x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 41

Citação Postado originalmente por John1532Jr Ver Post
    AKPG

O que sucede é o seguinte:

O Troller possui diferencial traseiro com deslizamento limitado, caixa de transferência de acoplamento direto, diferencial dianteiro também de acoplamento direto, e roda livre nas rodas dianteiras.

Quando você faz uma curva, ou ainda em outras situações de direção, as rodas traseiras fazem percurso diferente uma da outra, e o mesmo se aplica às rodas dianteiras, e mais ainda, as rodas dianteiras giram percurso diferente das traseiras.

Nestas situações, você tem que imaginar que cada roda faz uma rotação diferente da outra.

Com respeito à tração traseira do Troller, êle traciona nas duas rodas, mas como o diferencial é de deslizamento limitado, quer dizer que êle tem internamente no diferencial um sistemas de discos de fricção que permitem às rodas traseiras girarem de modo diferente uma da outra.

Já a caixa de transferência é direta, ou seja não possui deslizamento. Assim, se o 4x4 estiver ativado, o que for enviado de força para o diferencial traseiro será igualmente enviado para o diferencial dianteiro.

Então, as rodas dianteiras (se a roda livre não estiver selecionada) girarão exatamente igual às rodas traseiras. Se você estiver no asfalto ou qualquer local onde o atrito do pneu com o solo seja muito firme, a diferença de rotação entre rodas dianteiras e traseiras, e dianteira direita e dianteira esquerda forçará grandemente os pneus, diferenciais e a caixa de transferência. Vale lembrar que o diferencial dianteiro não possui deslizamento limitado, o que quer dizer que a roda dianteira esquerda vai girar exatamente o mesmo que a roda dianteira direita.

Com o tempo você terá desgaste acentuado e quebra nos componentes envolvidos.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Cordiais saudações.

John,

Eu não tenho dúvida com relação a nenhum dos pontos que você citou. Em teoria está tudo correto.

Só estou falando que na prática, se estiver andando na estrada ou mesmo na cidade, mas andando em retas, não vai ter problema nenhum em acionar a tração 4x4. É só não fazer curvas fechadas que não acontecerá problema algum. Se vc me falar que vai descer uma serra com curvas fechadas, se usar um 4x4 sem diferencial central, tenho certeza que terá problemas. Se não quebrar o conjunto, é capaz até de bater o carro pois a diferença de rotação que as rodas teriam será anulada pela caixa de transferência e é provável que perca-se a direção/dirigibilidade do carro.

Agora imagina pegar uma Castelo Branco, uma Bandeirantes, até mesmo uma Fernão Dias ou outras estradas que não tenham curvas fechadas. A diferença de rotação entre as rodas em velocidade alta e em curvas abertas é praticamente nula, que poderá inclusive ser compensada com as próprias folgas que existem no sistema. É disto que estou falando. Não estou querendo criar polêmicas sobre este assunto polêmico. Só estou reportanto o que fazia nos dois Trollers que tive, na L200 que tive, na Hilux que tive e que faço agora na Dodge Ram que tenho. Se vou ter problemas no futuro, não sei dizer. Mas não tive em nenhum destes carros que já tive.

Um abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Caros Vandinho e demais companheiros Trolleiros, gostaria de colaborar dizendo que seu problema, na minha opinião, está em três pontos:

1. marca e modelo do pneu original, que não é bom na chuva/asfalto;
    2. Calibragem muito alta para andar na chuva/asfalto;
    3. Provavelmente está desalinhado ou algo do gênero.

Tenho agora um igual ao seu, mas já tive um 2004 e um 2008 antes desse atual, sendo que por isso posso te dizer que esses novos são muiiiiiiiito bons de estabilidade, considerando a natureza do veículo, sendo que os antigos eu também não tinha nada a reclamar.

Se vc acionou a tração 4x4 com muita chuva e nada mudou provavelmente sua tração não está funcionando corretamente, pois a mudança é absurdamente sensível, tipo vc puxa no volante e ele obedece mesmo (velocidades compatíveis naturalmente).

Apesar de tudo isso, te confesso que quando vc acostumar com o tipo do veículo, aliado à prudência que vc já deve ter ao dirigir, andará na chuva com seu troller com muito mais facilidade que com outro carro.

Viajo muito no asfalto e estou bem acostumado com meu carro, que inclusive é chipado, e posso te dizer, é muito bom e muito estável.

Esclareço que troquei os pneus pelos yokohama 32x11.5 - geolander - e também troquei os amortecedores pelos rancho de 9 regulagens, mas o que faz diferença mesmo são os pneus, pois também não gostei dos novos goodyear na água.

Faz essa verificação de alinhamento e se informa sobre a calibragem ideal dos pneus para andar na chuva, pois eu ando com 26 libras nas quatro, sempre andei assim e sempre gostei. Inclusive o auto center que montou os yokohama p mim me indicaram andar com essa calibragem. No troller 2004 andei 100mkm e no 2008 andei 30 mkm assim, sempre com pneus 32x11,5 yokohama.

Espero poder ter ajudado na sua dúvida e também espero que acostume com o troller, pois sem dúvida é um belíssimo carro em muitos sentidos.

Arrisco te dizer que é difícil outro carro do tipo picape ou suv andar com um troller, mesmo com chuva e em curvas, quando vc já estiver acostumado às reações do carro.

Abraços, Eduardo.

Usuário Avatar de PAULO CARECA
    Entrada
    28/02/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Citação Postado originalmente por vandinho jf Ver Post
    estou com um t4 2010 neste fim de semana voltava de cabo frio na via lagos onde peguei uma chuva daquelas temporal e muita agua empocada na pista, bom estava 4x2 e o carro a 100km parecia ue andava numa pista de sabao parei no pedagio ligue o 4x4 nao melhorou significamente nada continuou escorregando sei que o carro é leve e tem pouca estabilidade , mas fiquei assustado com o comportamento do carro, ah e ele estava com 5 pessoas mais bagagens o que aumentou o peso do carro, teoricamente o que o faria ficar mais estavele os pneus estavam calibrados com 30 libras cada um alguem ja passou por situacao parecida, isto e normal
    Vandinho,
    Peguei parte dessa chuva no domingo passado, tambem na via lagos, sentido inverso ao que vc fazia, até as carretas e onibus estavam andando a 60km/h (devido ao grande volume de agua no asfalto), eu consegui andar a 80 km/h com bastante estabilidade (claro que varias vezes o troller dava umas travadas e balançadas nas poças) com pneus originais goodyear 26 libras, mas não tinha ninguem conseguindo andar mais que 60km/h. Tinha mais algum carro conseguindo andar junto com vc nesta velocidade?
    TROLLER 2006

Usuário
    Entrada
    09/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    PessoALL,

Aproveitando a discussão sobre acionar, ou não, o 4x4 no asfalto, eu gostaria de tirar uma dúvida.
    No manual, diz para ligarmos a tração de tempos em tempos (não me lembro quanto), para lubrificação do diferencial dianteiro. Se eu ligar a chave no painel para a posição 4x4, sem ligar a roda livre, haverá a lubrificação?
    Se ligar somente a chave do painel, no asfalto, poderá acarretar algum dano na tração, mesmo sem ligar a roda livre?

Obrigado e um abraço,

João Ricardo
    T4 09 - "Azulão"
    Rio de Jeneiro.

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Fico pensando.... Tamanha chuva e o cara desceu para acionar as rodas livres??
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post

hauhuahuaha

Eu mesmo já fiz isso... é ótimo, mas vc fica muuuito molhado depois..... Da-lhe vitamina C!!

Usuário Avatar de TROLLEIRO
    Entrada
    26/08/2009
    Excelente o conteúdo deste tópico!!!

Aprende-se muito aqui!

Usuário Avatar de PAULO CARECA
    Entrada
    28/02/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Jeff,
    Vc interpretou mal o que o Vandinho postou, ele parou no posto de pedagio que tem cobertura.
    TROLLER 2006

Usuário
    Entrada
    09/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por jrmotta Ver Post
    PessoALL,

Aproveitando a discussão sobre acionar, ou não, o 4x4 no asfalto, eu gostaria de tirar uma dúvida.
    No manual, diz para ligarmos a tração de tempos em tempos (não me lembro quanto), para lubrificação do diferencial dianteiro. Se eu ligar a chave no painel para a posição 4x4, sem ligar a roda livre, haverá a lubrificação?
    Se ligar somente a chave do painel, no asfalto, poderá acarretar algum dano na tração, mesmo sem ligar a roda livre?

Obrigado e um abraço,

João Ricardo
    T4 09 - "Azulão"
    Rio de Jeneiro.

E aí, amigos. Alguém vai me ajudar com essa dúvida?

Abraços,

João Ricardo
    T4 09 - "Azulão"
    Rio de Jeneiro.

Se vc fizer isto sem a ligar a roda livre, não vai ter problema algum. O cardã dianteiro irá girar, a caixa satélite também e os semi-eixos também. Só não irá passar tração para as rodas. Portanto, o sistema só tem a ganhar quando você faz isto.

Sugiro também acionar a tração reduzida sempre que possível... Como comentei em alugns posts acima, eu fazia isto constantemente.

Um abraço,
    Alexandre K

Usuário
    Entrada
    09/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Alexandre,

Obrigado pela resposta.

A tração reduzida também pode ser ligada sem o acionamento da roda livre?

Abraço,

João Ricardo
    T4 09 - "Azulão"
    Rio de Jeneiro.

Pode sim. É até melhor pois assim vc não corre o risco de quebrar algo. Porém lembre-se que o carro tem que estar parado e você tem que pisar na embreagem para que entre a reduzida.

Um abraço,
    Alexandre K

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem