Conforme solicitação do Igor, estou descrevendo suscintamente a minha experiência em instalar o Body Lift (de agora em diante só BD) em minha Ranger 11D (caçamba 7 pés), ano 1999, 4x4:
*antes de começar, peço desculpas pela qualidade das fotos que mandei, já deu para perceber quenão sou bom fotógrafo. Já enviei novas (um pouco melhores) para o Igor, que por gentileza se dispôs a inseri-las para mim, o que desde já agradeço.
1. A primeira coisa que fiz, foi procurar nos sites americanos e em fotos do Kit da Keko, as peças que constam dos Kits deles e que seriam necessárias (aproximadas) para a instalação na minha. O impulso final eu tive quando li a reportagem da presente discussão, em que o Walter instalou o BD na S10, o que foi fundamental para me motivar.
2. Depois de ter idéia das peças que teria que fazer e mexer na Ranger, fui até um comerciante de sucatas (é isso aí) e comprei o que aqui na cidade chamam de "tarugo", que é uma peça cilindrica de nylon denso, com 55 mm de diâmetro (já descobri que pelo menos na dianteira da Ranger tem que utilizar 65 mm de diâmetro, estou trocando).
3. De posse de tal barra, mandei um torneiro aqui da cidade, o Berga, cortar em peças de 2 polegadas, perfurando-as com brocas de 12,5 mm. E assim estavam prontos os calços (até agora a despesa de 69,00 do "tarugo" e 30,00 do Berga).
4. Depois comprei os parafusos, no total de 12, 6 para a caçamba (16 cm de comprimento por 12mm, de aço, que irão servir nas mesmas porcas originais) mais 06 para a cabine (06 de 14 cm x 12mm) e diversas arruelas. (despesa= 40,00).
5. Até aí tudo beleza, já tinha analizado a Ranger por baixo e achei que daria trabalho, mas não seria difícil. Já tinha experiência com JEEP, pois já montei dois e o meu atual, um CJ3A, 1948, foi completamente desmontado por mim, quando comprei, e outra vez quando capotei ele (cinco tombos que me renderam 45 dias imobilizado - bacia quebra, costelas e diástase), porém é bem diferente, no JEEP dá pra usar a talhadira e o martelo sem dó.
6.Iniciei os trabalhos sozinho em uma quinta feira, por volta de 06 da tarde, sendo que sexta era feriado de Tiradentes. Até as 10 da noite, estava tudo solto, parachoque dianteiro fora, todos os parafusos soltos, exceto os da caçamba, por causa do protetor, que para ser tirado tinha que ser entre dois.
7. No dia seguinte (sexta) comecei a soltar o radiador e pensar nos suportes. Também comecei a suspender a cabine para soltar os calços originais, conferir se estavam em bom estado e colocar os calços de Nylon entre os calços originais e a lataria. Até o meio dia estavam colocados, porém um calço da dianteira encravou e consumiu mais de 03 horas para que eu conseguisse soltá-lo (o calço do lado do caroneiro que aparece na foto acima) Nesta ocasião quase desisti, mas pensei no trabalho para refazer o que já havia feito e resolvi continuar - era mais fácil.
8. Final da tarde e a cabine (ou será gabine - não sei!!) já estava com as desejadas duas polegadas a mais de altura. Olhe para dentro do cofre do motor e me debruço sobre o radiador. Não tenho certeza, mas acho que as Ranger duplas tem o suporte inferior do radiador como uma única barra, enquanto que a minha (castelhana) tem um "triângulo" como suporte. Não queria cortar nada, a fim de possibilitar a reversão quando fosse vender, mas não tive escolha, depois de pensar, pensar, pensar e pensar, a única opção foi passar a serra neste dito suporte, que por sorte tinha quase 10 cm, assim cortei 5 e ele ainda ficou com tamanho suficiente. Foi a única coisa que foi cortada, mas guardei o que sobrou, em caso de reversão, é só soldar, fica "quase" original, ou comprar só o suporte no desmanche. Quanto ao suporte superior, barbada, só confeccionar duas barras pequenas, com dois furos e distância de 2 polegadas entre elas. Solta o suporte, coloca a barra, mais dois parafusos pequenos com porcas (mais alguns R$, os que usei são da minha caixinha de surpresas!!!) e está pronto o radiador.
9. Dia seguinte (sábado) faltava a caçamba e os demais detalhes (alongador do câmbio e parachoques). A caçamba foi complicado, pois quem disse que os parafusos soltavam, acho que ainda não tinham sido mexidos, usam uma chave especial que nem sei o nome. Mas força daqui, arranha dedo dalí e os desgraçados soltaram. Na sequencia levanta a caçamba - calço de nylon - parafuso novo - aperto - baixa a caçamba e: PRONTO.
10 . Pega a Ranger, corre para o Berga e Das Dores (torneiros famosos aqui de Santa Rosa, fazem milagre com JEEP) e confecciona o alongador. Já tinha soltado o console e deixado a alvanca solta. (mais aproximadamente 40,00, não sei o preço exato porque fiz outras coisas junto, fora do BD.
11. Ufa!!!, só faltam os parachoques. Suporte para o dianteiro não deu certo, acho que é diferente da nacional, então faz um furo em cada suporte original (não faz mal nenhum, já que já existem vários no suporte, de fábrica) e o parachoque dianteiro está pronto. Primeiro ficou um pouco caído, depois com umas arruelas, tudo certo.
13. Conclusão: Como o Kit da Keko tem 2,5 polegadas (acho), não tive a necessidade de fazer suportes para cabo de freio, para flexível de freio, tampouco alongador da barra de direção, já que esta somente esticou na sua articulação mais ou menos 2 cm, sendo que o total da articulação é 12 cm (sobrou ainda 10 cm). Fiz fora de casa o alongador do câmbio e tive ajuda para fixar o parachoque dianteiro (o traseiro ainda não fiz, gostei assim quando enjoar, vou subir ou colocar aquela lata - deixar sem parachoque). Gasto final: ALÉM DA MINHA MÃO DE OBRA (MUUIIIITO ESPECIALIZADAÉ CLARO!!!!!), gastei um pouco mais de 200,00 reais e o resultado, apesar das fotos terem ficado ruins, ao vivo ficou muito bom, na minha opinião, é claro. Os pneus continuam raspando um pouco na barra estabilizadora, porque o meu pneu é o 15 x 6,5 de ferro original, pretendo trocá-los para resolver o problema. As constantes raspadas na lataria e caixa de rodas foram resolvidas, a pick up ficou mais macia e eu ganhei um espelho de altura das outras rangers normais. Podia ter ficado melhor, com 3 polegadas, mas a patroa, proprietária da Ranger (tinha esquecido de contar isto), já que o meu veículo de trabalho é o JEEP, aceitou as 2 polegadas depois de muita insistência e promessas diversas.
Acredito que tenha contribuido com os amigos com minha experiência, concluindo que dá trabalho sim, para quem não dispõe de ferramental e grandes conhecimentos de mecânica como eu, mas é possível e até dá pra dizer que é relativamente fácil e possível.
Abraços, e me coloco humildemente a disposição pra qualquer esclarecimento.
ARIEL.