x
Convex Datacenter

Tópico: GM Tracker.

Usuário Avatar de lacombe
    Entrada
    23/12/2010
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Show de bola.

Citação Postado originalmente por José E. M. Neto Ver Post
    O Lacombe, Eu nunca tive um carro novo e sempre tive carros velhos e ha uns três meses atrás comprei uma Tracker-2004-RHZ. O carro estava cheio de erros e ainda o catalisador estava entupido e o cara que me vendeu levou em um mela-chaves que ligou a luz(amarela) da injeção na luz do ABS para disfaçar os problemas do motor-RHZ que que desmontei o painel e arrumeio. Pois bem, como eu sempre fucei nos meus carros velhos e gosto de carros, comecei a ler na Internet sobre os tracker-RHZ e encontrei o Manua-de-Reparas feito pela GM em 2003 no link: Reparador Chevrolet | Reparo de Veículos
    Este Manual tem tudo mais tudo mesmo do tracker com os motor RF(Mazda) e RHZ (Peugeot) Certo!
    A Tabela dos códigos de diagnóstico (DTC)
    O Código P0230 - Circuito de Controle da Bomba de Combustível Entrada baixa ou alta no circuito de alimentação da bomba de combustível ou desempenho ruim.
    Deve ser o vazamento no sensor, você mesmo ou um cara habilidoso pode retirar esse sensor e verifica o que está errado.
    No meu caso eu mesmo resolvi todos os problemas do meu motor e olha que eram vários problemas: tive de desmontar tudo na garagem do meu apertamento, como turbina que levei para recondicionar, alternador estorado, tive que retirar o radiador e a correio de agregados para chegar ao alternado e tive que trocar o tensor dessa correia que custa 399,00. Aí estudei um modo de fazer um com o tensor da correi dentada do Santana que custou 28,00 e mais 70,00 da uma peça que mandei fazer no torneio para calçar a tensor do Santana e ficar na mesma altura do original, e, surpresa minha ficou ótimo. Troquei o filtro de combustível e é claro a água do sistema e a correia do ar-condicionador e montei tudo, levie o carro numa loja que trabalha com escapamentos e tem solda de aço-inox e retirei o catalizador (saiu uma tonelada de pó quando liguei o motor) e por fim levei o carro numa outra oficina que trabalha com carros diesel 4x4, lá o cara passou uma ferramenta genérica de análise da marca Kapo e usou a opção Peugeot-307-HDI-Diesel e apagou todos os DTC=códigos de erro. Aí ficou tudo bem e a luz não acendeu mais agora falta somente trocar a embreagem, já que o motor ficou muito forte e a minha embreagem está patinado quando se exige muito no acelerador. Eu mesmo troque também as pastilhas de freio o óleo do motor. Leve alguns dias com ela parada na garagem lá do apertamento mais resolvi e não paguei nenhum mela-chave para sacanear meu carrinho.

Obrigado pela sua atenção e ajuda ! Gostei dos links, ja estou dando uma examinada. O Wagner Silva ( perito nesse motor, e que aliás sempre me ajudou ) já me deu uma luz tb. Se voce precisar de uma ajuda, tenho certeza que ele irá te ajudar tb. No fato, está vazando muito combustivel encima do sensor de combustivel ( veja a foto )... Vou até verificar. Sobre a embreagem que voce comentou, até hoje nao troquei a minha.. voce achou um lugar mais em conta para trocar ?GM Tracker.-image2.jpgGM Tracker.-image1.jpg

Usuário
    Entrada
    24/05/2012
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por lacombe Ver Post
    Obrigado pela sua atenção e ajuda ! Gostei dos links, ja estou dando uma examinada. O Wagner Silva ( perito nesse motor, e que aliás sempre me ajudou ) já me deu uma luz tb. Se voce precisar de uma ajuda, tenho certeza que ele irá te ajudar tb. No fato, está vazando muito combustivel encima do sensor de combustivel ( veja a foto )... Vou até verificar. Sobre a embreagem que voce comentou, até hoje nao troquei a minha.. voce achou um lugar mais em conta para trocar ?GM Tracker.-image2.jpgGM Tracker.-image1.jpg
    É amigo pelas fotos eu não consegui identificar da onde vem o vazamento, se é na linha de combustível que sai do filtro ou na bomba de alta pressão. Você mandou trocar o filtro de combustível? E o mecânico colocou as duas borrachas que vem com filtro novo nos locais corretos e o filtro na posição correta, e deu um quarto de volta na tampa da carcaça do filtro de combustível como manda o Manual, ali costuma da dá problema de vazamentos e até pode danificar esta tampa já que ela e a carcaça é de plástico. Veja no Manual de Reparação as imagens.
    A embreagem só encontrei até agora lá na Suzucar, e, se alguém souber outra genérica que pode se usar agradeço.

Entrada
    23/12/2010
    Local
    Sao Paulo/SP

Imagem

É amigo pelas fotos eu não consegui identificar da onde vem o vazamento, se é na linha de combustível que sai do filtro ou na bomba de alta pressão. Você mandou trocar o filtro de combustível? E o mecânico colocou as duas borrachas que vem com filtro novo nos locais corretos e o filtro na posição correta, e deu um quarto de volta na tampa da carcaça do filtro de combustível como manda o Manual, ali costuma da dá problema de vazamentos e até pode danificar esta tampa já que ela e a carcaça é de plástico. Veja no Manual de Reparação as imagens.
    A embreagem só encontrei até agora lá na Suzucar, e, se alguém souber outra genérica que pode se usar agradeço.

Desculpe Neto, esqueci de identificar. Na foto, aparece um sensor de encaixe vermelho, e ele vai preso em uma "cebolinha" que é preso na linha de combustivel que entra no motor ( visto de frente o motor, vai no lado direito, bem no meio do motor. Ali está pingando muito óleo diesel.. com certeza foi serviço mal feito, e pelo o que estou pensando, há perda de pressão de combustivel, informando o erro.. Fora que o sensor tambem está enxarcado de óleo diesel, talvez perdendo o sinal elétrico que venha da injeção..

Entrada
    23/12/2010
    Local
    Sao Paulo/SP

Neto, sobre a Embreagem, a Suzucar devez em quando tem, mas tambem voce vai achar na Conscecionaria Chevrolet Carrera do Jaguaré, aqui em SP, converse com o Sena e ele vai te ajudar. ( (11) 4002-1515 )

Usuário
    Entrada
    24/05/2012
    Local
    Brasília/DF
    Desculpe Neto, esqueci de identificar. Na foto, aparece um sensor de encaixe vermelho, e ele vai preso em uma "cebolinha" que é preso na linha de combustivel que entra no motor ( visto de frente o motor, vai no lado direito, bem no meio do motor. Ali está pingando muito óleo diesel.. com certeza foi serviço mal feito, e pelo o que estou pensando, há perda de pressão de combustivel, informando o erro.. Fora que o sensor tambem está enxarcado de óleo diesel, talvez perdendo o sinal elétrico que venha da injeção..
    Pronto é na linha de alta pressão. O cara deve ter colocado o sensor sem um junta que é parecida com uma arruela de latão ou alumínio mole que serve de junta. Você deve retirar esse sensor com o motor frio e lavá-lo e secá-lo e levar ele em um loja de que tenha arruela de vedação geralmente tem em lojas de autopeças. Verifique o estado do sensor, e, se o cara na quebrou a carcaça, se estive quebrado não tem jeito tem que trocar por outro com as mesma especificações. Você mesmo pode fazer isso é muito simples o torque agente sente na mão o aperto. Use a chave na medida correta.

Entrada
    23/12/2010
    Local
    Sao Paulo/SP

Obrigadao!

Pronto é na linha de alta pressão. O cara deve ter colocado o sensor sem um junta que é parecida com uma arruela de latão ou alumínio mole que serve de junta. Você deve retirar esse sensor com o motor frio e lavá-lo e secá-lo e levar ele em um loja de que tenha arruela de vedação geralmente tem em lojas de autopeças. Verifique o estado do sensor, e, se o cara na quebrou a carcaça, se estive quebrado não tem jeito tem que trocar por outro com as mesma especificações. Você mesmo pode fazer isso é muito simples o torque agente sente na mão o aperto. Use a chave na medida correta.

Neto, deixe te perguntar, já que estou vendo que você é fera nesses macetes, voce ja pegou o erro P0903 ? e o P0243 ? Pois começou a uns meses aparecer para mim toda a vez que forço o motor.. o P0903 me fala que é embreagem..

Sobre o erro da injeção, ficou bom, pois a linha de combustivel estava vazando uma grande quantidade de combustivel.... e depois do reaperto das linhas de combustivel, ficou perfeito denovo !

Usuário
    Entrada
    24/05/2012
    Local
    Brasília/DF
    Neto, deixe te perguntar, já que estou vendo que você é fera nesses macetes, voce ja pegou o erro P0903 ? e o P0243 ? Pois começou a uns meses aparecer para mim toda a vez que forço o motor.. o P0903 me fala que é embreagem..

Sobre o erro da injeção, ficou bom, pois a linha de combustivel estava vazando uma grande quantidade de combustivel.... e depois do reaperto das linhas de combustivel, ficou perfeito denovo !
    Lacombe,
    O Manual de Reparos na Seção J3.20(página 1073) - fala o seguinte: P0903 = Detecção de Fluxo Insuficiente na Recirculação dos Gases do Escapamento - Fluxo insuficiente da válvula EGR.
    Que quer dizer que o catalisador (veja Seção J3.3.7 do Manual de Reparos) deve estar entupido. Então você tem duas coisas a fazer para resolver isso ou você entra debaixo do carro com chaves 12,13 e 14 mm de tucho e cabo de forçar e retira o tubo do catalisador e limpa, ou, você manda fazer o que eu fiz no meu, retirei o catalisador numa oficina que tem cano de aço inox e solda para aço inox. Aqui em Brasília ficou 120,00 pilas. Veja também se os contatos das válvulas eletromagnéticas estão limpos e se as válvulas estão funcionando no Manual Seção J3.3.4-5(páginas 1409-1414, 1428, 1432-1433).

O erro P0243 = Válvula Solenóide Pressão Turbo - Tensão Baixa - Sinal de monitoração da válvula solenóide do regulador de pressão do Turbo está diferente do sinal de comando (circuito aberto ou curto-circuito).
    Solução verifique a válvula eletromagnética(Solenóide) de controle do turbo que fica junta com as de controle da EGR ali perto do filtro, retirando o filtro de ar você tem acesso a elas.
    Faça tudo devagar e com tempo, observando as posições dos parafusos (chave de fenda e Philips e chave L-8 a L-10mm – tire fotos) após retirá-las e também a braçadeira do o tubo de ar que liga ao turbo e encima do turbo você verá o vácuo que regula o turbo, ali tem um braço com uma porca que se faz a regulagem que dever ser regulado aumentando ou diminuindo a folga, essa regulagem eu fiz numa loja especializada em Turbos porque a minha turbina foi recondicionada, estava estourada devido o entupimento do catalisador. No seu caso se a turbina esta boa acho que não é esse regulagem o problema.

Entrada
    23/12/2010
    Local
    Sao Paulo/SP

Escapamento..

Lacombe,
    O Manual de Reparos na Seção J3.20(página 1073) - fala o seguinte: P0903 = Detecção de Fluxo Insuficiente na Recirculação dos Gases do Escapamento - Fluxo insuficiente da válvula EGR.
    Que quer dizer que o catalisador (veja Seção J3.3.7 do Manual de Reparos) deve estar entupido. Então você tem duas coisas a fazer para resolver isso ou você entra debaixo do carro com chaves 12,13 e 14 mm de tucho e cabo de forçar e retira o tubo do catalisador e limpa, ou, você manda fazer o que eu fiz no meu, retirei o catalisador numa oficina que tem cano de aço inox e solda para aço inox. Aqui em Brasília ficou 120,00 pilas. Veja também se os contatos das válvulas eletromagnéticas estão limpos e se as válvulas estão funcionando no Manual Seção J3.3.4-5(páginas 1409-1414, 1428, 1432-1433).

Boa.. bom, o escape do meu GV não é, pois já esta sem catalizador há anos.. eheh.. Sobre os contatos das valvulas eletromagneticas, vou dar uma olhada.. o que acontece, é que quando forço o motor em uma subida, e faço o motor pedir força, como se voce tivesse em uma subida com uma marcha longa, o erro aparece.. Uma observação, eu troquei a turbina, por uma com rotor um pouco maior, e isso faz com que na arrancada, o Tracker demora um pouco para reagir.. depois que reage, sai que nem um animal.. a solução vai ser colocar a turbina original novamente.. rs...

Neto, sobre as peças, normalmente anda encontrando onde em Brasilia ?

Usuário
    Entrada
    24/05/2012
    Local
    Brasília/DF
    Peças aqui em BSB para o motor da Tracker RHZ é difícil. A embreagem até hoje não encontrei, a minha está praticamente parada e nem mão de obra especializada para trocar a embreagem consegui até o momento.
    Sobre a tua turbina que está jogando muito e faz a ECM identifica erro. No Manual de Reparação -> descrição do DTC - P0245, P0246 (P0243) = Controle do Turbo Fora de Faixa, Pressão do ar de admissão é maior que a especificação.
    Se fosse uma turbina de controle variável(como nos diesel de última geração (VW-AMAROK) talvez esse erro não aconteceria, então a solução seria o turbo entra mais suavemente e aí subindo mesmo até mais que o original como acontece com a sua. Ou “chipar” a ECM, no fórum já vi um post sobre isso. Talvez reduzir a saída do escapamento para inibir um pouco a ação do turbo, testa aí se for isso.

Entrada
    23/12/2010
    Local
    Sao Paulo/SP

Turbina e Embreagem

Peças aqui em BSB para o motor da Tracker RHZ é difícil. A embreagem até hoje não encontrei, a minha está praticamente parada e nem mão de obra especializada para trocar a embreagem consegui até o momento.
    Sobre a tua turbina que está jogando muito e faz a ECM identifica erro. No Manual de Reparação -> descrição do DTC - P0245, P0246 (P0243) = Controle do Turbo Fora de Faixa, Pressão do ar de admissão é maior que a especificação.
    Se fosse uma turbina de controle variável(como nos diesel de última geração (VW-AMAROK) talvez esse erro não aconteceria, então a solução seria o turbo entra mais suavemente e aí subindo mesmo até mais que o original como acontece com a sua. Ou “chipar” a ECM, no fórum já vi um post sobre isso. Talvez reduzir a saída do escapamento para inibir um pouco a ação do turbo, testa aí se for isso.

Neto, voce consegue me mandar uma msg particular, pois consigo uns contatos sobre as peças do Tracker: arvani@gmail.com

Att

Antonio

Usuário
    Entrada
    23/04/2012
    Local
    Campinas/SP
    Bom dia a todos!
    Por gentileza, alguém poderia me ajudar?
    Não estou conseguindo enviar MPs; gostaria de falar com o Renato, na verdade, perguntar se a viatura dele continua com a "peneira" (dedal) da válvula de alta pressão (Acoplada a bomba) cortada; e se houve algum problema decorrente da retirada da peneira (mesmo que aumento no consumo de combustível, ou ainda, problemas com os bicos injetores).
    Renato, caso você veja esta msg no tópico, por favor, responda por aqui mesmo ou via MP; e ainda caso, algum amigo já tenha retirado a peneira, solicito as informações descritas anteriormente.
    Muito obrigado,
    Abraços a todos!

Usuário Avatar de _Paulo_
    Entrada
    08/05/2012
    Local
    Recife/PE

Procuro Bomba de óleo e Radiador para Tracker

Olá pessoal, estou à procura de uma bomba de óleo para o meu Tracker 2.0 ano 2002 Díesel Motor Peogeot. Sou de Recife-PE

Alguém teria alguma informação?

Obs.: Também enfrentei e estou enfrentando esse problema da tal luzinha da injeção... por isso mandei refazer o motor dela, já que o mesmo estava com características que estava perto de bater.... Agora a única peça que falta é a bomba de óleo para montar por completo o motor.

Gostaria também de aproveitar e perguntar se alguém teria alguma informação sobre radiador. O da minha Tracker fiz um reparo e a qualquer momento poderá danificar..

abraço!
    PAULO MACHADO

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tópicos Similares

1. Tracker diesel x Tracker gas (Zero)
      Por Suassuna no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 18/02/2021, 09:09
    2. Tracker x TR4 !
      Por ricardo sabóia no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 100
      Última resposta: 19/12/2013, 09:06
    3. Tracker
      Por Alexandre-Petrópolis no fórum Suzuki
      Respostas: 7