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Tópico: GM Tracker.

  • #2173
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    Liga e desliga




    Citação Postado originalmente por brandtoffroad Ver Post
    Bitleo, a dica é valida, inclusive também para aqueles que estão acostumados com a condução de veiculos com motor a GASOLINA, normalmente essa transição do Gasolina- Diesel demora um certo tempo e para quem estava acostumado ( eu por exemplo, não estava muito acostumado com a condução do Diesel) e quando peguei o GV, eu queria dirigi-lo da mesma forma que dirigia meus outros carros a Gasolina, mas o buraco é muito mais em baixo, as rotações, as faixas de torque, daí a melhor forma de aproveitar o seu motor em potencia e durabilidade. Com o Diesel, não é necessário ( e nem bom) utilizar o motor em altas rotações constantemente, voce pode aproveitar o motor muito mais em baixas rotações, inclusive porque com o turboalimentador voce atinge rapidamente as rotações ideais. Sao algumas diferencas como aguardar um pouco para ligar e desligar o motor, é que fazem a diferença,como disse o amigo SUV, eu também acredito que a própria forma de condução também pode determinar um erro na central.
    Taí outra dica legal.
    A questão da partida depois de pelo menos 30 segundos do contato (tem um baita aviso no parabrisa) é fundamental para a lubrificação da turbina. É sempre de bom tom esperar que as luzes do painel parem de piscar. Dá mais ou menos 30 segundos. Também é de bom tom aguardar esse mesmo tempo para a desligada. Esse tempo permite a queima integral do diesel já pressionado para os bicos.
    Tem uma coisa que não entendo no manual dos nossos Tracker é a recomendação para a partida com a embreagem acionada. Alguém tem uma explicação lógica? Essa de deixar o motor mais "leve" parece meio esquisita. Valeu Matheus, Bitleo e SUV.
    4X4 Brasil

  • #2174
    Citação Postado originalmente por Horacio Teles Ver Post
    Taí outra dica legal.
    A questão da partida depois de pelo menos 30 segundos do contato (tem um baita aviso no parabrisa) é fundamental para a lubrificação da turbina. É sempre de bom tom esperar que as luzes do painel parem de piscar. Dá mais ou menos 30 segundos. Também é de bom tom aguardar esse mesmo tempo para a desligada. Esse tempo permite a queima integral do diesel já pressionado para os bicos.
    Tem uma coisa que não entendo no manual dos nossos Tracker é a recomendação para a partida com a embreagem acionada. Alguém tem uma explicação lógica? Essa de deixar o motor mais "leve" parece meio esquisita. Valeu Matheus, Bitleo e SUV.
    Eu acho que essa questão do pedal é somente por questões internacionais. Acho que no Canadá e EUA é lei, e tem carros que nem ligam sem pressionar o pedal de embreagem ( era o caso das Ranger importadas que vieram pra cá, pegava muita gente de surpresa ), acho que simplesmente pelo fato de que é perigoso vc esquecer o carro engrenado e causar um acidente. Quanto a questões mecanicas não faz diferença não. Eu mesmo tenho costume de sempre dar partida com o pedal pressionado, fiquei com esse costume justamente porque eu tive uma Ranger importada hehe.
    Brandt - PU7.MBB
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  • #2175
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    Pressão no pedal

    Citação Postado originalmente por brandtoffroad Ver Post
    Eu acho que essa questão do pedal é somente por questões internacionais. Acho que no Canadá e EUA é lei, e tem carros que nem ligam sem pressionar o pedal de embreagem ( era o caso das Ranger importadas que vieram pra cá, pegava muita gente de surpresa ), acho que simplesmente pelo fato de que é perigoso vc esquecer o carro engrenado e causar um acidente. Quanto a questões mecanicas não faz diferença não. Eu mesmo tenho costume de sempre dar partida com o pedal pressionado, fiquei com esse costume justamente porque eu tive uma Ranger importada hehe.
    É isso Matheus. Eu também acho que não tem lógica. Mas vamos ver se alguém tem mais alguma explicação.
    Um abraço.

  • #2176
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    Motor

    Senhores

    Para quem interessar possa, seguem abaixo apelicações do motor usado no Tracker (motor peugeot) que conhecemos por RHZ onde seu nome verdadeiro é DW10ATED

    Vejam abaixo em que carros ele é usado, e onde é claro podemos buscar peças ...

    Motor conhecido por nós como RHZ nada mais é do que um famoso motor chamado DW10ATED que equipa

    CITROEN - XANTIA 2.0 HDI 109 Hatchback 109 02/99 > RHZ (DW10ATED)
    CITROEN - XANTIA 2.0 HDI 109 Estate 109 02/99 > RHZ (DW10ATED)
    PEUGEOT - 406 2.0 HDI 110 Saloon 109 06/98 > 08/01 RHZ (DW10ATED)
    PEUGEOT - 406 2.0 HDI 110 Estate 109 02/99 > 08/01 RHZ (DW10ATED)
    PEUGEOT - 806 2.0 HDI MPV 109 08/99 > 08/02 RHZ (DW10ATED)

    CITROEN - EVASION 2.0 HDI MPV 109 08/99 > 07/02 RHZ (DW10ATED)
    CITROEN - JUMPY 2.0 HDi MPV 109 03/00 > RHZ (DW10ATED)
    PEUGEOT - EXPERT 2.0 HDI MPV 109 07/00 > RHZ (DW10ATED)
    CITROEN - C5 2.0 HDi Hatchback 109 03/01 > RHZ (DW10ATED)
    PEUGEOT - 607 2.0 HDI Saloon 109 05/00 > RHZ (DW10ATED)
    CITROEN - JUMPY 2.0 HDi Van 109 01/02 > RHZ (DW10ATED)
    PEUGEOT - EXPERT 2.0 HDI Van 109 07/00 > RHZ (DW10ATED)


    Lembrando ainda que o "calo" que muitos acham, é fabricado pela Bosch ou melhor, a bomba injetora é da Bosch que possui uma gama de peças, reparos e bancadas de teste, incuindo Bicos injetores, velas de aquecimento, filtros, etc ...

    O sistema usado neste motor para alimentação é conhecido como CRS (Sistema Common Rail) que tem a seguinte definição:

    O controle eletrônico do sistema de injeção representa um grande passo no desenvolvimento dos motores diesel. O moderno sistema Common Rail Bosch apresenta a mais nova tecnologia empregada em sistemas de injeção eletrônica.
    Nesse sistema, a geração de pressão e a injeção de combustível são separadas, o que significa que a bomba gera a alta pressão que está disponível para todos os injetores através de um tubo distribuidor comum. Esta pressão pode ser controlada independente da rotação do motor. A pressão do combustível, início e fim da injeção são precisamente calculados pela unidade de comando a partir de informações obtidas dos diversos sensores instalados no motor, o que proporciona excelente desempenho, baixo ruído e a mínima emissão de gases poluentes.
    Esse sistema totalmente flexível pode ser instalado em automóveis de passageiros e até em caminhões e ônibus. Representa um enorme potencial para as futuras aplicações em motores diesel.

    O que já foi comentado sobre manutenção preventiva, continua valendo, mas agora mais desmitificado ainda, quem puder, ou tiver interesse é claro, pode buscar uma autorizada Bosch que possua bancada de teste conhecida como 845 que poderá efetuar manutenção de limpeza e substituição de elementos baratos e de fácil reposição, que trará ganhos infinitos de qualidade, mantendo o carro econômico, potente e silencioso, que é sua funcionalidade principal, apenas conselho, pois " cultura de manutenção" não é fácil de introduzir em ninguém, pois como dizia Einstein "" é mais fácil desintegrar um átomo que mudar uma cultura" ...

    Sds.

  • #2177
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    Motor Peugeot

    Não me perguntem como consegui, mas dêem uma olhada no documento anexo !

    Sds.
    GM Tracker. Arquivos Anexos

  • #2178
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    Outra pérola ...

    MODELOS H.D.I. 406 DW10DE e DW10ATED
    Falha:
    Motor em modo de emergência limp home e falhas temporárias estão guardadas na
    memória de falhas.

    Causa:
    Desgaste da cablagem do injector numa parte metálica da caixa de velocidades,
    parafuso da caixa ou cobertura da caixa.

    Solução:
    Corrigir a posição da cablagem e instalar a cobertura do parafuso com o número de

    peça: 5733.74

    Vejam anexo ...

    Sds.

    GM Tracker. Arquivos Anexos

  • #2179
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    O sensor MAF também é dos mesmos carros, o código é 5WK9623Z (código Citrôen)


    Sds.





  • #2180
    Citação Postado originalmente por SUVprata Ver Post
    Outra pérola ...

    MODELOS H.D.I. 406 DW10DE e DW10ATED
    Falha:
    Motor em modo de emergência limp home e falhas temporárias estão guardadas na
    memória de falhas.

    Causa:
    Desgaste da cablagem do injector numa parte metálica da caixa de velocidades,
    parafuso da caixa ou cobertura da caixa.

    Solução:
    Corrigir a posição da cablagem e instalar a cobertura do parafuso com o número de

    peça: 5733.74

    Vejam anexo ...

    Sds.

    Interessante.. mas se isso é portugues de portugal, eu quebrei a cabeça mas nao consegui identificar o que seria uma cablagem. Talvez as mangueiras de diesel?
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

  • #2181
    Usuário Avatar de Horacio Teles
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    Cablagem

    Citação Postado originalmente por brandtoffroad Ver Post
    Interessante.. mas se isso é portugues de portugal, eu quebrei a cabeça mas nao consegui identificar o que seria uma cablagem. Talvez as mangueiras de diesel?
    Lembrei meus tempos de estudante, na disciplina de Física, parte de eletricidade. Também fiquei intrigado com o termo cablagem.
    No meu tempo, a identificação da capacidade de transmissão de um dado ou corrente, era uma situação dependente da cablagem, ou seja, da relação entre a resistência (variável conforme as características físico-químicas dos materiais condutores - massa, diâmetro, etc.). Acho que o termo diz respeito às peculiaridades dos cabos de transmissão ou de conexão, em sistemas mecânicos, controlados eletrônicamente por sensores, ou elétricos, controlados por capacitores ou resistores para a distribuição de energia nos propulsores de qualquer categoria.
    Em resumo, creio que cablagem diz respeito ao dimensionamento da transmissão de informações.
    Quanto ao "common rail", de fato trata-se de um grande avanço para os motores ciclo diesel porque garante a pressão uniforme do combustível nas câmaras de combustão. Esse sistema foi patenteado na década de 60, portanto não é novidade. O problema é que aqui para os brazucas as coisas sempre demoram mais para chegar. Já faz algum tempo coloquei um anexo que descreve o funcionamento do sistema. É bem legal.
    No mais, beleza de informações. O esquema do motor é muito bom.
    Valeu Matheus, parabéns pela atenção e dedicação ao pessoal aqui do forum com as valiosas informações.

  • #2182
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    Pequeno dicionário

    Alô Matheus e demais interessados do fórum.
    Encontrei um link da Citroen que tem um pequeno dicionário sobre coisas dos motores e da mecânica que é interessante. Ajuda a não ficar boiando nos papos com os mecânicos. Tem muita informação útil.
    O link é o seguinte http://www.citroen.pt/CWP/Template/G...tGlossary.aspx.
    Quem tiver um tempinho, dá uma olhada ou baixa aí nos computadores para ver quando tiver tempo.
    Um abraço a todos.

  • #2183
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    Manual

    Olá, pessoal...sou uma nova Feliz/infeliz proprietária de uma Tracker 2004 desde Abril/09...feliz pq AMO meu carro, q era (e ainda é...não vou desistir dele tão fácil) um sonho de consumo: confortável, bonito, econômico, valente toda vida no 4X4, mas com os "probleminhas" de sempre da luz amarela...estou prá levar no Licharles, mas o carro tá financiado (quase todo meu salário), e ainda não deu prá juntar o dindim. Fiquei muito feliz que o Horácio ainda está aqui (comecei lendo os posts de 2007, já cheguei na página 30); isto significa q ainda está com a sua? Acho muito legal a interação do pessoal aqui...todos q entram com dúvidas, no decorrer do tempo, vão se tornando especialistas no assunto TRACKER.
    Pessoal: me lembro q entrei em um tópico uma vez, onde alguém postou links (se me lembro bem, eram 4) do manual de mecânica da Tracker...não estou conseguindo achar! Alguém sabe?
    Um grande abraço à todos.

  • #2184
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por anaparpinelli Ver Post
    Olá, pessoal...sou uma nova Feliz/infeliz proprietária de uma Tracker 2004 desde Abril/09...feliz pq AMO meu carro, q era (e ainda é...não vou desistir dele tão fácil) um sonho de consumo: confortável, bonito, econômico, valente toda vida no 4X4, mas com os "probleminhas" de sempre da luz amarela...estou prá levar no Licharles, mas o carro tá financiado (quase todo meu salário), e ainda não deu prá juntar o dindim. Fiquei muito feliz que o Horácio ainda está aqui (comecei lendo os posts de 2007, já cheguei na página 30); isto significa q ainda está com a sua? Acho muito legal a interação do pessoal aqui...todos q entram com dúvidas, no decorrer do tempo, vão se tornando especialistas no assunto TRACKER.
    Pessoal: me lembro q entrei em um tópico uma vez, onde alguém postou links (se me lembro bem, eram 4) do manual de mecânica da Tracker...não estou conseguindo achar! Alguém sabe?
    Um grande abraço à todos.
    Olá Ana,

    Seja bem vinda ao forum e ao tópico...

    Sim o Horacio continua com a sua Tracker.. Ele é Brasileiro e Brasileiro não desisti nunca..kkkk

    Tem muitos amigos aqui que podem te ajudar, Horacio, Suvprata, Brand e tantos outros..

    Outra coisa, sempre marcamos encontros e nesses encontros sempre trocam informações, e em alguns o Licharles vai tb..

    Precisando estamos por aqui...

    Boa sorte.

    Abs.
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

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