Postado originalmente por
Miguel Sono
Homero,
O meu é chipado. No trânsito sem forçar o carro trabalha entre 89C e 93C (medido no scanner). O mesmo na estrada sem forçar. Na estrada forçando acima de 140km/h, chega a 97C/98C no scanner (Mas normalmente não faço isso, fiz apenas para testar. Minha velocidade de cruzeiro na estrada é entre 90km/h e 110km/h). Na areia forçando chega a 100C no scanner.
Já o ponteiro fica no meio na maior parte do tempo (entre 75C e 95C), mas sai do meio quando passa de 96C chegando quase no vermelho em 100C. (Se a escala do painel fosse linear, o inicio do vermelho - 3/4 do caminho - deveria ser algo em torno de 110C e não 100C - já que o fim da escala é 130C).
Acho que estou com algum problema no painel/sensor. Como já testei um outro painel, desconfio do sensor novo, que pode estar com uma calibração ligeiramente diferente do meu sensor original. Por isso preciso da ajuda dos colegas para tentar desvendar o mistério do funcionamento deste ponteiro do Troller (que pouco informa sobre a real temperatura do motor, como aliás ocorre com a maioria dos carros atualmente). A concessionária está sem o sensor para vender.
O importante aqui não é saber se os ponteiros de temperatura dos carros dos colegas trabalham ou não no meio. O meu até pouco tempo atrás nunca descolou do meio. Começou a fazer isso agora. O que eu não sei é se algo mudou no sistema de arrefecimento e o carro agora atinge 100C, diferentemente do que acontecia anteriormente ou se o carro sempre chegou nesses 100C e eu é que não sabia disso, pois tinha apenas o ponteiro do painel para minha orientação, sem sensores adicionais nem scanner para comparar. Por isso a importância de ter o feedback de colegas que tenham sensores adicionais para tentarmos montar uma tabela que pode ajudar muito a todos os proprietários de T4 com motor NGD 3.0E.
Abraço,
Miguel