
Postado originalmente por
Horacio Teles
Thales, você não é penetra; é convidado. E convidado dos bons. Cláudio, bem vindo ao clube.
Calma que o negócio não é tão problemático assim. A luz do check engine é um sinal de advertência presente em motores diesel ou gasolina (viu Marcão, não assusta o Cláudio). Trata-se de uma sinalização de advertência para algum problema relacionado ao sistema de alimentação e emissão de poluentes. São muitos os problemas relacionados com o acionamento da luz do check engine. De uma maneira geral, nem as concessionárias, nem as oficinas independentes sabem o manejo adequado dos códigos de erros nos carros com a eletrônica embarcada. É lamentável, mas é verdade. Tem uns sujeitos, como o Licharles, citado pelo Marco, que estudam, matutam e conseguem resolver a maior parte dos problemas pela dedicação e interesse pelo assunto. Mas isso é raro. No caso dos motores a diesel, por exemplo, o erro 0246 que é o terror dos proprietários desses carros, com o acendimento da luz do check engine, não é uma indicação de um problema único. Tem várias situações que desencadeiam esse erro, desde chip do módulo de comando, até um simples mangote solto do intercooler, um furo na mangueira da turbina, etc. O nosso assessor para esses assuntos, Licharles, que é o maior especialista do assunto, saca essas coisas até por telefone.
Negócio é o seguinte Cláudio: não fica pensando essas coisas porque cada caso é um caso. Você tem uma turma aqui no fórum, com a assessoria do Licharles, que resolve qualquer problema. Não se preocupe. De pronto, bem vindo ao clube. Qualquer problema, coloque aqui, que certamente não terá grande dificuldade de resolução. O importante é que você é mais um cara que gostou do que esse monte de gente gosta. Quando é assim, é porque a coisa é boa.
Um abraço.