x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 68
  • #1

    Ranger com 4 amortecedores traseiros




    Olá pessoal,

    Estou a bastante tempo sem acompanhar o forum devido a falta de tempo. Mas fiz uma modificação na Ranger que acho importante eu postar aqui, para retribuir um pouco do tanto que esse forum já me ajudou.
    Alguns vão lembrar da minha ranger, uma supercab ano 2000 2.5 diesel que eu modifiquei para o modelo 2008. Esta ranger vem com caçamba dimensionada para 1100Kg, mas como o máximo que eu levo são 3 motos somando uns 300kg sempre fiquei inccomodado com a suspensão traseira dando um coice quando passo em alguma lombada um pouco mais rápido. Voces sabem do que eu estou falando. Caminhonete sem peso na caçamba sempre dá isso.
    Conseguir melhorar muito a suspensão com uma simples adaptação baseada no modelo mais novo 2008 pra cima.

    Na minha Ranger, os amortecedores ficam do lado interno da mola e as rangers 2008 p cima possuem os amortecedores pro lado de fora da mola.
    A idéia foi simples, Comprar o suporte do amortecedor traseiro da ranger nova, adaptar na minha e ficar assim com 4 amortecedores traseiros.
    Para isso tive que confeccionar os suportes inferiores que são soldados no eixo e furar o chassis para fixar os suportes originais da ranger 2008, comprado na autorizada por R$115.00 cada.

    Segue as fotos da daptação. Alguns detalhes tem que ser observado caso alguem queira fazer a adaptação. Caso alguem interesse eu posto os detalhes e ajudo nas duvidas.
    Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0189.jpg Posicionamento do suporte original da ranger 2008 no chassis

    Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0191.jpg Peça confeccionada para soldar no eixo. Esta peça tem um detalhe na fabricação. Ela tem um lado ligeiramente maior para ficar em angulo, assim como as originais.
    Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0194.jpgPeça original da ranger 2008
    Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0209.jpgSoldagem do suporte inferior no eixo trazeiro no lado de fora do eixo
    Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0214.jpg Como os amortecedores originais possuem inclinações contrárias, coloquei os outros com inclinação oposta ao amortecedor original de cada lado. Ficando como visto na figura.

    Abraço

  • #2
    Correção na legenda:

    "Soldagem do suporte inferior no eixo trazeiro no lado de fora do eixo"
    Soldagem do suporte inferior no eixo trazeiro no lado de fora do suporte da mola

    Segue mais algumas fotos

    Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0213.jpgRanger com 4 amortecedores traseiros-img_0217.jpgRanger com 4 amortecedores traseiros-img_0211.jpg

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Muito legal, mas, não ficou muito dura?
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Ué? Com dois amortecedores a mais o coice deve ter piorado mais ainda. Dever ter ficado dura que nem pau....
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Idade
    55
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Edin, Valter
    Quando eu morava em Santiago-RS, tinha lá um fazendeiro que comprava f1000 zero e dava para a peão trabalhar. Como pegava muita estrada de chão, ele mandava colocar + 2 amortecedores ainda na ford. Não ficavam mais duras, só mais estáveis e duravam muito mais até afroxar a caçamba e relação as originais.
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #6
    Acontece que a ranger da o coice pelo seguinte motivo:

    Quando passamos correndo em um quebra molas por exemplo, a suspensão afunda pois a mola é macia, porem após a supensão encolher o amortecedor nao consegue segurar o retorno e a mola manda a traseira do carro para o alto, gerando o coice. Dá pra perceber que o coice acontece um instante depois de passar correndo no quebra mola e não ao mesmo tempo. Por isso quando tem peso na caçamba, a inércia da traseira aumenta e a mola não consegue acelerar o peso, mandando menos a traseira pra cima.

    Do jeito que ficou, ficou muito mais firme... O coice ainda acontece, mas agora só se passar muito mais rapido...pq ai acontece o efeito contrário, os amortecedores, que trabalham em função da velocidade, ficam duros para se contrairem caso a velocidade seja muito alta e ficam lentos tambem na compressão. Quando passa muito rapido agora a traseira recebe o coice sem nem afundar direito a suspensão. O ideal era se os amortecedores da ranger fossem mais lentos do que já são no retorno do que na compressão. Talvez um amortecedor com regulagem ficaria ideal com esse sistema.

    O que eu fiquei impressionado foi com a estabilidade da caminhonete em curvas de asfalto remendado. Simplesmente não sai mais....ela derrapa as 4 rodas mas nao sai a traseira...ficou show nesse aspecto.
    Walter, caso queira dar uma testada dps combinamos de encontrar aki em BH..

    Estou querendo agora andar em uma 2008 para eu ver a diferença, pq talvez se eu tirar agora os originais da minha e deixar só com 2, igual as 2008, possa ficar melhor...tenho que testar pra saber...mas acredito que nao vai ficar pq ficou simplesmente perfeito a estabilidade...e a 2008 tambem sai um pouco quando tá sem peso

    Abraço

  • #7
    Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Idade
    38
    Posts
    1,426
    Agradecimentos: 3
    Bem legal a adaptação parabéns,mas não sairia mais barato ou até mesmo mais confortável comprar um amortecedor melhor,rancho,procomp etc...??

  • #8
    Citação Postado originalmente por moises missio Ver Post
    Bem legal a adaptação parabéns,mas não sairia mais barato ou até mesmo mais confortável comprar um amortecedor melhor,rancho,procomp etc...??
    Acredito que não... Gastei 2 peças de R$115.00.. Isso porque eu já tinha 2 amortecedores usados em casa... E tambem tenho maquina de solda e ferramentas pra confeccionar o suporte inferior....
    Mas mesmo se fosse comprar tudo, custa 130 cada amortecedor... ai ficaria R$ 460.00 tudo...faltaria cotar quanto que alguem cobraria pra fazer o suporte inferior..... Eu desenhei ele no Solid Works, imprimi o desenho, cortei e colei o papel em um perfil "U" e cortei na policorte e esmeril...Dá pra ver na segunda foto que ainda tem um pedaço do papel colado lá... Tenho o desenho caso alguem queira tbm.
    Eu nao sei qto custa um amortecedor bom tipo o rancho, mas acredito que nao é só isso ai os 2 nao...correto?

  • #9
    Ficaria 490 né?? Tô ruim de conta em??

  • #10
    Citação Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    Edin, Valter
    Quando eu morava em Santiago-RS, tinha lá um fazendeiro que comprava f1000 zero e dava para a peão trabalhar. Como pegava muita estrada de chão, ele mandava colocar + 2 amortecedores ainda na ford. Não ficavam mais duras, só mais estáveis e duravam muito mais até afroxar a caçamba e relação as originais.
    Esse é o ponto. Não tem como ficar mais estável sem ficar mais duro também.

    Eu coloquei amortecedores Rancho ajustáveis na minha Ranger. Quando preciso da mais estabilidade eu ajusto de forma que fiquem mais duros. Quando quero mais conforto coloco na posição mais macia e a Ranger fica instável. Dois amortecedores seria para o caso de ter que andar com a Ranger sempre com carga máxima e nunca para quem anda com a caçamba vazia a maior parte do tempo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Citação Postado originalmente por Patoso Ver Post
    O que eu fiquei impressionado foi com a estabilidade da caminhonete em curvas de asfalto remendado. Simplesmente não sai mais....ela derrapa as 4 rodas mas nao sai a traseira...ficou show nesse aspecto.
    Walter, caso queira dar uma testada dps combinamos de encontrar aki em BH..
    Abraço
    O que melhorou a estabilidade foi a colocação dos amortecedores externos. Vai continuar estável se você retirar os internos, mas a saída traseira não tem como eliminar 100%. É um caraterística de veículos com tração traseira e peso concentrado da dianteira como toda picape.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O que melhorou a estabilidade foi a colocação dos amortecedores externos. Vai continuar estável se você retirar os internos, mas a saída traseira não tem como eliminar 100%. É um caraterística de veículos com tração traseira e peso concentrado da dianteira como toda picape.
    Um amigo meu tinha uma 2008 só que é cabine dupla...Já andei bastante nela e ela ainda saia um pouco a traseira..
    O fato de colocar o amortecedor o mais próximo a roda foi o que fez ficar bom mesmo. Ele pega um maior deslocamento do eixo e trabalha fazendo mais torque.. Foi somente isso que os engenheiros da ford pensaram quando mudaram o sistema da 2007 pra 2008.
    Mas ficou realmente muito bom a estabilidade e eu ainda melhorou os coices quando passo em uma velocidade normal em um quebra molas...
    Quando tiver um tempo vou retirar os internos e ver como fica..

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Amortecedores traseiros da F 75
      Por santistadoente no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 28
      Última resposta: 26/11/2010, 22:59
    2. Amortecedores traseiros
      Por LMAGRI no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/09/2009, 13:09
    3. Respostas: 33
      Última resposta: 23/02/2009, 16:20
    4. amortecedores traseiros
      Por André Pereira no fórum JPX
      Respostas: 3
      Última resposta: 16/04/2008, 20:22
    5. Ranger: amortecedores traseiros
      Por cbridi no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 02/07/2005, 19:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade