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  • #121
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    CARO FUGGER

    Acredito que este do 1313 que vc citou deve ficar muito comproido tanto fechado qto aberto , nescessitando de levantar muito o ENGESA/CAMPER , senão baterá no fim qdo fechar .

  • #122
    Usuário Avatar de fugger
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    Guilherme

    aí depende da suspenção que vc vai usar...

    []´s

  • #123
    Pessoal

    Estava decidido a colocar os amortecedores do MB 1113, mas aí apareceu uma dúvida.

    A abertura da suspensão dos engesa/camper é limitada pelo amortecedor. Como o curso do amortecedor do MB 1113 é maior ninguem nunca perdeu nenhuma mola por aí? Ao abrir todo o amortecedor do MB 1113 provavelmente as molas originais cairão!!!!

    Nessa caso acho que seria prudente usar uma cinta para limitar a abertura.

    Aguardo comentários...

    Alguem ja conseguiu as especificações dos amortecedores traseiros originais dos engesa (L- 12776)? Devem ser mais macios ou mais duros que os dianteiros?

    Abs

  • #124
    ops tem as especificações do L 12776 na tabelinha. Abs

  • #125
    Contribuindo para a discussão coloco minhas impressões dos amortecedores do MB 1113 na camper.

    Lembrando que uso molas originais diesel, pneus 32" e calço de 5 cm.

    A dirigibilidade no alfalto ficou muiiito boa, diminuiu bastante a rolagem lateral em curvas. Agora na terra ficou mais desconfortavel, em grandes buracos o amortecedor segura bem e praticamente acabou a sensação de io-io, mas nas pequenas imperfeições do terreno a trepidação aumentou consideravelmente.

    Abs

  • #126
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por fhsantos
    ...A dirigibilidade no alfalto ficou muiiito boa, ... Agora na terra ficou mais desconfortavel, em grandes buracos o amortecedor segura bem ... nas pequenas imperfeições do terreno a trepidação aumentou consideravelmente...
    É, Flávio. Dimensionar amortecedor não é nada fácil. No meu ViraLatas tô com 4 am´s traseiros de F1000. Se eu passar em lombadas, sem reduzir a velocidade, bate até o documento.
    Abração.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #127
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    Tenho em meu ENGESA 4 molas com fio de 16mm , as dianteiras tem 40cm e as traseiras 49cm , e uso 4 amortecadores do 1113 , ACHO MEU ENGESA UM ESPETÁCULO , finalmente acertei em cheio com as molas ( tamanho e dureza ) e amortecedores .

    Com relação aos amortecedores do F-4000 , são mais firmes ( duros ) do que os do 1113 , mas te 2 incovenientes : 1º - São mais curtos um pouco do que os originais , SÓ PODEM SEREM USADOS COM AS MOLAS ORIGINAIS
    2º - Os olhais são menores , tem que trocar os olhais por maiores .

    Mas são muito bons , para quem tem ou quer ter o ENGESA/CAMPER da altura original é uma boa opção tb , mais firmes ( duros ) do que os originais e os do 1113 .

    ABRAÇÃO

  • #128
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu
    Com estas molas mais altas e estes amortecedores do 1113 , vai dar tudo certo (...)
    Opa.
    Ontem, por puro acaso, verifiquei que o curso da suspensão aberta é, ou está, pequena (amortecedores originais Engesa, molas originais- diesel na dianteira)
    Daí a pergunta: com as molas originais, é possível usar os amortecedores do 1113?

    Abs
    Aurélio

  • #129
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa Aurélio!

    Sobre sua pergunta, pode-se colocar sim os amortecedores MB com molas originais.

    Abraços.

    Kim.

  • #130
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Valeu, Kim
    Vou cotar amanhã ou segunda e depois te falo.
    A minha dúvida era se com amortecedores maiores não há risco das molas soltarem quando estiverem na abertura máxima.
    Mas, agora com sua orientação, vou nessa!
    Abs
    Aurélio

  • #131
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    AMIGO AURÉLIO

    O amigo KIM já respondeu , mas vai lá de novo , com as molas originais , dá pra colocar os amortecedores do 1113 tranquilo , melhora muito , e se vc tem motor díesel , da uma olhada na espessura das molas dianteiras , RECOMENDO a vc colocar molas com fio de 16mm , se forem as de 15mm , é uma ótima idéia vc trocar pelas as molas de 16mm .

  • #132
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu
    AMIGO AURÉLIO O amigo KIM já respondeu , mas vai lá de novo , com as molas originais , dá pra colocar os amortecedores do 1113 tranquilo , melhora muito , e se vc tem motor díesel , da uma olhada na espessura das molas dianteiras , RECOMENDO a vc colocar molas com fio de 16mm , se forem as de 15mm , é uma ótima idéia vc trocar pelas as molas de 16mm .
    Opa.
    Obrigado, Doutor.
    Troquei as molas recentemente, pois a viatura estava com molas dianteiras para motor a gasolina e com calços de tecnil. As poucas vezes que sai para uma trilha estranhei que dava batente toda hora, mas como ainda estou, digamos, conhecendo a viatura , achava que era por conta da suspensão mais macia. Quando observei melhor e vi as marcas nos elos percebi que tinha algo errado. Daí, conversei com o Igor e comprei as molas originais para motores diesel.
    Como já tinha corujado o tópico com suas informações, quando chegaram medi a espessura dos fios: 15,5mm.
    Ficou, claro, bem melhor.
    Mais uma vez, obrigado pela dica.
    Abs
    Aurélio

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