Postado originalmente por
Xavier
Pessoal,
Já tive 2 Troller, hoje estou em outra e quero dar uns pitacos neste assunto: Pelo que eu sei, a Trilha 23 nào existe mais já faz algum tempo. Pelo menos, aquela da Av. dos Bandeirantes, pegou fogo. Ninguém sabe se foi acidente ou, hum,... acidente.
O fenômeno Troller, para mim, tem que ser avaliado sob dois aspectos bem distintos:
1. O "veículo"
2. O "negócio"
Como "veículo", são inquestionáveis o desempenho em trilhas, o prazer em dirigir, a robustez, a adaptabilidade, a flexibilidade para os mais deversos graus de preparação, etc. São famosos também seus defeitos mais recorrentes, dependendo da "safra", e as adaptações feitas pelas autorizadas, por fuçadores profissionais, e até pela fábrica. (Destacam-se: câmbio nas viaturas 2003 e 2004; freios, em todas as safras; infiltrações em 50 a 60 % das unidades, sempre, e outras "cöisinhas".
Como "negócio" (incluindo aí a fábrica e as revendas, tanto na gestão M. Araripe quanto na gestão Ford), não passa de um negócio de oportunidade, sem nenhuma estratégia de continuidade ou permanência no mercado. A turma do Araripe, investiu para montar um negócio financiado pelo BNDES que lhes desse um volumoso retorno a curto prazo, com juros e risco pouco acima de zero. A turma da Ford, simplesmente comprou uma fábriqueta "funcionando", BNDESizada, por um preço que foi apenas uma fração do que gastaria para desenvolver um projeto similar do zero. O produto Troller, que para a grande mídia nãop aparece vinculado à Ford, é um mero coadjuvante. Desde seus primórdios, o pós venda da Troller foi de péssimo a sinistro. É só pesquisar no forum para recolher um sem número de reclamações as mais estapafúrdias. Uma ou outra vez, graças ao esforço isolado de algum atendente, ou do dono da revenda, ou do tamanho da porrada que o cliente dava na mesa da recepção, o serviço era feito razoavelmente bem. O fato é que a Troller nunca teve (e ainda não tem!) um manual de atendimento, uma "bíblia" sobre o carro, uma lista de referência de peças, etc. Ou seja: nunca deixou de ser uma fabriqueta de fundo de quintal, que se meteu à besta e enganou um montão de gente.
Me desculpem Tolleiros de hoje: o carro é legal e eu também tive grandes momentos de curtição com os dois que eu tive. Mas a marca, o negócio, o serviço ou seja, o produto, sob ponto de vista de mktg, é um lixo. Infelizmente, apesar de nosso país ter uma malha viária que não é muito melhor do que as antigas trilhas do século XVII (exceto algumas honrosas exceções), o nosso mercado é induzido a preferir desde os infames "sedan 4 portas com motor 1.0 que parece 1.4" até os inúteis "SUV tração integral com EDB, TSF, FTW, GPS, LOCK SHIT, AUTO TRAK, COP, e outras eletronicidades que não servem para muita coisa por aqui, pois são veículos desenvolvidos para uso em países onde o inverno deixa as estadas com neve e gelo por vários meses durante o ano. E nós, que achamos todas aquelas luzinhas, alavanquinhas, cliquezinhos, uma gracinha... pagamos, sorrindo, por tudo isso, mais todas as taxas de importação, mais as taxas de juros do financiamento em 48 meses "sem entrada", 11 a 13% de seguro, e por aí vai...No meio disto tudo, um Troller parece ser o máximo!
Me desculpem pelo desabafo. Acho que extrapolei. É que fico triste ao que trilheiros como eu continuam a ser engandos pelas mentiras que meia dúzia de manipuladores continuam a espalhar por aí.
Fui.