http://www.vernizi.hpg.ig.com.br/eng...p-Engesa08.JPG
Versão Imprimível
Ensinando o padre nosso aos vigários...
Sobre os Engesas e seus modelos vamos lá:
Engesa 4 Fase 1 :Primeiros jipes da Engesa fabricados de 1985 a 1988. Motores: GM 151 4c álcool/gasolina Cambio: Clark 240V
Engesa 4 Fase 2 :Nova versão do Engesa, fabricado de 1988 a 1994. Motores: GM 151 4c álcool/gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V
Engesa Jordania :Mecanicamente igual ao Engesa F2 porém 40 cm mais longo, fabricado de 1991 a 1994. Motores: GM 151 4c gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V
As difereças básicas do Fase 1 para o Fase 2 são:
Maior que o Fase 1 em 20cm: 10 entre eixos e 10 na traseira; Frente unica e não mais em 3 partes; Limpador do para-brisa passa a ser embaixo do para-brisa e nao mais em cima; Para-brisa maior; Adoção de piscas laterais; Farois cibié Halogênios; Escapamento ao lado do para choque T.E. e não mais sob a porta do motorista; Bocal do tanque no pára-choque T.D.; Portas maiores; Relaçãoo do diferencial mais longa e reescalonamento do câmbio; Porta traseira com abertura lateral(antes era para baixo); Suporte de estepe inegrado à tampa traseira; Tanque de combustível com 90l (antes era 82l); Remodelamento de espaço interno(ficou bem mais espaçoso); Painel de instrumentos com novos botões de comando no centro do painel do tipo "teclas"; Ventilação forçada de 2 velocidades; Deslocamento da alavanca de 4x4 da lateral direita do cambio para entre os bancos dianteiros; Troca da caixa de transferencia que só é utilizada com a tração na posição 4x4, pois na posição 4x2 a caixa do fase 1 era também utilizada; Com essa nova caixa o "zunido" tipico do fase 1 desapareceu.
Tudo isso segundo relatos da época foram aprimoramentos do projeto Engesa 4 que sairam na vers�o 2 do jipe.
O Engesa Fase 3, que foi fabricado sob encomenda da Jordania (por isso esse nome), com os devidos aparatos da encomenda.
[]s
Fácil né? Agora o espertinho me divide esses 40cm entre o comprimento total e o entre-eixos. :twisted:Citação:
Postado originalmente por Marcelo Freitas
Bem lembrado quantos as propagandas... essas eu tenho em revistas antigas que comprei... e mais algumas! 8) Agora eu não consegui achar 2... uma de um Engesa voando sobre uma ponte de madeira e outra de um Engesa saindo do mato.
Parece ridículo... melhor o Edu Velo medir o Jabiraca mesmo. :?
Nero , assim que possível te passo as medidas ...
Tem mais algumas coisas que seriam interessantes relacinar , como as barras logitudinais por exemplo - parece que tem a mesma medida nas 3 fases , porém a F1 usa a borda de assentamento da bucha pra fora e F2 e F3 usam pra dentro , não sei bem o motivo , mas as molas nos F1 ficam ligeiramente para fora na parte inferior e nos F2 e F3 ficam retas , não sei se isso é de projeto ...
[]s...
Nero . vamos tentar juntar as 3 fases no III DAG , ae vc vai ter alguma coisa pra fazer além de tomar cerveja , hehe ...
Leva uma prancheta e sai anotando as diferenças : medidas , acoplamentos , alinhamentos , formatos ...
[]s...
Outras diferenças em detalhes que posso adiantar :
F1 não tem travessas transversais e longitudinais na parte inferior da carroceria como os F2 e F3
F1 tem acoplamento de embreagem com o cabo rente ao pedal do acelerador , não sei como é no F2 , mas no F3 é atras do cjto de pedais na reta da cuica de freio ...
Limpadores , posição da alavanca de 4x4 , painel , painel frontal de faróis ... essas são manjadas ...
[]s...
Fala Edu!
Esse detalhes técnicos não irão entrar... é algo específico demais... eu só preciso do comprimento do F3 para citar na ficha técnica e mesmo essa está resumida ao que eu considero essencial. :D. Quem quer mais informação pega nos manuais.
Não adianta ficar colocando muita coisa dos originais pq hoje em dia isso quase não existe.
E manutenção essas coisas... tem link para o fórum :wink:
Motor
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
• F1/F2: GM 151 álcool/gasolina
• F3: Perkins Q20B4 diesel
Dimensões
• Comprimento total – F1: 3590 mm; F2: 3760 mm; F3: 0000 mm
• Largura carroceria – F1: 1820 mm; F2: 1820 mm; F3: 1820 mm
• Distância entre eixos – F1: 2160 mm; F2: 2260 mm; F3: 0000 mm
• Altura total – 1850 mm
• Altura Livre do solo – 230 mm
• Bitola – 1540 mm
• Ângulo de entrada – 70°
• Ângulo de saída – 44°
Câmbio
• Fabricante: Clark, modelo 240V
• Relação: 1ª - 6,89:1
2ª - 3,92:1
3ª - 2,34:1
4ª - 1,49:1
5ª - 1,00:1
ré - 6,99:1
Caixa de transferência
• Fabricante: Engesa
• Relação: 1 : 1
Eixo dianteiro
• Modelo: Dana 30
• Relação: F1: 3,90:1; F2: 3,90:1: F3: 3,07
Eixo traseiro
• Modelo: Dana 44
• Relação: F1: 3,90:1; F2: 3,90:1: F3: 3,07
Suspensão
• Tipo: suspensão dianteira e traseira com barras longitudinais oscilantes e barra transversal. Molas helicoidais e amortecedores
Freios
De serviço servo assistido no eixo dianteiro e tambor no traseiro com dois circuitos hidráulicos independentes; de estacionamento por acionamento mecânico.
Sistema elétrico
• Tensão: 12V
PO Nero , não acho que seja perfumaria não ...
Esses detalhes são importantes , se tiver as 3 fases no III DAG vou caçar esses detalhes e colocar no site das engesas , faz parte ...
[]s...
Não é perfumaria Edu... podemos até tentar organizar essas diferenças no texto que está destinado a parte "o jipe", mas seria um catadão técnico que não combina muito com a redação do texto (ainda falta uma revisão):
O Engesa EE12, ou Engesa4, surgiu para competir no mercado mundial de veículos militares, ao contrário do pensamento corrente de que foi projetado para atender o Exército Brasileiro, foi criado para atender uma necessidade mundial de veículos todo-terreno modernos e despertou enorme interesse no mercado civil brasileiro.
Cercado de mistério, chamado primeiramente de EE14 ou Enjip, foi mostrado através de desenhos pela imprensa em 1983, seu protótipo finalmente fotografado em 1984 e apresentado ao mercado civil no salão do automóvel do mesmo ano. Sua comercializão em 1985 deu início a lenda que perdura até hoje.
Trouxe soluções inovadoras para sua época, seus ângulos de ataque e de saída acentuados, sua altura livre do solo, sua suspensão de eixos rígidos com molas helicoidais e tensores longitudinais garantiam desempenho excepcional até para os padrões atuais. Seu trem de força, constituído originalmente por um motor GM de 4 cilindros e câmbio Clark de cinco marchas com primeira reduzida ofereciam confiabilidade em qualquer situação. Uma curiosidade é a construção de sua carroceria, projetada para evitar o uso de estamparia, é confeccionada somente com dobras e soldas.
Seu projeto evoluiu, da versão Fase 1 inicial, para Fase 2, com a caixa de transferência aperfeiçoada, maior entre-eixos e porta-malas; e para o Fase 3 (Jordânia), essencialmente um F2 com entre eixos ainda maior. Sua plataforma serviu para o nascimento de outro veículo, a Envemo Camper, que se serve dos chassis dos jipes Engesa F2 e F3.
Atualmente é raro encontrar um Engesa original, quase todos sofrem modificações para potencializar seu já excelente desempenho, principalmente de motorização e pneus, também são encontradas mudanças em seus sistemas de tração.
Agora, com o lançamento do Marruá em 2005 pela Agrale, jipe projetado pelos ex-engenheiros da Engesa, a lenda renasce com o mesmo espírito bravio.
A proposta do site é um resgate histórico pois quase ninguém sabe nada da Empresa/Jipe. eu ainda gostaria de incluir militaria, mas nã vai dar. :cry:
E sou bem pragmático num ponto. Quase ninguém tem paciência para ler textos extensos na NET, eu prefiro que o cara leia pouco e absorva a ver aquele monte de texto e fechar a janela.
Já o site da Camper tem uma proposta diferente.
Mas... algumas coisas estão pra acontecer, deixa eu só me certificar de alguns fatos. Se acontecer mesmo a democracia vai acabar! :twisted:
NeRo...
Num sei se vc já tem esta fotiu...
Agora eu tenho! 8)Citação:
Postado originalmente por Eduardo Chaves
Grato! :twisted:
E aqui vai mais uma janela do site. :D
"iscrusive" no layout estão escurecidos os itens que não tenho... e também não tenho nenhuma matéria impressa do F2 e F3... do F2 até tenho mas tá uma porcaria de "selviçu" o scanner.
Nero, vou providenciar documentacao para você.. guenta ai.. rapaz..