x
Convex Datacenter
Página 6 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 152
    Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Agradecimentos: 5

Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Pumba...

sobre a Galopeira, e os videos, eu conheço e assino o canal do André.... lá é a trilha mais pesadas aqui da região e o Troller sem bloqueio lá exige realmente muita perícia do piloto.... inclusive, ir lá de Jimny, caso ele não esteja muito bem preparada e modificado (se tornando quase outro carro) é passar vergonha e depender da ajuda dos outros e do guincho.

Sobre a potência do motor do Jimny é realmente seu grande calcanhar de Aquiles.... o carro merecia um motor 1.6 como o que equipa o Swift por exemplo, claro que com as devidos ajustes..... e é exatamente esse ponto que me faz repensar em ficar com o Jimny, em estradas tem hora que tem que ter muita paciência.... e aqui em MG temos muitas estradas com pista simples, com subidas e com muito caminhão.. aí é complicado mesmo....

como disse, sou fã de 4x4 e jipe, tanto o Jimny quanto o Troller são excelentes opções de acordo com o uso....

abs!
    Jorge, não precisava de muito. Um jimny com um motor diesel pequeno, leve, já ia ter um consumo de uns 20 km/l e entregar torque de sobra pro peso do veículo.

Achei o vídeo que falei acima, dê uma olhada como faz diferença (a partir dos 4 mins), troller branco, pneu claramente menor que os 33" do resto.

4X4 Brasil

Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por Pumba Ver Post
    Jorge, não precisava de muito. Um jimny com um motor diesel pequeno, leve, já ia ter um consumo de uns 20 km/l e entregar torque de sobra pro peso do veículo.

Achei o vídeo que falei acima, dê uma olhada como faz diferença (a partir dos 4 mins), troller branco, pneu claramente menor que os 33" do resto.

é o Troller que entra na vala aos 4 min?? com pneu Remold? não sei, mas parece que ele tem bloqueio traseiro... mas é difícil ver pelo vídeo, mas dá para ver que entrar certo no obstáculo já é meio caminho andado... hehehehe

abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

Citação Postado originalmente por Pumba Ver Post
    ...eu subia em terceira com o troller original, o jimny original pedia primeira e com motor urrando. E esse inclusive é o maior ponto de reclamação e desgosto de proprietários novos de jimny, falta de força, troca frequente de marchas em estradas com elevações, etc. E num uso rural, se for puxar reboque, carregar ração, insumos, etc num bagageiro ou coisa assim, isso não é bom, vai forçar o motor, gastar embreagem, etc. As vezes o barato acaba saindo caro a médio ou longo prazo. Como já concordamos, tudo vai depender do uso, paixão e bolso.

Pesquise mais sobre o Jimny, deixe o preconceito de lado.
    Veja mundo a fora todas as utilidades do Jimny.

Esse Jimny que vc diz que testou... sei não, tem coisa errada aí?!

O motor do jimny não urra, somente sobe o giro...
    Sim ele é o ponto fraco do carro, não o motor em sí, que por sinal é um espetáculo, mas sim o pouco torque que se pode extrair de um 1.3 a gasolina, isso o deixa xoxo, mas subindo giro, troca-se torque por potencia e consegue contornar a situação.
    Deixe de dirigir e passe a pilotar um jimny trabalhando o motor acima dos 4.000RPM, e não, ele não está urrando, só estará te retribuindo, e ainda vai te pedir para puxar até 6.500RPM, ele foi feito pra isso. Mesmo sem subir giros, o motor e o escalonamento de marchas não deixa lacunas, ele está o tempo todo apto e esperto (sim, guardadas as proporções)...

É outra tocada, completamente diferente do diesel, mas vc pega o jeito.

Ah! Ele tem reduzida, para reboques e cargas em zona rural, é só utilizá-la, quando for o caso...

Eu tenho bons parâmetros para comparar o que cada carro é capaz numa ladeira, não desdenhe o jimny dessa maneira, é feio... Meu CJ tem 180cv, antes do Jimny tinha uma Cherokee 97 (177cv) com a qual me diverti por 100.000Km, vendi com 200.000Km sem baixar ou vazar uma gota de óleo. Nesse período, gastei em manutenção do motor incríveis R$175,00 com um bomba dágua e um jogo de velas, ah, sim vc tem razão, troquei uma sonda lambda também R$130,00, e antes de ir pro Jalapão (por desencargo de consciência) uma bomba de combustível R$180,00. Enquanto um colega meu precisou trocar um bico de um motor diesel eletrônico (com muito menos quilometragem) e só no bico, um só (o ideal seriam os 4), foi mais de R$1.500,00.... Haja quilometros no diesel para pagar a diferença, não?! Minha cheroka era manual fazia 10~11Km/l na estrada e 5~7Km/l demais condições...

O Vortec do meu Jeep?! Desde que adaptei, a 14 anos atrás, também só me pediu uma bomba dágua e uma de combustível...
    Preços semelhantes...

Comprei o Jimny muito ciente do gargalo do motor e até preocupado se me adequaria, pois estava saindo de uma cherokee....
    Não me arrependo. Como disse, o que lhe falta é torque. Com duas pessoas e bagagem toca-se bem, a partir disso ele sente cada quilo adicionado.... Isso é custo benefício...

Nunca quis e não faz o menor sentido comparar motor do troller com o do jimny.
    Apenas relação custo benefício que é o que venho martelando aqui...

Se gosta tanto de mecânica quanto parece, então vale a pena estudar o motor do Jimny.
    Para a proposta do jimny o motor é fantástico, torque em quase todas as rotações, mesmo sendo de alto giro, robusto, alta durabilidade e baixa manutenção... Pesquise se te interessar.... assim vc como mecânico e fazedor de opiniões, poderá oferecer aos seus clientes outra opção que não seja o pica das galáxias, mas que, muito honestamente cumpre seu papel.

Sobre o jimny, pode começar por aqui:

post #2620 do respeitado Clemente... (procure por outros textos dele tb)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...pensa-219.html (Jimny 2010 compensa?)

Tem esse aqui que o cara começa chingando o carro e depois o tópico deriva para todos elogiando o carro:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-um-jimny.html (Infeliz dono de um Jimny)

Enfim, material não falta...
    Já conhecia esses vídeos, a Galoperia deve ser animal fazer... e sei que meu Jimny original não esta apto, conheço as limitações dele. Mas um Jimny com filt de suspensão, pneu 235 ou 30", um bloqueio e redução na caixa, tudo plug&play(e custando menos que um troller), acompanha a turma sim talvez chore um pouco... e se precisar de guincho que mal há nisso?! Pra que pagar R$4.000,00 num equipamento e ter orgulho de não usar?!
    Aí que insisto no custo benefício e canhão vs mosquito, vai fazer a galoperia todo final de semana?!
    Sim? Então compra o troller
    Não? O jimny pode te atender e ainda guarda uns trocos...

Bom final de semana a todos.

T+

Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Paulo, deu pra ver que você ficou ofendido, não era meu objetivo. O jorge entendeu bem minhas colocações.
    Não tenho troller, nem jimny. Não tenho preconceito com nenhum dos dois. E quando dirigi um jimny pela primeira vez, não achei que o mesmo seria mais fraco que um carro popular 1.0, como exponho abaixo. Claro que como qualquer proprietário de carro 1.0, você aprende as manhas, enche, esguela, urra ou como preferir, levando seu motor ao RPM máximo para extrair míseros 11.2 kg de torque e conseguir vencer uma subida com mais dificuldade que um gol 1.0 (no asfalto, em 4x2, pra não acharem que estou sendo leviano).

Você está cometendo um erro comum, relacionando potência no uso do jimny. Potência tem grande influência em velocidade final e manutenção dela. O que você de fato dirige num veículo é torque. Claro que muitas vezes você não consegue mexer em uma dessas grandezas sem influenciar a outra, mas a sensação de resposta ao arrancar, ter confiança de que o veículo irá de fato vencer uma ladeira sem morrer ou sem perder todo poder de fogo, a agilidade nas respostas do acelerador no trânsito, todo o gosto que você tem num 0 a 100 km/h colando as costas no banco, está de fato relacionado a altos valores de torque em baixa rotação somados a uma boa relação de peso/torque.

Quanto menor for a relação peso/torque, melhor será a sensação de dirigir, seja ao sair em uma rampa, ao subir uma, ao arrancar com o veículo, enfim, isso acaba traduzindo conforto até mesmo em uso urbano e rodoviário, evitando trocas de marchas para compensar a falta de fôlego do motor.

O Jimny 4Sport tem 1.120 kg e 11.2 kgfm de torque. Isso dá uma relação de peso/torque de 100 kg/ unidade de torque. Pra quem não tem muita noção do que significa esse valor: É extremamente alto.

Gol 1.0 : Peso/torque = 95,9 kg/ unidade de torque
    Palio 1.0: Peso/torque = 94,4 kg/ unidade de torque
    Ecosport 1.6: Peso/torque = 78,1 kg/ unidade de torque
    Pajero TR4 2.0: Peso/torque = 66,8 kg/ unidade de torque (muitos acham a TR4 lenta, mas em geral é devido ao câmbio AT)

Um Gol e Palio 1.0 possuem melhor relação de peso/torque do que um jimny (claro que o jimny tem reduzida, tem 4x4, etc - pelo amor de Deus não estou colocando um gol e um palio pra fazer trilha com um jimny).

O troller, em suas versões gira em torno de 40 a 50 kg/ unidade de torque, mas seria um absurdo comparar motores de caminhão com um motor de carro popular, como já concordamos.

O que disse sobre os motores no post anterior, diz respeito a:

Contabilizando a manutenção preventiva de um ciclo otto:
    leia-se: troca de velas, bobinas, cabos de vela, correia dentada, correia de serviço, regulagem de válvulas, óleo, filtros e
    mão de obra de troca de: vela, bobina, cabo de vela, correia dentada, correia de serviço e regulagem de válvula

E contabilizando a manutenção preventiva de um diesel:
    leia-se: óleo, filtros e correia de serviço e
    mão de obra de troca de: correia de serviço (e regulagem de BI/válvula pros diesel mecânicos)

O custo de aquisição mais caro do diesel já se paga. Sem nem mesmo se contar a durabilidade, além de confiabilidade e as possibilidades de uso em água e opções de preparação (abertura de bomba, remapeamento, etc) que podem aumentar exaustivamente valores de potência e torque ainda mais.

Manutenções corretivas entrando num comparativo são muito relativas, vira loteria. E se elas vão entrar no comparativo, há de se considerar que a probabilidade de falha no ciclo otto é muito maior e uma simples falha em um componente pode comprometer vários. Fique sem trocar vela, e você trocará bobina e não raro até queima um cilindro, como já peguei vários casos aqui e o prejuízo fica enorme. Conheço dono de siena com 400 mil kms. Troca vela de 20 em 20 mil kms (quando novo trocava com 40 mil kms, mas depois...), regula válvula de 30 em 30 mil kms. Correia dentada de 40 em 40 mil kms, religiosamente. Esse não bate o motor tão cedo, tenho certeza. Regulo as válvulas dele e o motor dele tá melhor que muito veículo com 120-140 mil kms que nunca regulou e não troca óleo no intervalo certo, etc. Mas, ainda assim, se eu somar tudo que ele já gastou de MO + peças nesses serviços... sem dúvida saiu mais caro até que o gasto em motor de um 2.8 ou 3.0 diesel de troller na mesma quilometragem, nem precisa levar em consideração o preço da gasolina x diesel em tantos kms rodados, sem contar as idas e vindas a oficina.

A grande desvantagem do diesel no quesito manutenção é o estrago que pode ser causado na injeção, tanto em sistemas mecânicos (bomba injetora) como no common rail (bomba de alta pressão) por combustível velho e cheio de bactéricas (vira lodo). Coloco como desvantagem, pois não é necessário nenhuma adulteração ilícita do combustível por parte de postos de combustíveis para que isso aconteça. Pode acontecer apenas deixando o veículo a diesel sem uso ou por armazenamento incorreto por parte dos postos.

Isso não ocorre de forma alguma com gasolina/álcool. O que de fato também ocorre no ciclo otto, é oxidação do combustível, que também pode causar prejuízos. E em caso de adulteração por parte de postos, o prejuízo pode ser enorme tanto pra um quanto para outro.

Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    é o Troller que entra na vala aos 4 min?? com pneu Remold? não sei, mas parece que ele tem bloqueio traseiro... mas é difícil ver pelo vídeo, mas dá para ver que entrar certo no obstáculo já é meio caminho andado... hehehehe

abs!
    Jorge, é o troller que entra aos 7:30. Pneus nitidamente menores que os 33" dos outros. Dá uma olhada, o cara deu aula de pilotagem ali. Não tirou a roda do chão, nem dá pra saber se tinha bloqueio por isso. E os spoters que deveriam orientar claramente os pilotos onde colocar a roda estavam na maior bagunça, cada um fala uma coisa, a maior gritaria. O certo é só fazer sinais gesticulando, apenas uma pessoa e claro, alguém que realmente saiba o que está fazendo. Já vi várias capotagens e tombamentos por erro puramente do spoter (piloto confiou cegamente no mesmo).

Usuário
    Entrada
    27/05/2016
    Local
    Belém/PA
    Agradecimentos: 0
    Esse tópico está ficando cada vez mais instrutivo, o Pumba, conhece muito é um privilegio compartilhar tanta informação e conhecimento.
    Mas, claro, isso é pessoal, eu nunca costumo comparar produtos de forma absoluta, pois quem vai adquiri-lo é um ser vivo inteligente com uma carga pessoal de valores, crenças, experiências, gostos, desejos, sonhos, percepções, isso envolve toda a complexidade do subconsciente humano. E também o quanto está disposto, ou o quanto vale a pena gastar em um bem ou um hobby. Por exemplo, o eixo flutuante, pra mim não é tão imprescindível, pois não costumo e não gosto de alterar radicalmente a originalidade de veículos na parte mecânica, ou seja vou usar o Jimny com os pneus nas medidas originais do 4Sport(215/75R15) pois ele está dimensionado para isso. Porque: com esses pneus o carro continua arisco no transito, passa nos atoleiros, nas dunas, anda bem na estrada, e continua econômico, porque iria trocar se ele me dá o que eu preciso, e o carro continua confiável, e atende as minha necessidades.

Pumba só um detalhe, o Jimny não usa correia mais sim corrente no cabeçote.

Avaliando para o que eu preciso, preferencias pessoais ou seja o que valorizo em um offroad incluem vários quesitos que avaliei um por um, o Jimny ganhou de lavada.
    Lista de necessidades:
    - Veiculo para ser usado todos os dias em transito pesado, congestionado, com dificuldade de achar vagas.
    - Off road “light”, viagens por caminhos dificeis, expedições longas.
    - Manutenção fácil de conseguir em qualquer lugar da America do Sul, e barata, inclusive mão de obra.
    - Econômico.
    - Custo de manutenção de peças de desgaste natural
    - Entre outras...

Vamos as coisas que levei em consideração:

01 – Ágil arisco no transito – Jimny 10 – Troller 4.
    02 – Facilidade de encontrar mecânicos ( já tive carro diesel, e sei da dificuldade de encontrar mecânico, em uma cidade desconhecida) – Gasolina 10 – Diesel 4.
    03 – Probabilidadede sair da loja com defeito – Jimny 20% - Troller 80%.
    04 – Manobrabilidade – Jimny 10 – Troller 5.
    05 – Custo de revisão – Jimny bem mais barato.
    06 – Seguro – Jimny bem mais barato.
    07 – Custo de aquisição – Jimny bem mais barato.
    08 – Custo de pneus originais – Jimny bem mais barato.
    09 – Capacidade off road PARA AS MINHAS NECESSIDADES – empate.
    10 – Possibilidadede achar manutenção no Chile e Argentina – Jimny 10 – Troller1.
    11 – Design (issoé pessoal) o Troller é uma imitação.
    12 – Custo de manutenção – Jimny bem mais barato.
    13 – Se tiver problemas com motor custo de recuperação – Gasolina mais barato.
    14 – Rede de concessionárias – Suzuki 46 – Troller 21.
    15 – Espaço interno – Jimny 3 – Troller 4.
    16 – Custo de licenciamento – Jimny mais barato.
    17 – Facilidade de achar peças em sites internacionais, o custo e muito baixo, já comprei vários acessórios em sites ingleses, australianos, japoneses, chineses etc (na minha Cherokee dou manutenção com peças que eu importo) – Jimny 10 – Troller 0.
    18 – Indice de roubo – O troller é bem mais visado.
    19 – Problemas de acabamento – O Jimny é melhor.
    20 – Gasto de combustível – talvez o Troller ganhe por pouco, mas estou satisfeito com o consumo do meu Jimny.
    21 – Ruídos e vibração na cabine, como passo muito tempo no carro no dia-a-dia, isso incomoda – Jimny absolutamente silencioso e livre de vibrações.
    22 –Confiabilidade do motor – empate. (existe um mito, acho que principalmente no Brasil, que o motor diesel é mais confiável, mas vale notar que seu uso em aeronaves é ínfimo).
    23 – Facilidade de encontrar combustível premium em viagens – Gasolina é mais fácil.

Claro que quem tem Troller tem a sua lista, mas não se aplica a mim.

Com meu Jimny, se resolver ir para a Chapada Diamantina, ou Chile...etc, vou sem medo. Uma vez encontrei um Catarinense com um Troller com problemas, na entrada do parque do Aconcágua em Puente del Inca – Mendoza, ele estava bem apreensivo. Pesando tudo, mesmo que a diferença de preço entre eles fosse bem menor provavelmente ainda iria de Jimny.
    4X4 Brasil

Opa!

Não me ofendi de forma alguma, se fosse me ofender já teria vendido o Jimny faz tempo...

Jipinho da Barbie
    Galera do Uno 4x4
    Comandos em Ação

...e por aí vai, não ligo, sei o que tenho em mãos e faz parte da brincadeira, cada um no seu clubinho...

Agora num fórum onde estão em pauta item A e item B, entra aqui quem conhece A, quem conhece B, quem conhece A e B ou quem não conhece nenhum e quer aprender...

Então quando começa a desdenhar o item que nitidamente não conhece, aí perde-se o sentido e isso me aborrece...

Pediu para que eu comparasse motor otto de mesmo "porte" do troller, assim o fiz, e ao menos em minhas experiências se mostram mais vantojos..., mas vc voltou pros motor de dentista comparando um motor de siena com o do Jimny, e pra começar o Jimny, como disse o Tony, não usa correia dentada, o Jimny usa velas de iridium, que poderiam ser trocadas aos 100.000Km, mas o manual pede aos 70.000Km, então insisto: pesquise sobre o jimny, experimente o Jimny antes de dar seu "parecer técnico".

Em teoria (pelos números), não compraria um Jimny, mas na prática a teoria é outra... vai muito além dos números do motor...

Você tem vasto conhecimento sobre troller e mostrou isso, ótimo está compartilhando, perfeito, todos agradecemos...
    Mas se não conhece o Jimny, deixe o achismo e gosto pessoal de lado...

Só mais um adendo...

Meu amigo, forista, foi comigo pra Chile Argentina ele na Pajero Sport Diesel eu no Jimny, na altidude o jimny sofria mas seguia acompanhando... o dele subia a temperatura... Estávamos numa trilha indo ver uma cratera, no meio do atacama, o dele começou a dar indícios de que queria aquecer (problema comum das sport, que em altitude piora), eu com o meu humilde Jimny estava lá tranquilão... mas voltamos antes que desse merda no carro dele...

Esse mesmo amigo, foi com outro colega fazer Jalapão/Diamantina ele no Troller (trocou pela Pajero) e o outro num Jimny com 4" na suspensão, pneus 235/75-15 parachoques e guincho (ele não teve tempo de colocar o kit de redução, então estava com relação alongada...)

O Colega forista do troller que é fã incondicional dos diesel tendo comprado até scanner para seu troller, ficou boquiaberto com o desempenho do jimny, mesmo em condição desfavorável por conta dos pneus maiores... Ouvindo os relatos dele, vc compra um jimny, mesmo ele sendo dono de troller e fã dos diesel...

A injeção eletrônica nos ciclo Otto, simplificou o que era complicado.
    A injeção eletrônica nos diesel, complicou o que era simples. (e nem ganharam economia)

Já vi dono de veículo a diesel traçar rota em função dos postos terem ou não o diesel adequado ao motor.
    Os diesel antigos (mecânicos) aceitavam desaforos de combustível ruim, hoje um combustível ruim ou errado, pode te dar um prejuízo enorme... mas isso é tema para outro lugar do fórum...

Uma vez li uma matéria que uma decisão é 80% emocional e 20% racional (ou algo próximo disso), ela afirmava que, antes de assumir abertamente a escolha, decisão já tinha sido tomada inconscientemente (emocionalmente) e depois vc busca motivos racionais para justificar a si mesmo a decisão (inconsciente e emocional) que já tinha tido... (basicamente o que o Tony colocou em outras palavras no início do post)

Portanto, Troller ou Jimny, tanto faz os dois são bons.
    Mas se souber o que quer de sua viatura, o jimny pode estar nos 20%

Enfim, sem melindres...

Abraço,

T+

*%#orra... não consigo escrever pouco

Usuário
    Entrada
    27/05/2016
    Local
    Belém/PA
    Particularmente eu considero o Jimny, um puro sangue japonês, ele é um veiculo multifacetado, poderia ser batizado de camaleão, ele não imita ninguém, tem seu próprio DNA, suas próprias soluções, com suas fraquezas e limitações como tudo que é feito pelo homem, ele é altamente competente em seu posicionamento no mercado, realmente sem concorrentes. Eu imagino que se o Troller saísse de linha, teria muitos substitutos considerando o mercado mundial, mas, que veiculo substituiria a altura com tanta versatilidade o Jimny??, o Niva?. No mundo atual pelas mais variadas questões precisamos de versatilidade. O Jimny comparado com outros off roads (todos originais de fabrica) tem pelo menos 70% das capacidades dos outros considerados mais aptos (muita gente só precisa de 50%), mas em compensação ele tem qualidades que os outros nem com preparação vão ter, pois a vida não se faz só de trilha. Imagina andar o dia inteiro no transito urbano pesado com um Troller pesadão, tendo que estacionar muitas vezes, com aquele esterçamento limitado, ou andar no beberrão do Wrangler fazendo 3 na cidade e 7 na estrada, imagina o custo de uma expedição de 15.000 kms, com um carro desses, e o Defender 130 com suas 3 toneladas e 4.60m de comprimento, quanta desenvoltura. Quantas pessoas no mundo podem ou querem ter um veiculo para cada finalidade.

Outra coisa que não me impressiona é o frisson com motor diesel, já tive carro com motor diesel, engana-se quem pensa que vai estar livre de problemas, em cinco anos de uso ele provavelmente vai dar mais dor de cabeça que um a gasolina, e tenho quase certeza que em condições normais considerando, abastecimento, óleo, manutenção de rotina, em 100.000km, o dono de um Jimny vai gastar menos que o de um Troller.
    Por experiência e observação jamais compraria um diesel usado, sem conhecer profundamente todo o histórico do carro, ainda mais de Troller. Tenho pouco conhecimento mas compro um motor a gasolina usado sem medo, só preciso de uma chave de fenda longa para ouvir no cabeçote, uma chave de vela, pra ver se a vela está marrom e seca (bom sinal), e o meu dedo pra ver se a descarga está oleosa. E no diesel?, como saber se a bomba foi guaribada? será que ela já está azulando??, e a turbina será que foi recondicionada, já vi casos de turbina guaribada soltar as aletas e detonar um cabeçote.

Outro detalhe, se precisar, eu mesmo troco bobina, vela, cabo de vela de um Otto, é praticamente plug-in-play. E no diesel???, seus donos “leigos como eu” ousam abrir uma bomba injetora, turbina, trocar bicos etc??.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Excelentes relatos de todos, uma paixonite aqui outra ali, mas sem muita apelação, cada um olhando pelo seu prisma, alguns com foco mais abrangente, muito bom, não sou melhor em nada, mas tenho minhas habilidades em alguns departamentos, como filho, neto, sobrinho, primo, vim de gerações de torneiros, mecânicos e soldadores, então mesmo não exercendo a profissão hj por problemas de saúde, mas tenho um pouco de óleo e graxa nas veias, trabalhando quando criança e adolescente com meus familiares, olhando de fora, vejo que todos estão certos em suas analises, comparações são quase sempre polemicas e como o colega sitou, mesmo quando usamos a ''razão'' o emocional esta lá pra respaldar e pré ancorar a decisão/opinião,

na minha opinião pessoal e experiência, guardadas as devidas proporções, vejo que TROLLER, JIMNY, TRACKER são superdimensionados (não precisavam + q 60% do que tem p/ rodar tranquilamente e serem semelhantes e até superiores em alguns aspectos aos pseudos 4x4 e suvs de hj em dia), são sim feitos pra durar, pra trilha leve o troller será subutilizado, pra algo hard os outros precisão de investimentos que inviabiliza financeiramente, mas podem competir sim, cada um tem seus prós e contras, normal, não tem almoço grátis, é um jogo de soma zero as vezes, melhor nisso abrindo mão da quilo, são só opções, perfil, finalidade de uso e capacidade financeira é que devem nortear a decisão de compra, em durabilidade diesel e gasolina estão pau a pau (otto e diesel evoluirão e involuirão em alguns aspectos) mas é claro que depende do que vai comparar (motor do marea x mwm 229, terá resultado diferente de motores fiat fire x vw amarok, etc.)

sou fã de diesel, mas não vejo nada que desabone otto, no meu uso diesel é inviável (custo em geral compra, seguro, preventiva, reparativa, combustível) rodo entre 2.000 a 6.000 km/ano, sem contar a eventual manutenção reparativa, degradação do combustível e a sub utilização do diesel, só a maior litragem de óleo do cárter na troca e custo dos filtros de diesel já cobrem toda a minha manutenção de rotina com velas, etc. as velas originais com 08 anos de uso estavam com aparência ótima, mas troquei todos os fluidos, filtros, correias, entre outros apenas como prevenção e guardar as peças como reserva em uma eventualidade, apenas as buchas da barra estabilizadora estava com pequeno desgaste em 08 anos e 70.000 km foi a unica manutenção reparativa necessária, mas desmontei, remontei e inspecionei 80% do que existe no carro e pelo que vi não será necessária nenhuma substituição pela próxima década, salvo alguma falha ou imprevisto futuro, apenas os rolamentos do tensor/polia de apoio serão trocados no fim do ano,

a tracker também usa corrente no comando, mas isso também é há grandes vantagem pra correia, corrente pode durar mais, porem por um custo maior, correia troca mais simples, custo menor e hoje tem muita durabilidade se não estiver contaminada por agentes agressivos a ela, em alguns projetos a perca de sincronia com o cabeçote não causa atropelamento das válvulas, assim como os comandos a com engrenagens que duram uma vida, mas que em alguns projetos, nos casos de necessário ajuste da altura do cabeçote não é fácil encontrar quem saiba fazer, gostaria de ter diesel, mas é inviável financeiramente pra mim, alem de não utilizar sua capacidade, agora de precisar de torque elevado, transporte de carga ou pudesse bancar o gosto iria de diesel sem problema, afinal se pudermos nos fazer um agrado sem prejudicar ninguém, que mal a nisso,

então é isso ai, se quiser ir pra balada de patrola pode ir, ou puxar madeira de fusca também, beber e casar, enfim, pesquise, pese, analise e assuma sua decisão com os ônus e bônus que virão com ela.
    4X4 Brasil Razão: correção
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Usuário
    Entrada
    27/05/2016
    Local
    Belém/PA
    A minha intenção foi principalmente alertar, pois isso é um serviço para nos consumidores, pois só assim o fabricante melhora o produto, ficar escondendo que é um produto problemático não vai ajudar nada. Pra mim eu não acho admissível comprar um produto novo que ja vem com defeito, ou é mal projetado, não tenho nada contra dono de Troller, o que eu acho é que a fabrica tem que respeitar o consumidor e entregar uma coisa digna pelo que se paga, se for um produto bom eu sou o primeiro a comprar. E só botar no google "problemas com o Jimmy" vai aparecer pessoas insatisfeitas com as características do carro. Agora se colocar "problemas com o Troller" parece filme de terror, e gente parado na estrada (de asfalto), tem ate dedo esmagado pelo banco traseiro. Ele depois de preparado e sanado todos os problemas pode fazer coisas incríveis, mas não é um bom produto.

Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Agradecimentos: 45
    Ontem fomos fazer uma trilha com um churras no mato... aí foi um Troller 3.2 TGV.... subimos uma trilha média aqui na região que em dois pontos exigem um mínimo de preparação do jipe... nesses pontos só eu no Jimny e o Troller subimos... ambos com relativa tranquilidade... o Troller é todo preparado, 2 bloqueios (Eaton) amortecedores offshoxs. pneus 35, chip de potência... um monstro! ou seja, só de preparação tem no mínimo $ 15 mil temers.... mas está show de bola demais... não agarra em lugar nenhum e sobre desfilando nas trilhas... já o Jimny está com pneus 235, lift de 2" com molas e amortecedores maiores, e bloqueio traseiro (Kaiser). Na trilha mesmo não fizemos vídeos, mas tem um vídeo na volta dos dois passando no mesmo lugar (vou ver se depois consigo colocar esses vídeos aqui), um lugar que a maioria dos 4x4 passa, alguns com mais dificuldade outros com menos... mas dá para ilustrar um pouco que para o uso moderado, os dois entregam a mesma capacidade offroad, como já cansei de falar aqui, o Troller tem um leque de combinações bem maiores para preparar... usar pneu maior e tal... mas o Jimny com algumas alterações também vai muito bem.... agora, tem hora que o pequeno japonês não aguenta acompanhar mais né... aí o Troller nada de braçada sem concorrentes no custo / benefício.

uma foto dos jipes...
    Troller Vs jimny preparado-img_1336.jpg Troller Vs jimny preparado-img_1316.jpg
    abs!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Troller Vs jimny preparado-img_1316.jpg  
    4X4 Brasil
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Galera, não consegui ler todas as postagens, pois estou meio sem tempo, mas no passar de olhos vi alguns itens e vou tentar respondê-los.

Esclarecendo: Fiz a comparação de motores a gasolina em geral x motores a diesel em geral. A maioria dos a gasolina usa correia dentada. Jimny, wrangler, kia soul, grand siena, entre outros a gasolina que já vi usam corrente, como vocês já expuseram.

Motor a diesel nenhum aguenta combustível ruim. Assim como nenhum motor a gasolina também. Ainda mais em tempos de flex e gasolina comum com quase 30% de álcool, fazendo muitos motores flex e não-flex baterem pino, comprometendo durabilidade de várias peças. As montadoras precisam se virar pra fazer "ajustes" e tremendas gambiarras pra fazer esses motores funcionarem.

Os motores a diesel que usavam bomba injetora em linha, tem as bombas injetoras lubrificadas com óleo do motor, ao invés de usar a lubrificação do diesel. Esses motores sim, rodam até com óleo de pastel, mas não por muito tempo. Nenhum veículo diesel leve, como picapes, jipes e suvs usa bomba em linha atualmente. Isso foi tecnologia exclusiva da mecânica pesada diesel praticamente. O cuidado com o combustível no tanque é primordial e isso vale pros dois, diesel e otto.

Otto tem análise de mistura pós combustão. Se o veículo estiver poluindo na queima, ele pode simplesmente te deixar na mão por isso e nem dar partida, por exemplo por combustível ruim. Uma correia de serviço arrebentada, parando o alternador, não alimenta a bobina, além de obviamente (na maioria dos projetos) não girar bomba d'água, bomba da direção hidráulica, compressor do ar, etc. Qualquer variação, por exemplo água na bateria, compromete a voltagem e o trabalho da bobina e a geração da faísca pela vela, comprometendo ponto de injeção, podendo levar a diversos problemas. No Pantanal, é normal veículos a diesel rodarem sem o alternador funcionando, com bateria zerada de carga. No diesel, nem mesmo nos dotados de DPF, não há análise pós combustão. Não há análise instantânea da mistura também, apenas dosado a quantidade de combustível. A injeção eletrônica do diesel só controla os itens básicos do motor, é injeção direta, o que é sinônimo de injeção simples, não tem como chamar de complexa rsrs, mais simples impossível. Não tem bobina transformando os míseros 12V da sua bateria em 50.000V (ou mais em alguns motores otto), não tem necessidade de eletricidade alimentando velas para produção de faísca. Não existe análise e controle da mistura ar+combustível, apenas é feita a análise e controle da alimentação de combustível, enfim, o diesel se resume a bomba injetora de combustível (eletrônica ou mecânica) e motor. Comprime o combustível pra gerar a explosão e fim. As bombas mecânicas exigem verificação e se necessário, regulagem de 100 em 100 mil kms. As eletrônicas dispensam qualquer manutenção preventiva.

Os carros a gasolina que cuido de frotas sempre dão muita manutenção. Quando novos, muito não fogem muito de tudo que vocês já expuseram, mas a partir dos 100, 150 mil kms, muitas coisas acontecem na maioria. Muitas vezes são gastos pequenos, mas são frequentes e se multiplicam com facilidade. E em muitos casos, antes dos 100 mil kms já se tem vários problemas, por exemplo, já vi combustível ruim por exemplo queimar sonda lambda nova, várias vezes, uma simples vela ruim queimando cilindro e exigindo abertura, e muitas vezes a vela ruim deixando passar gasolina pro cárter, comprometendo a lubrificação e batendo o motor (todo ano pego veículos nessa situação), bobina ruim queimando velas (e consequentemente contaminando o cárter como dito antes) e as vezes o cilindro também em consequência, além de cabos de vela, bomba de gasolina, bomba d'água, polias, filtros entupidos, mangueiras, etc. Não consigo nem lembrar de imediato todo tipo de combinação de problema que pode acontecer e que já vi acontecer com motores otto. Com 200, 300, 400 mil kms, a maioria dos motores otto já estão cansados, muitos já pedem retífica e o dono nem percebe, as trocas de velas acabam sendo muito adiantadas, e todos os riscos anteriores já se multiplicaram, bobinas e sondas já foram trocadas e também acabam durando muito menos. Os motores gasolina que vi durarem 400 mil kms, são em grande maioria de taxistas ou pessoas que não expõem o veículo a situações severas, como andar em areia, trilhas, etc. Não forçam o motor a trabalhar em altas rotações no limite da película de lubrificante que já está quase escassa em rotações tão altas. São pessoas que conseguem rodar a baixos RPM. Pra quem expõe a situações severas, os riscos se multiplicam muito. Os problemas no otto se interconectam facilmente, a dependência das peças é altíssima e compromete o conjunto inteiro, a durabilidade das peças não é longa e com tudo isso os gastos vão se multiplicando facilmente. (por longa entenda: uma bomba common rail tem vida útil estimada em mais de 2 milhões de kms. Tem bomba eletrônica da mercedez, siemens, bosch, etc que passam de 3 milhões e tem testes comprovados por órgãos de regulamentação de qualidade).

Não costumo fazer comparações baseadas em "casos" e experiências únicas e isoladas. Tenho cliente que bateu motor cummins com 70 mil km rodados, cliente que bateu motor de fiesta com 30 mil km rodados e por aí vai. Assim como tenho cliente com motor a gasolina com 400 mil kms rodados, tenho cliente com motor diesel com mais de 1 milhão rodados. A manutenção do veículo a diesel compensa muito o investimento mais caro. Ela ao longo do tempo acaba sendo mais barata, como eu já disse antes. Aqui onde trabalho passam mais de 500 veículos por ano. Temos clientes com frotas a diesel e gasolina. Quando digo que veículos a diesel aguentam muito mais desaforo, são mais confiáveis, duram mais, não é com base no que estudei em meus cursos e faculdade que fiz, onde aprende-se a teoria (que motores diesel, por concepção precisam ser mais resistentes pra aguentar as altas taxas de compressão - durabilidade alta é consequência), é com base na prática que sempre foi a confirmação de toda teoria que vi.

Na manutenção de picapes de frota diesel a grande maioria só troca óleo e filtro a vida inteira, de corretiva é o normal: bomba d'água, polias, mangueiras, filtros entupidos, em casos extremos onde o filtro de combustível não cumpriu seu papel (maioria das vezes, paralelos de baixa qualidade), danifica-se algumas peças da bomba injetora mecânica ou no caso de common rail, as válvulas da bomba de alta. Em casos mais raros ainda, afeta-se um ou outro bico injetor. Quando há descuido em outros itens, pode-se comprometer selos, juntas, etc, coisas que também podem acontecer em carros a gasolina. A bomba de alta e a bomba injetora devem ser verificadas por um bombista bosch, siemens, etc especializado no caso desses problemas. Não é difícil achar bombistas, nem mesmo na transamazônica, assim como não é difícil achar diesel em postos, caminhões/ônibus/tratores/jipes diesel em estradas, sejam de terras batidas, asfalto ou na transamazônica, onde o maior tráfego é esmagadoramente de veículos a diesel, especialmente caminhões, jipes e picapes. Até mesmo no interior, em cidades minúsculas, temos caminhões, ônibus e tratores e máquinas agrícolas. Os motores a diesel tem ampla utilização. Muitos roubos de veículos a diesel visam inclusive o uso marítimo. Não é incomum encontrar MWM 2.8 em barcos e lanchas, por exemplo.

Não existe mito com relação a confiabilidade do veículo a diesel. A fabricação do motor diesel, suas peças, seu projeto, tudo leva em conta uso comercial, aplicações severas. São motores voltados para aplicações que irão rodar muitos milhares de kms ou muitos milhares de milhas náuticas, sob regime de uso severo, sendo imprescindível que o motor seja confiável. São projetos voltados para barcos, ônibus, caminhões, tratores e outras máquinas agrícolas, jipes militares, picapes, e uma infinidade de outras aplicações, que não devem ter um intervalo de manutenção frequente e precisam durar. A independência dos componentes, que permite o motor continuar funcionando mesmo com periféricos defeituosos é fruto da concepção do motor, que não exige faísca para combustão, não necessita de bobinas, velas, precisando apenas do básico (uma bomba pra injetar combustível).

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Permissões de Postagem