontece é o seguinte , os calços originais casam em 2 meia luas na chapa do chassi , se ficar só o calço inf. original , fica só 1 meia lua e existe a tendencia de correr a carroceria e até danificar a meia lua pq a furação no chassi é bem maior que o diam. do parafuso ... não precisa a furação da borracha ser exatamente o diam. do parafuso , isso não influencia ... e por mais que se aperte pode correr ...
No meu F3 os parafusos do assoalho não são passantes , depois de perder varias vzs por vibração colei com loctite ...
abs ...
Esquenta não Paulo!!
Juntando todas as nossas experiências, opiniões e também "achismos" é que chegaremos a um consenso para resolvermos os problemas e desafios que aparecem naturalmente e outros tantos que inventamos com nossas adaptações em nossas máquinas.Em momento algum seu comentário pareceu pessimista e como os outros amigos já comentaram, todas as opiniões, dúvidas,soluções, são bem vindas sempre.Ser um especialista numa determinada área não confere a ninguém sabedoria plena sobre um determinado assunto e como vc bem disse, "Poderia ser algo que vcs não tivessem pensado" é isso é uma verdade....
Pergunte, opine,debata e com certeza todos sairemos ganhando.
abraços
Amigos Engeseiros,
Posso desenterrar este tópico? ;)
É o seguinte: O Galego está passando por uma mutação. Tá saindo o motor opala 4 cilindros e tá entrando o MWM 2.8. Hoje o Galego está com rodas e pneus originais (Fate Super Agarre 7,50 x 16) e calços de carroceria de PU vermelho de 4,5 cm.
Porém, como vou colocar pneu Maxxis Creepy de 38x13 R15, terei que subir mais um pouco a carroceria. Uma vez conversando com Luiz da Rota 4x4, ele me informou que nessa loja tem a venda um kit pronto de calços de 14cm próprios pra Engesa com pneus grandes.
Tento ligar pra Rota 4x4 desde ontem, mas não consigo ser atendido. No site não diz nada, mas acho que estão em recesso de fim de ano. :parede:
Aqui neste tópico, a maioria dos posts trata do calço original ou um pouco mais alto, e já sei que existem calços de vários materiais: nylon, polipropileno, poliuretano (PU), tecnil e borracha lonada. Não entendo nada das especificidades de cada material e aí surge minha dúvida.
Como vou colocar calços bem maiores no meu Engesa, na opinião de vcs qual seria o material ideal para os calços de 15cm? Informando que o Galego é só pra trilhas. No dia a dia vou de Abutre.
Valeu pela ajuda!
Uxío