Aqui, sinceramente o uso de uma land é meio inviável... a disponibilidade de peças é praticamente nula, tem que vir tudo de fora, o pessoal daqui quando faz trilha e quebra alguma coisa fica uma tristeza só.
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Aqui, sinceramente o uso de uma land é meio inviável... a disponibilidade de peças é praticamente nula, tem que vir tudo de fora, o pessoal daqui quando faz trilha e quebra alguma coisa fica uma tristeza só.
:D Seria legal ver a curva de torque de ambos... Ter o torque num pico, não é nada... Ninguém tem isso??Citação:
Postado originalmente por _portela
:o No Brasil é que não tem Land... Resquíscios da ditadura... Lá fora é outra história. A própria Land faz propaganda dizendo que 74% de seus veículos ainda estão rodando. E pq não estariam??? Com carroceria de alumínio, estão em ótimo estado, diga-se de passagem... :wink:Citação:
Marco, quanto a Lands das atigas (Séries) em bom estado de conservação e com uso severo que existem a lista seria bem grande. Só para citar alguém que participe do fórum, vai aí então o exemplo do Luiz Fraga (vide foto de uso e estado).
Enquanto outros jipes apodrecem ao relento, os Lands continuam lá... Qualquer tapa na mecânica e estão rodando. :wink:
[]'s
Pois é, nesse ponto acho que a Band ganha outro ponto.Citação:
Postado originalmente por Giovani
Alguém já tentou fazer funilaria numa chapa de alumínio?
Além do custo tem a qualidade, que fica duvidosa.
A Band se for mal cuidada apodrece, mas aceita solda, chumbo, massa :D :D
Sem falar que as Lands mais rodadas ficam parecendo um maracujá velho, pois o alumínio não tem a maleabilidade do aço. Quando a chapa entorta, pela própria torção do chassi, fica torta e não volta como o aço.
Diego,
Gosto de band, tambem sei quanto bom foram os motores MB anteriores a 14-B, mais para um 4x4 devemos ter em conta que:
- O motor deve atender as espectativas de bom torque em baixa rotações e consiga atingir velocidades seguras em estradas.
-O motor deve ter um custo-benefício adequado para deixar viável o negócio.
Giovani,
No site da Inmternational Engines esta a curva do motor 2,5 HS da land, o da band a tempo estou procurando máis até agora não a encontrei.
Portela,
Fiz um cálculo teórico simulando a Land 90 e Band curta capota de aço subindo uma rampa de 45º com a primeira marcha reduzida e com o motor na rotação no torque máximo.
-Para subir a rampa a land precisa de menor potência por ter o torque máximo a menor rotação.
-A band se comporta melhor a velocidades maiores, a land é melhor em velocidades baixas.
:D Beleza, já vou postar aqui... Procurei o da Band também, mas não achei nada!Citação:
Postado originalmente por Hugo Aguirre
[]'s
:D Grande Hugo!!!Citação:
Postado originalmente por Hugo Aguirre
:D Dá pra explicar como vc fez esse cálculo?
[]'s
Por isso eu digo!!!!! A Def é melhor pra trilhas, a Band melhor para um uso misto.
Para todos,
Tabela comparando em números a land 90 e a band curta capota de aço, se tem algum valor não verdadeiro favor informar a fonte para corrigir.
Marca....................... ..........Land Rover........................Toyota
Modelo................................Defender 90......................Band. BJ50LV
Ano....................................1999....... ..........................1999
Motor..................................2.5HS...... .........................14-B
Combustível........................Diesel......... ......................Diesel
Nº Cilindros.........................4............... .......................4
Cilindrada [cm3]..................2500............................ ....3661
N máx [cv]..........................115..................... .............96
n (Nmáx)[rpm]....................3800.......................... ......3400
T máx[kgfm].......................29,6....................... .........24,4
n (Tmáx)[rpm]....................1600.......................... ......2200
Peso[kgf]............................1740.................. ............. 1800
Peso/Nmáx[kgf/cv]..............15,13............................. 18,75
Câmbio
i 1ª.....................................3,69....... ........................4,93
i 2ª.....................................2,13....... ........................2,64
i 3ª.....................................1,39....... ........................1,52
i 4ª.....................................1,00....... ........................1,00
i 5ª.....................................0,77....... .........................0,86
i Ré.....................................3,54....... ........................ 4,93
i Transf Dir..........................1,41................. ...............1,00
i Transf Red.........................3,32.................. ..............1,99
i Dif. Tras............................3,54.............. .................3,70
i Dif. Diant...........................3,54.............. .................3,70
Relação Transmissão Total Direta
i 1ªD...................................18,42....... .....................18,24
i 2ªD...................................10,63....... .......................9,77
i 3ªD...................................6,94........ ........................5,62
i 4ªD...................................4,99........ ...................... 3,70
i 5ªD...................................3,84........ ...................... 3,18
i RéD...................................17,65....... ..................... 18,24
Relação Transmissão Total Reduzida
i 1ªR....................................43,37...... ..................... 36,30
i 2ªR...................................25,03....... .................... 19,44
i 3ªR....................................16,34...... ..................... 11,19
i 4ªR....................................11,75...... ..................... 7,36
i 5ªR....................................9,05....... ...................... 6,33
i Rè R..................................41,56.......... ................. 36,30
Pneus..........................235x85x16.......... .........215x80x16
Diámetro pneu[mm]..............805,90......................... 750,40
Ángulo Entrada[ º ]................51.5............................. 40
Ángulo Saída[ º ]...................53............................. ... 31
Vão livre[mm].......................229........................ ...... 210
Dist.entre eixos[ mm ]...........2286............................. 2285
Cap.tanq.combust.[ l ]...........60.............................. 63
Giovani,
A alegria de Nando vai durar pouco, Nando desculpa mais na hora de calcular sem a reduzida coloquei a relação da caixa de marcha e não a relação total como deve ser, então em todos os casos a land tem melhor desempenho que a band se os valores publicados e colocados na tabela comparativa em número entre os dois carros for verdadeira e se estão de acordo com o cálculo simple, ideal e teórico que serve só para comparar em termos absolutos.
................................................La nd.........................Band
v (Tmáx 1ªR)[km/h].................. 5,60..........................8,57
N (Tmáx)[cv]............................ 66,13....................... 74,95
Nreq (v 45º)[cv]........................ 25,54....................... 40,41
Nreq(v45º)/N(Tmáx).................. 0,39......................... 0,54
v é a velocidade na rpm no torque máximo
N(Tmáx)=torque máx. x rpm torque máx. x 100 / 71620
Nreq(v 45º)= Peso do carro x sen 45º x veloc. a rpm torque máx. /270
Mudando a velocidade para cada marcha tem vários valores como os vistos acima para a primeira reduzida.
Não entendi nada. O que esse bando de numero quer dizer? Pq vc diz que a minha alegra vai terminar?
Outra coisa, existem algumas variações dos motores Toyota. Os primeiros, caso da minha 1996 tem 106 cv, isso teve que ser reduzido em função de politica de emissões de gases para 96cv.
E outra coisa, o que eu estou comparando são motores com preparo equivalente. A Def tem um motor pequeno quase no limite de sua preparação. Ja a Band tem um motor que não precisa de turbo para andar bem. Se for pra colocar turbo e intercooler na Band, que sai cerca de R$ 3000, ela consegue facil facil chegar a 140 cv, o que deixa muita L200, Ranger, e S10 comendo poeira, Def então......
Taí Nando...Eu já acho o Defender melhor para uso misto, além de ser melhor em trilhas por tudo já citado aqui.Citação:
A Def é melhor pra trilhas, a Band melhor para um uso misto
A Band é melhor em manutenção (simplesmente porque foi mais produzida e difundida no Brasil), acho o motor melhor (puro empiricismo, sem os números do Hugo), a suspensão de feixe de molas é pau para toda obra (apesar de pouco curso, dureza, etc. etc. e etc.)...
Contudo, para uso misto o Defender ganha. O acho mais equilibrado e dá para ir ao fim do mundo assim que tira da concessionária. Agora, uma Band de canela fina e bancos originais vai te matar para uso misto...
Enfim, as duas viaturas são do Kcete, mas para diferentes donos e, talvez, diferentes para propósitos bem específicos...
Abraço,