MAIS UM PRA BEBER BOHEMIA , não bebo cerveja SÓ CACHAÇA .
Vcs estão chovendo no molhado .
NUNCA SE PODE COMPARAR UM MWM 2.8 COM UM Q20B , nunca , mas nunca mesmo . Vou acrescentar aí o 14B .
MINHA OPINIÃO :
1- Depende da maneira de andar de cada um .
2- Depende da finalidade de cada um .
3- Depende do gosto de cada um .
4- Resistencia/manutenção : MWM 2.8 = 14B = Q20B = S4T ??
ENTÃO :
1- Minha maneira de andar é rapidinho , gosto de respostas rápidas em retomadas e de final em torno dos 120/130km/h com folgapara maior segurança em ultrapassagens , IRIA DE MWM 2.8 OU 14B .
2- Minha finalidade principal é trabalho em cidades próximas em asfalto e pouca terra , finalidade menor trilha , IRIA DE MWM 2.8 OU 14B .
3- Meu gosto é MWM 2.8 +- = 14B .
4- A resistencia/manutenção acho que os 4 são iguais com ligeira vantagem para os de baixo giro , TODOS SÃO BONS E DURÁVEIS DESDE QUE TRATADOS ADEQUADAMENTE .
Comentários finais :
Tenho um MWM 2.8 no meu ENGESA com relação 13x46 , acho ele meio fraco para esta relação , se colocasse a relação 11x47 como já fiz , fez ele ficar gostoso como gosto com arrancadas e retomadas rápidas , mas com velocidade cruzeiro de 100/120km/h o motor ficava urrando em 3.500rpm a 120km/h , ruim para o motor . como esta com a 13x46 ele não tem força para passar dos 3.100 rpm a 125km/h de velocidade máxima e demora pra chegar nesta velocidade , MAS ACABEI ACEITANDO EM ANDAR MAIS DEVAGAR , alem deque em qualquer subidinha ele perde velocidade .
DAÍ SE TIVESSE A OPORTUNIDADE DE ESCOLHER ENTRE O MWM 2.8 E O 14B PARA COLOCAR NO ENGESA , COLOCARIA SEM DÚVIDAS O 14B , se achasse que estaria lento , TURBINARIA O BICHÃO , o MWM É 2.8 , o 14B é 3.7 , MAIS LITRAGEM = MAIS FORÇA/TORQUE e é um motor de alto giro rápido nas retomadas e qdo turbinado vira o bicho e não deve perder velocidade em qualquer subidinha .
NUNCA IRIA DE Q20B , NÃO POR SER RUIM , MAS NO QUESITO DE Nº 1 , NÃO ME CONFORMARIA EM ANDAR DE UMA MANEIRA LENTA NAS ARRANDAS E RETOMADAS , É UM ÓTIMO MOTOR , MAS NÃO PARA MINHA MANEIRA DE ANDAR QUE FIQUE BEM CLARO .
Espero que não tenha enchido muito o saco de vcs com este meu relato .
E NESTE ASSUNTO , NÃO TEM O QUE SE DISCUTIR EM QUAL É O MELHOR , POIS O MELHOR PARA MIM É AQUELE QUE MELHOR ENCAIXA NESTES 4 ÍTENS ACIMA PARA VC .