Olá pessoal,

Estou a bastante tempo sem acompanhar o forum devido a falta de tempo. Mas fiz uma modificação na Ranger que acho importante eu postar aqui, para retribuir um pouco do tanto que esse forum já me ajudou.
Alguns vão lembrar da minha ranger, uma supercab ano 2000 2.5 diesel que eu modifiquei para o modelo 2008. Esta ranger vem com caçamba dimensionada para 1100Kg, mas como o máximo que eu levo são 3 motos somando uns 300kg sempre fiquei inccomodado com a suspensão traseira dando um coice quando passo em alguma lombada um pouco mais rápido. Voces sabem do que eu estou falando. Caminhonete sem peso na caçamba sempre dá isso.
Conseguir melhorar muito a suspensão com uma simples adaptação baseada no modelo mais novo 2008 pra cima.

Na minha Ranger, os amortecedores ficam do lado interno da mola e as rangers 2008 p cima possuem os amortecedores pro lado de fora da mola.
A idéia foi simples, Comprar o suporte do amortecedor traseiro da ranger nova, adaptar na minha e ficar assim com 4 amortecedores traseiros.
Para isso tive que confeccionar os suportes inferiores que são soldados no eixo e furar o chassis para fixar os suportes originais da ranger 2008, comprado na autorizada por R$115.00 cada.

Segue as fotos da daptação. Alguns detalhes tem que ser observado caso alguem queira fazer a adaptação. Caso alguem interesse eu posto os detalhes e ajudo nas duvidas.
Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0189.jpg Posicionamento do suporte original da ranger 2008 no chassis

Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0191.jpg Peça confeccionada para soldar no eixo. Esta peça tem um detalhe na fabricação. Ela tem um lado ligeiramente maior para ficar em angulo, assim como as originais.
Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0194.jpgPeça original da ranger 2008
Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0209.jpgSoldagem do suporte inferior no eixo trazeiro no lado de fora do eixo
Ranger com 4 amortecedores traseiros-img_0214.jpg Como os amortecedores originais possuem inclinações contrárias, coloquei os outros com inclinação oposta ao amortecedor original de cada lado. Ficando como visto na figura.

Abraço