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  • #1
    Usuário Avatar de Caiogaucho
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    Valeu Eduardo!! No sábado pela manhã estou subindo a serra para ver de perto o Engesa que estive "namorando". Na volta te conto e, se me permitires, vou abusar dos teus conhecimentos engeseiros. Se puder, me adiciona no whatsapp (51 81665669).

    Abração!

    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Caio,

    O 4.1 se refere ao 6 cilindros a gasolina (GM250), e o 4.0 se refere ao S4 diesel. Nas Silverados encontras o 4.0 S4, o 4,1 gasolina e o 4.2 MWM Sprint.

    Nesse link tem alguns arquivos que eu juntei sobre motorização e similares da D02. Tem catálogo dos Maxions S4.

    http://www.4shared.com/folder/Yq2sxNh1/D20.html

  • #2
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    Eu acabei não editando e perdi a permissão, então aonde lê-se
    A partir da sua sugestão do hsd máxiom que é o 2.5 que saiu, por algum tempo, nas rangers, certo? É um motor que divide opiniões aparentemente hehehe vi tópicos por aqui com discussões grandes sobre ele.
    Eu quis dizer:

    A partir da sua sugestão do hsd máxiom eu fui pesquisar e este é o 2.5 que saiu, por algum tempo, nas rangers, certo? É um motor que divide opiniões aparentemente hehehe vi tópicos por aqui com discussões grandes sobre ele.
    Eu esquadrinhei a internet em busca de engesas que saíram originalmente com o motor 6cil do opala e só achei referências vagas e adaptações, mas eu poderia jurar que há originais por aí nessa configuração. A informação procede, pessoal? A impressão que sobrou é que são todas adaptações.

    Estava fuçando na internet sobre o que poderia ser feito com esse motor e achei muita coisa legal mesmo, desde injetar usando o cabeçote da silverado (mantendo só a parte de baixo do opala) até usando os kits que são encontrados por aí (pandoo, fueltech, megasquirt ...) só que me lembrei que faltou verificar se o engesa que eu dirigi era o 250S mesmo ou um 250 comum, dessa indagação é que fui caçar qual era a versão original para o ano de 1987 e só achei adaptações ou coisas vagas como https://salaodocarro.com.br/engesa/j...ficha-tecnica/

    Espero concluir a compra entre essa semana e a outra, no máximo. Apesar de saber que o ideal seria conseguir comprar um com capota rígida e diesel, não vai ser possível e esse que escolhi pode, pelo menos, já tem muita coisa (como a capota rígida que me permite usá-lo como único carro).
    4X4 Brasil

  • #3
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    Caro Eduardo, analisa um momento um detalhe.

    Se a grande maioria esmagadora dos engesas foram modificados, é por um motivo forte, correto? Se essa modificação envolve justamente o motor, compensa compra um engesa justamente com esse motor? É o mesmo caso dos Jipes com motor BF161, 6 cilindros, lento, beberrão e fraco. É a primeira coisa que trocam nos jipes é o motor, sendo assim no engesa ocorre quase o mesmo, só por dizer que o GM 250 é muito mais moderno, forte e esperto que o motor do jipe, porém ele continua sendo muito beberrão.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Caro Eduardo, analisa um momento um detalhe.

    Se a grande maioria esmagadora dos engesas foram modificados, é por um motivo forte, correto? Se essa modificação envolve justamente o motor, compensa compra um engesa justamente com esse motor? É o mesmo caso dos Jipes com motor BF161, 6 cilindros, lento, beberrão e fraco. É a primeira coisa que trocam nos jipes é o motor, sendo assim no engesa ocorre quase o mesmo, só por dizer que o GM 250 é muito mais moderno, forte e esperto que o motor do jipe, porém ele continua sendo muito beberrão.
    Concordo plenamente com a colocação do consumo, mesmo que fosse jogado o 6cil no mato e substituído por um vortec ou qualquer outro motor mais novo flex, ele acabaria custando mais pra rodar do que um à diesel. Principalemnte por esta razão[1] vocês foram enfáticos na recomendação de compra de um engesa já com este tipo de adaptação feita.

    A minha pergunta foi bastante trivial, apesar de tê-la obscurecido com o resto do texto, eu estava querendo saber se saíram engesas originais com o motor 6cil da GM e, caso essa resposta seja afirmativa, era um 250S, 250, 4.1 ou 4.1/S ? Peço desculpas se enfatizei o consumo ou soei alarmado por ele.

    Acho que estou exagerando nas edições pela metade dos meus últimos posts, mais uma correção do meu texto:
    ...Apesar de saber que o ideal seria conseguir comprar um com capota rígida e diesel, não vai ser possível e esse que escolhi pode, pelo menos, ser usado como carro únicoque tem muita coisa (como a capota rígida).
    [1] Sendo o custo total da conversão (mão de obra, motor e demais peças) outro fator de grande peso.
    4X4 Brasil

  • #5
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    Toninho, presta atenção no que eu disse. O S4 dura pkct! Isso não restam dúvidas, mas a questão é rodar 1.000.000 de km com um engesa. Um caminhão que tu rodas uma média de 500 a 700km por dia é bem diferente de um jipe que tu rodas cerca de 500km num mês! Olha a discrepância de tempo. Por mais que tu rodes 100.000km por ano com um jipe, creio que em 10 anos já terás trocado de jipe pelo menos duas vezes.
    Um carro de empresa que roda muito, mal roda 80.000km por ano!

    Se fores rodar diariamente e intensivamente com um veículo, é ilógico rodar de jipe, com pneus e manutenção muito mais caros. Para isso tem carro pequeno que um jogo de pneus custa o mesmo que UM pneu de jipe, sem dizer que troca 3 litros de óleo em vez de 10 litros, e sem contabilizarmos todo o resto de manutenção e consumo. Seria o mesmo que usar o Volvo NL10 para o dia a dia como um carro de passeio.

    Eu tenho um F1000 que fica a semana toda guardada, para o batente diário tenho um escort hobby que é muito mais barato de usar que a F1000. Mas a F1000 me atende de forma diferente que o escort nunca me atenderá. Ambos tem 200.000km rodados. O MWM da F1000 está novo, o escort eu já fiz retífica completa nele há 5.000km. Mas explodi um pneu 35" da F1000 que custou 1.090,00. O jogo de pneus do escurt custa 500,00! A retífica do motor do escort não custou 1200,00...

    Entendes porque nunca rodarás 1.000.000 com um engesa? Se estivéssemos nos EUA aonde peças e pneus custam muito menos que no BR, daí sim se rodaria tranquilo esses 1.000.000 de km. Mas cada regra tem a sua exceção...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
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    Entendes porque nunca rodarás 1.000.000 com um engesa?
    Meu caro Edintruder, não vamos ficar aqui divagando, pois o assunto não é este, vou exemplificar uma pessoa que só tenha o Engesa como forma de deslocamento, não tem outro tipo de carro só o Engesa, e o adeque ao seu dia a dia da melhor forma possível, sem se preocupar com qualquer tipo de comparação de gastos, roda-se fácil estes quilômetros todos que estamos aqui a conversar sem problema nenhum, sem falar que o meu é muito macio e confortável. Só quis dizer que é fácil (independente do tempo que se vai levar) se atingir essa longevidade no quesito motor.
    TONINHO
    ENGESA 86 F1 - SheeiK AZUL
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  • #7
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    Engesa comprado!
    Eu precisarei trocar as mangueiras de combustível e a bucha do amortecedor, se é que existe reposição pra isso, e mais umas coisas menores.

    Eis o link para as primeiras fotos que tirei com ele.
    https://goo.gl/photos/U2hyUFBpZUB2VQj27

  • #8
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    Olá Eduardo, muito bem vindo ao time dos Engeseiros. Boa sorte e seja feliz com seu Engesa. Bonita viatura.

    Flavio
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    Sprinter 2004 - (Minha Noiva) Motor Casa

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Flavio Junges Pereira Ver Post
    Olá Eduardo, muito bem vindo ao time dos Engeseiros. Boa sorte e seja feliz com seu Engesa. Bonita viatura.
    Flavio
    Muito obrigado Flavio, e desculpe-me pela imensa demora em respondê-lo.

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Xara , bem vindo ao time de engeseiros , temos um grupo no zap , me passa o num. do cel. por email que passo pro Uxio inserir vc no nosso grupo ... meu email é eduardovelo@yahoo.com.br

    Não consigo abrir as fotos aqui no trampo , mas qdo chegar em casa vou dar uma olhada na maquina ... tem um engeseiro da sua Região no grupo .
    O grupo é muito legal, a galera ajuda é acessível e ajuda bastante, obrigado pela oportunidade.

    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Não há notícia de que tenha sido fabricado nenhum Engesa com o motor GM 6 cilindros, portanto os que existem foram adaptados. Original de fábrica ou é GM 151 ou Q20B.

    Edintruder, na minha opinião um dos fatores que levam a maioria dos Engeseiros a trocar o motor é que o Engesa é a base perfeita para quem quer construir um veículo personalizado, escolhendo motor, câmbio, eixos, capota, interior... Isso tem mais a ver com o perfil de quem escolhe ter um Engesa do que com a qualidade da mecânica original. Diferente do que ocorre com o JPX, por exemplo, cujo motor é reconhecidamente ruim.
    É claro que existem exceções, como o caso do amigo Eduardo Velo que insiste em manter seu F3 original.

    Toninho Sheik, quantos Km rodaste com seu Engesa (em quantos anos)?
    Walter, obrigado pela confirmação!

    Vou abrir meu tópico de apresentação hoje

  • #10
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    Xara , bem vindo ao time de engeseiros , temos um grupo no zap , me passa o num. do cel. por email que passo pro Uxio inserir vc no nosso grupo ... meu email é eduardovelo@yahoo.com.br

    Não consigo abrir as fotos aqui no trampo , mas qdo chegar em casa vou dar uma olhada na maquina ... tem um engeseiro da sua Região no grupo .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
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    Não há notícia de que tenha sido fabricado nenhum Engesa com o motor GM 6 cilindros, portanto os que existem foram adaptados. Original de fábrica ou é GM 151 ou Q20B.

    Edintruder, na minha opinião um dos fatores que levam a maioria dos Engeseiros a trocar o motor é que o Engesa é a base perfeita para quem quer construir um veículo personalizado, escolhendo motor, câmbio, eixos, capota, interior... Isso tem mais a ver com o perfil de quem escolhe ter um Engesa do que com a qualidade da mecânica original. Diferente do que ocorre com o JPX, por exemplo, cujo motor é reconhecidamente ruim.
    É claro que existem exceções, como o caso do amigo Eduardo Velo que insiste em manter seu F3 original.

    Toninho Sheik, quantos Km rodaste com seu Engesa (em quantos anos)?

  • #12
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    Walter da Camper;2314285]Não há notícia de que tenha sido fabricado nenhum Engesa com o motor GM 6 cilindros, portanto os que existem foram adaptados. Original de fábrica ou é GM 151 ou Q20B
    Toninho Sheik, quantos Km rodaste com seu Engesa (em quantos anos)?
    Olá meu caro Walter da Camper, eu tenho meu Engesa desde 1996 veio com motor Opala 4cc, e são muitas as coisinhas que tive que ir fazendo para ele estar muito bem como está hoje, mais foram coisinhas mesmo aí eu comecei a me informar do que poderia colocar adaptar, e surgiu um maravilhoso motor S4 em 1999(essa foi uma longa história) quando eu decidi que ia comprar o vendedor disse que já havia vendido, fiquei P... da vida com o vendedor pois estava certo o meu retorno para compra-lo, iria custar na época um Maxion S4 R$ 4.500,00 salgado pra caramba, mas tinha que aproveitar a oportunidade. Já na Renon Diesel pedi para conversar com o gerente, porque tinha acertado com o vendedor que ele iria segurar o motor e ele não fez, muito bem vou resumir depois de um papo com o gerente ele me convidou para ir nos fundos da loja, e me apresentou um MAXION S4T novinho com 25.000Km, que estava equipando uma D20 CONQUEST BRANCA, a coisa mais linda esse motor, só que tinha uma trinca na peça que abriga a corrente dentada(acho que é isso)e me daria um bom desconto se eu quisesse ficar com ele, prontamente perguntei o valor e não acreditei quando ele falou pra vc faço... R$ 3.700,00 reais, quanto é isso mesmo perguntei, sim pra tirar essa má impressão que ficou do primeiro contato com a loja. Caramba um desconto de R$ 800,00 e ainda levaria um motor Turbo em vez de um aspirado, aproveitei e perguntei se dividiria em 3x e a resposta sem problema. Show de bola, chamei meu mecânico Sr.Julio que hoje não mais atua na profissão, pois está com mais de 80 anos MECÂNICO com letras maiúsculas, foi comigo até a Renon Diesel para pedir todos os periféricos que acompanhavam o motor, ainda bem que ele foi comigo só tive que comprar a hélice o restante do motor pegamos tudo. Pois bem me alonguei demais no relato mas é coisa que me dá prazer falar sobre meu Engesa, eu rodo com ele uma média de 5.000 quilômetros a cada 15/16/18 meses troco os óleos um ano e meio um pouco mais, rodo pouco com ele. Foi onde surgiu a conversa sobre este motor rodar fácil mais de 1.000.000 de quilômetros, é claro se respeitando muito as trocas de óleo. É isso desculpe me alongar num relato que não tinha nada a ver com a pergunta.


    Valewww
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