Caro amigo!
As melhores soluções ainda são:
F75;
Toyota (ai o dianteiro e trazeiro);
Troller, trocando o lado da bola (uia!).
Abraços.
Kim.
Versão Imprimível
Caro amigo!
As melhores soluções ainda são:
F75;
Toyota (ai o dianteiro e trazeiro);
Troller, trocando o lado da bola (uia!).
Abraços.
Kim.
Prezados colegas,
Se eu fosse vcs, eu esperaria um pouquinho mais. É que vou dar a vcs um FURO DE REPORTAGEM !!!!
Semana passada eu estava conversando com o Igor, da ROTA 4x4 sobre eixo dianteiro e ele me disse que já está quase lançando um DANA 44 dianteiro, que será comprado na base de troca com o nosso DANA 30.
A idéia é que ele "fechou" com uma metalúrgica e esta fará a conversão, ou seja, trocará a bola do 30 para o 44.
Se alguém quiser maiores detalhes, é só ligar lá na ROTA. Eu não falo pela ROTA e nem sei se tenho autorização para divulgar isto.
É que se eu fosse gastar uma fortuna colocando um eixo da TOYOTA e se houvesse esta possibilidade, eu gostaria que algum amigo me avisasse.
Portanto, tá dado o meu conselho. Eu não sei quanto custará este UPGRADE e nem sei do resultado. Só que vale a pena esperar mais um pouquinho.
E se algum entendido de eixo quiser ligar para o Igor e depois escrever aqui os detalhes, todos nós agradeceríamos.
Petri
ENGESA FI "mula"
Petri,
Claro que tudo vai depender do custo que a rota irá cobrar por esse upgrade. O problema que eu vejo nesse lance da rota é que vc vai acabar ficando na mão deles quando precisar de manutenção.
O problema do eixo dianteiro do engesa/camper, no meu ponto de vista não chega nem a ser o diferencial e sim os semi-eixos. Quem faz trilha pode reforçar a carcaça do eixo para que não empene, mas os semi-eixos são fracos. Se a rota for fazer um eixo híbrido, trocando só o miolo do diferencial por um Dana 44 o problema do semi-eixos continuarão.
Acho a idéia da Rota boa, inclusive para quem não tem um mecânico com conhecimento para fazer essa alteração, mas quem partir para essa solução tem que ter consciência que vai depender da Rota qdo precisar de peça de reposição.
[ ]s,
Hugo Morais
Prezado colega,
Por que vc não liga para a Rota e faz este questionamento ? Isto que vc levantou é importe e talvez a Rota altere este item também.
Quanto à ficar na mão deles, discordo. Peças para o DANA 44 vc acha em vários lugares.
De qualquer maneira, enquanto não soubermos exatamente e a que preço a ROTA lançará este novo produto, não vale a pena gastar dinheiro já.
Por uma questão de lógica, não entendo que alguém poderia lançar um produto novo mais caro que os similares já existentes no mercado.
Petri
Bem, é o seguinte.
Eu liguei e conversei com o Igor, que sempre é muito atencioso.
Estou com um eixo da F75 para colocar em meu Engesa, mais não gostaria de me desfazer do munhão aberto, principalmente pela quantia de rolamento de munhão (3).
Após longa conversa com o mesmo, este me explicou que será transplantada a bola D44, para o eixo D30, pois os tubos do Engesa tem a parede mais expessa do que da F75, portanto com maior resistência.
O serviço que fará, será de proporcionar a pronta entrega o serviço pronto, à base de troca.
Está faltando, segundo ele, somente terminar o gabarito dos semi-eixos.
Já tem fila!!!!:putz:
Abraços.
Kim.
Prezado Kim,
Pelo que entendi o Igor mudaria também os semi-eixos ? Resolver-se-ia então a questão levantada pelo Hugo Morais dias atrás ?
E vc perguntou o preço? Eu já havia peguntado antes, mas o Igor não quis adiantar nada.
O engraçado é que liguei para o Igor porque pretendo, um dia, colocar o bloqueio da Kaiser que tem para o DANA 44 mas não tem e, pelo jeito, nem terá para o DANA 30. Daí o motivo da minha conversa com ele.
Grande abraço
Petri
F I "mula"
Para ressucitar o tópico:
Alguem sabe dizer se o eixo da D20 4x4 é o Dana 44? E a caixa de transferência serviria também?
Abraços a todos.
Julio!!
As D20s saem quase sempre com eixos braseixos.
Para saber, olhe a tampa do diferencial, se houver uma espécie de calha, é braseixo, se for lisa, é Dana.
A foto é dum braseixo!!
Se o cãmbio for o Clack 240V, é só colocar (mais ou menos).
Abraços.
Kim.
Fiz medição da geometria da direção e comparando com as especificações do manual que baixei aqui no forum o único item fora foi a cambagem.
Estou com 1 grau de cambagem do lado direito e 3,5 do lado esquerdo. Maior medida em cima.
Unica sugestao que recebi ate agora, fora do forum, foi usar o ciborg, que nao conheço.
Do jeito que está o pneu dianteiro canta quando faço curva a direita no asfalto, como dobrar uma esquina devagar, e esta desgastando mais do lado externo.
Como fazer um acerto de cambagem no engesa ?
LauroZAP, pelo seu relato, o eixo está com cambagem positiva em excesso no lado direito. Assim a roda fica mais inclinada que o padrão (encima mais aberto) e vai comer mesmo o lado externo do pneu. Segundo a especificação, a cambagem do eixo original é entre 1 a 2º positivos. O seu está em 3,5º. Para fazer esse ajuste, eu só conheço pelo método hidráulico, ou seja, travar o eixo com corrente e ir no macaco hidráulico acertando (é o tal do Cyborg que você comentou). Tem que ser em locais de "alinhamento técnico" ou que fazem alinhamento de eixos/chassis de caminhões. O eixo da minha Camper 4x4 estava com cambagem negativa (rodas para fora na parte debaixo). Levei em uma oficina de alinhamento de caminhões e acertaram para mim na hora. O eixo parece de papel com a força do hidráulico puxando ele ... o operador tem que ser bom e experiente, senão pode detonar mais ainda ...
Quando é do lado esquerdo fica bem mais fácil, pois a tubeira é grande. Aliás, justamente por isso que normalmente é esse lado que sofre mais os empenos. Do lado direito a tubeira é muito menor e com os suportes soldados fica mais difícil de empenar.
Já ouvi dizer que dá para fazer pequenos ajustes de cambagem colocando calços inclinados no pino-mestre inferior do munhão. Eu nunca fiz isso e pelo que entendi, é só para pequenos ajustes, não sei se no seu caso daria para compensar essa diferença com este método.
LAUROZAP
Tb estou sofrendo com a diribilidade do meu ENGESA , levei anos , exatos 3anos e meio achando que não tinha mais jeito , o meu , a direção não voltava sozinha qdo fazia uma curva , estava pensando até em vender o ENGESA , mas todas as vezes que ía alinhar que SÓ PODE FAZER A CONVERGENCIA normalmente , mandava o cara colocar +4mm na CONVERGENCIA , e não resolvia , ATÉ QUE UM DIA EU JÁ P DA VIDA , coloquei o carro na máquina e vi e perguntei como estava o alinhamento , ELE O FDP ME DISSE QUE STAVA ZERADO , OU SEJA NO ZERO , puts , fiquei MUITÍSSIMO " P " , pq o BANDIDO ha 3 anos vinha alinhando no zero , MANDEI ELE COLOCAR EM 4 MM POSITVIVO , ele me disse que ficaria ruim , EU MANDEI ELE COLOCAR EM 4 MM PQ GOSTO DE COISAS RUINS .
PRONTO , RESOLVIDO , saí de lá com a direção normal , e SOFRI POR 3 ANOS com o fdp do alinhador que ACHA QUE CONHECE ALINHAMENTO .
Mas agora , novamente o problema voltou , simplesmente pq fiz revisão em toda a frente e acabei com várias pequenas folgas , e ficou apenas uma pequenina folga na bucha da PANHARD , amanhã deixarei com o ROGÉRIO NUNES para corrigir esta pequena folga para por fim fazer a convergencia de novo .
Vc acredita que depois deste chabu todo , assim que saí do ROGÉRIO qdo corrigiu a frente e EU , EXATAMENTE EU , levei o ENGESA de novo para aquele mesmo fdp ? e que o ENGESA ficou uma merda de novo , daí levei em outro alinhador a CONVERGENCIA estava em - 2 mm , o que teria que ser + 4mm , EU MEREÇO ÍSTO , RECONHEÇO QUE SOU UM TREMENDO DE UM " IDIOTA " .
MAS A CAMBAGEM , SÓ TEM ESTA FORMA DE CORRIGIR , COMO O FPANDUR RELATOU E VC TB , SÓ COM O MACACO HIDRÁULICO = CIBORG . Aqui em Campos tem uma oficina especializada em ALINHAMENTO TÉCNICO DE CHASSI/SUSPENSÃO , aí em BH deve ter várias , é só vc consultar ou pegar referencia com seu mecanico de confiança .
Desculpe por ter alongado tanto .
ABRAÇÃO .
Pessal ...não sei dizer qual diferencial eu tenho...jurava até então que éra dana 30...com relações do opala 6... mas abri agora um diferencial de opala e nada haver o meu é bem maior ..ou sera q opala 6 é diferente?? creio q não...
a minha caixa satelite gastou a parte onde fica o rolamento...para não ter q fazer uma luva...nao sei se daria... eu preciso achar outra...então de que carro é estas caixas satelite das camper.... ela é original a diesel... e a de tras penso q seja dana 46 com relação da f1000 4x4 agora ja nem sei mas...