Acho que só na troca de correia dentada de 40 em 40 mil km a Defender já gera o dobro de manutenção.
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Eu concordo com o belo!
Vou citar aqui umas coisa que não tenho nenhuma saudade nas bands:
1 - Band não pode ouvir falar em praia que já enferruja! Nas lands vc mete óleo e antirust nos locais que enferrujam, pois eles são todos internos e acabou.
2 - direção com pino de leque das bands... nunca ví uma que não tivesse folga (algumas até férias!) e mesmo renovando tudo ainda não ficava bom. Só presta se adaptar (aí não é mais da band) uma da chevrolet.
3 - buchas de suspensão! Sem comentários... Nas lands, trocou ta novo e dura muito, mas muito mais mesmo!
4 - passou na água amigo, arria o óleo do diferencial que o retentor dos munhões não segura água fora.
5 - cx de transferência as vezes não solta nem com reza brava, porrada e o que mais for. Se entrar no asfalto com ela engatada, ela quebra toda. Sem falar que tem sempre um pinguinho de óleo na garagem que se não for dela, é da caixa de marchas.
6 - freio original não presta, tem que adaptar disco nas 4 (mas aí não é mais band).
Acho a band um 4x4 muito lindo, motor é o mais PHoda de todos para off road, dependendo do terreno que vc vai enfrentar. Já tive duas que sempre me deram muitas alegrias, mas hj não troco minhas lands por nada, por inúmeros motivos além de todos os citados acima!! Mesmo tendo que trocar correia dentada a cada 75.000 KM (e não 40, como diz nosso camarada acima).
Paje, discordo e concordo em algumas coisas.
As bands saem com folga na direção de fábrica. Não é defeito, é do projeto. A t-case é part-time 4x4, não possui diferencial central. Lembrando que diferencial central é um acessório de asfalto. 4x4 para fora de estrada é 4x4 sem diferencial central (se houver diferencial central, deve-se bloqueá-lo). Isso também é de projeto. Buchas, só dependem do uso, das lavagens, da marca, etc. Água, também. Qualquer 4x4 que enfrenta água está sujeito a inúmeros problemas. O menor deles é uma entrada de água em diferencial, garanto, que também pode ocorrer em qualquer veículo.
Quanto ao freio, concordo, o freio original não é mesmo legal nas bands. E a ferrugem, também concordo, porém na land, não é muito diferente. O chassi apodrece se não tiver cuidado. Há quem diga que é defeito de projeto do chassi mesmo. Na band, o chassi não sofre tanto quanto o da defender, mas em compensação a carroceria acaba. A defender tem um sério problema de corrosão já conhecido pelo mundo todo. Tem também vazamento na direção, problemas em embreagem, alternador, entre outros. Tem diversos sites que relacionam diversos deles. Vai um aqui:
Def_problems
Existe também uma lista que relaciona vários problemas comuns e crônicos, em português que circula pela net (em anexo).
Sobre a correia dentada, se você roda 100% do tempo só em estrada com trânsito livre, já acho uma alta km trocar a correia com 75 mil km em um motor que já tenha trocado alguma vez a correia. Se você pega o mínimo de trânsito, lembre-se que cada minuto parado também é contabilizado na vida útil da correia. E correia dentada arrebenta mesmo! Aconselho a também trocar o esticador, pelo menos a cada 2 ou 3 trocas. Mas, só seguindo o manual de manutenção dos dois, de um uso leve, a manutenção já fica sim mais cara do que na toyota. Em uso severo, a manutenção da land fica simplesmente muito mais cara.
No fim das contas, os dois são ótimos 4x4. Cada um com seus problemas e custos.
Eu tenho esse seu anexo, é muito bom. Já inclusive tive problemas de ferrugem no chassi, porém hoje em dia o que faço é meter óleo ATF dentro e fora do chassi e a um bom tempo não tenho tido nenhum problema. O mesmo faço nas caixas de porta, sendo que nessas eu misturo ATF com anti rust. Também sem problemas. Já passei em muita água com defender e com discovery 1, e nunca entrou água nos meus, além de ter snorkel do respiro dos mesmos, os retentores originais vedam dos dois lado e se o mecânico não fizer merda na hora da troca não entra água mesmo.
Sua dica da correia dentada é importante, pois realmente não se computa esse tempo parado nos engarrafamentos da vida. Eu sempre troquei as minhas com 70 mil e sempre com o esticador junto. Afinal, já está aberto mesmo... Aliás, hoje em dia o custo dessa troca não é tão alto como era a uns anos atrás.
Eh isso aih paje. Eu ia falar pra trocar o esticador em cada troca, mas tem gente que acha que a gente está querendo vender peça, então já até acostumei a dizer pra trocar a cada 2 ou 3 trocas. E nem preciso dizer que não dá pra colocar qualquer marca... Sobre o chassi, tem que ir por esse caminho mesmo. Acredito que assim, você não terá problemas.
Quando eu decidi comprar um 4x4 analisei diversos fatoresque me levaram a seguintes opções: Bandeirante e Defender (descartei a Hiluxpor causa do sistema de bandeja e o Troller pela capacidade de carga). Moro nointerior do Mato Grosso onde a condições das estradas são “as melhores” praquem gosta de desafios é claro, de pinguelas feitas de toras cortadas ao meio,buracos maiores que os veículos, areões, alagados, pedras e pauleiras. Nuncative uma Bandeirante, mas sempre foi uma paixão, andei em algumas e os prós sãomuitos, como a rusticidade, força, facilidade de peças e ajustes técnicos, os pontosnegativos que eu observei: Alto índice de furtos e roubos, as com motorMercedes com graxeta não podem trabalhar submersas porque entra água no motor(é fato perguntem pra quem roda no pantanal), o jumelo do molejo enrosca iguala uma “poita” (já passei de Pampa onde Bandeirante ficou) e o que mais “pesou”foi a falta de estabilidade nas curvas, é sempre aquela sensação de que vaitombar e tomba mesmo. Ouvi falar muito mal da Defender, que quebra fácil, que édifícil conseguir peças e o alto custo das mesmas, espaço, motor com correiadentada dentre outros. Optei pela Defender110 pick up por vários motivos: Ser pouco visada (na minha região), capacidadede carga, caixa seca blindada (qualquer veiculo quando entra lama no sistema deembreagem fica uma m...), diferencial central e bloqueio, cabine e carroceriaem alumínio e o principal estabilidade nas curvas. Os pontos negativos queobservei foram: O chassi fechado que dificulta a limpeza, acesso as porcas dasdobradiças das portas, entra água onde não deveria rs. Quanto ao motor nuncative medo, fazendo a manutenção preventiva e sabendo utilizá-lo respeitando assuas limitações adaptando o que não vem de fabrica (conta giros, nanômetro dapressão de óleo, sensor de nível do reservatório de expansão, sensor detemperatura na caixa de cambio e na de transferência) podemos monitorar e rodarsem problemas . As peças são fáceis de encontrar (não na minha região) não sãocaras (caro é o imposto de importação) andando com peças de reserva, tendoconhecimento para substituídas e as ferramentas dificilmente alguém ficaparado. No mais o mais importante para qualquer veiculo é saber conduzir tendopaciência nos obstáculos e responsabilidade nas situações de perigo.