Cara... para andar de F-1000 todos os dias tem que gostar.... eu sou fã da picape, esta fez parte de minha infância, meu pai já teve 3 delas, uma 86 aspirada, uma 89 turbo adaptada e uma cabine estendida 93 também turbo adaptada.
Com certeza a mais "marcante" foi a 93. Foi comprada em 1996... ou 1998 (algo assim), com apenas 60mKm e ficou em casa por agradabilíssimos 11 anos.
Quando vendida, estava com mais de 300 mil km, várias viagens ao PY... RS... SC.. PR.... etc.
Nessa longa jornada.. foram trocadas nada menos que 4 TURBINAS.... e no bom e velho MWM somente uma junta de 1 cabeçote e embreagem... além da manutenção preventiva de rotina.
Por essa vivência, escolhi ter uma F1000 e também por essa vivência escolhi uma aspirada.
Considero a turbina o "elo fraco" da mecânica diesel... mas a diferença na tocada é grande. as aspiradas são bem lentas e o ponto fraco está nas retomadas de velocidade em subidas nas estrada, fora isso, acompanha o transito normalmente. Rodo Sorocaba inteira e raramente vejo meu motor passar do 2200~2400 rpm, esse fato ajuda muito na economia de combustível.
Ela faz entre 8,8~9,2 Km/l rodando 100% na cidade, em rodovias esbarra nos 11km/l.
é um consumo bem interessante para um motor de 3.9 litros.
Sobre os motores dispararem, é uma consequência de uma turbina que passou muito do fim da vida, e a quantidade de lubrificante que passa pela caixa fria é muito além. O óleo lubrificante tornasse o combustível de uma reação que se não for interrompida vai levar o motor ao colapso, e realmente não adianta desligar... ou cortasse o ar na entrada do filtro (perigoso) ou se o câmbio for manual... engata uma marcha pesada (4ª ou 5ª) e mata o motor na embreagem com possíveis danos no sistema.
As efes aqui em Sorocaba são bem difíceis de se encontrar, ou estão trabalhando (normalmente frete) ou na mão de alguma empresas.
O mercado é quem dita o preço, aqui pelo menos, o carro tem grande procura e não tem muitas opções à venda, portanto o preço é alto.
O valor da minha não conta... pois o sentimental pesa muito a favor...kkkk
Levo em consideração que sou segundo dono (16 anos com um senho que foi prefeito de uma cidadezinha vizinha à Sorocaba) e o primeiro dono tem um bom histórico de manutenção, baixo KM e foi uma picape que não passou na mão de mecânicos porcos..... meu motor nunca foi aberto, minha bomba injetora tem o lacre de chumbo.... detalhes que fazem ser uma picape especial para mim.
Depois que comprei, tudo que fiz de manutenção está registrado aqui no fórum... se quiser dar uma olhada
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ontribuam.html (Manutenção caseira na F1000 - contribuam)
Posso afirmar que NUNCA fique na mão com minha F1000.... todas as manutenções que estão no fórum foram preventivas ou preditivas.
é meu único carro... e pelo andar das coisas continuará sendo por um bom tempo...
Abç
Por outro lado... tem os contras