Concluo que se a central não cortar a potência, o problema é dos instrumentos!
Versão Imprimível
Concluo que se a central não cortar a potência, o problema é dos instrumentos!
Parece-me que é isso mesmo! Ontem removi a bomba d`àgua para verificação e não notei nenhum problema, ainda assim como ela já estava com quase 2 anos de serviço eu substituí. Com isso terminou a checagem do sistema, pois anteriormente já havia testado o funcionamento da termostática.
O meu primeiro T4 2010, 3.0 não movia um milímetro o ponteiro do centro. Em rally, trilha, pé no fundo etc.
Troquei por outro no início de 2012 e percebi a diferença na primeira viagem. Em ritmo bem pesado (150 -160km/h) o ponteiro de temperatura ia próximo da faixa vermelha.
Com 20.000km, reprogramei para aumentar potencia. Agora em viagem quando piso para andar acima de 140km/h ele começa a aquecer. nos 160 km/h ele chega na faixa vermelha. Eu alivio o pé e volta ao normal rapidinho.
Em todos os casos não corta o a/c e não perde potência. Mesmo na única vez que chegou a acender a espia de temperatura do painel (quando chegou no início da faixa vermelha) não houve corte ou outra coisa.
Está com fluído Motul para radiador. O pessoal da Trilha Bravo de Cuiabá me disse esta semana para levar na oficina que abririam um pouco mais a válvula termostática.
Tenho para mim que o problema está no painel. Que acham???
Não vejo sentido algum em abrir mais uma coisa que já está totalmente aberta por volta dos 90 e poucos graus... acho insensato.
Homero,
Também não vi muita lógica. Mais sensato seria trocar se ela está com problema. Coisa que provavelmente não está. Como esta situação alterada do carro é desde que saiu da concessionária, acho que o problema é de sensor ou de indicador.
Se fosse algo mais grave, eu já tinha danificado o motor.
Eu estou investigando o caso contrário. O ponteiro do meu marca muito frio pela manhã e a noite. Não passa do segundo traço de temperatura (+- 75 graus). Não há nada de errado no resto. De tarde, embaixo do sol e forçando em subida, o máximo que consegui foi 85 graus. Na oficina, trocaram o sensor do painel, mas não era ele. Descobri que o ponteiro está marcando certo. Embaixo de um sol de 45 graus, motor ligado em ponto morto há quase 1 hora e o troller não passou dos 77 graus no scanner. Aparentemente a válvula termostática travou aberta e o troller não esquenta de jeito nenhum.
Dando uma estudada aqui, a vt começar a abrir aos 86 graus e aos 90 graus deveria estar completamente aberta. Mansani, no teu caso, acredito que não tenha mais o que abrir. Se está esquentando, mais provável que ela esteja meio fechada não?
Pelo relato, se estivesse meio fechada, ferveria e/ou o Troller limitaria a potência e cortaria o ar condicionado. Ou estragaria o motor... 150, 160 km/h... Com válvula ruim, acho que não iria muito longe... Ainda mais em pleno verão!
No dia em que chegou no início do vermelho e acendeu a espia, eu estava a mais de 160 (tive que deixar a Hilux me passar) rodando no MT numa temperatura ambiente de quase 40ºC. Mas não limitou o motor e não desligou o A/C.
Vou ver a válvula Termostática, mas por desencargo de consciência.
Aquela história de radiador diferente em alguns troller não existe, correto?
Desconheço esta história de radiadores diferentes.
pessoal segue um breve relato do meu troller 3.0, ano 2009, NÃO é chipado, original apenas com pneus 33.
faz um mes que troquei a agua do radiador e o sensor de temperatura tb, o radiador esta limpo sem barro atrapalhando a passagem de ar.
este final de semana andei 900 km com ele apenas em estrada.
apos rodar 100km, começou a esquentar andando por volta de 130 km/ hora, chegava proximo do vermelho no painel eu tirava o pé e a temperatura voltava ao normal, fiquei assim por uns 80 km, depois não subiu mais a temperatura e cheguei no destino final total de 450 km rodados
na volta rodei 400 km sem problemas os ultimos 50 km, a temperatura voltou a subir e bateu no vermelho, apenas uma vez entrou em modo de segurança, depois de ter lido todo o topico não sei nem por onde começar.
devo trocar a valvula termostática ?
devo trocar a liquido do radiador pelo MOTUL ?
na cidade e em trilha o ponteiro não sai do meio.
Se entrou em modo de segurança é porque esquentou mesmo. Não foi o mostrador ou sensor malucos do Troller. Acredito que os aditivos apenas lubrificam a bomba e elevam o ponto de ebulição e abaixam o de congelamento da água, logo tem pouca importância na eficiência em si da troca de calor. Na cidade e na trilha, as velocidades são, em tese, mais baixas logo a ventoinha deve estar travando normalmente. Na estrada em altas velocidades, o vento relativo é tão grande que a ventoinha não precisa travar. Sobra apenas a válvula para, pelo menos, ser testada antes de trocar. Dois parafusos na carcaça e ela sai por cima. Poe na panela com água e um termômetro. O difícil é arranjar um termômetro...
Eu faria desta forma pra começar...