1. marca e modelo do pneu original, que não é bom na chuva/asfalto;
2. Calibragem muito alta para andar na chuva/asfalto;
3. Provavelmente está desalinhado ou algo do gênero.
Tenho agora um igual ao seu, mas já tive um 2004 e um 2008 antes desse atual, sendo que por isso posso te dizer que esses novos são muiiiiiiiito bons de estabilidade, considerando a natureza do veículo, sendo que os antigos eu também não tinha nada a reclamar.
Se vc acionou a tração 4x4 com muita chuva e nada mudou provavelmente sua tração não está funcionando corretamente, pois a mudança é absurdamente sensível, tipo vc puxa no volante e ele obedece mesmo (velocidades compatíveis naturalmente).
Apesar de tudo isso, te confesso que quando vc acostumar com o tipo do veículo, aliado à prudência que vc já deve ter ao dirigir, andará na chuva com seu troller com muito mais facilidade que com outro carro.
Viajo muito no asfalto e estou bem acostumado com meu carro, que inclusive é chipado, e posso te dizer, é muito bom e muito estável.
Esclareço que troquei os pneus pelos yokohama 32x11.5 - geolander - e também troquei os amortecedores pelos rancho de 9 regulagens, mas o que faz diferença mesmo são os pneus, pois também não gostei dos novos goodyear na água.
Faz essa verificação de alinhamento e se informa sobre a calibragem ideal dos pneus para andar na chuva, pois eu ando com 26 libras nas quatro, sempre andei assim e sempre gostei. Inclusive o auto center que montou os yokohama p mim me indicaram andar com essa calibragem. No troller 2004 andei 100mkm e no 2008 andei 30 mkm assim, sempre com pneus 32x11,5 yokohama.
Espero poder ter ajudado na sua dúvida e também espero que acostume com o troller, pois sem dúvida é um belíssimo carro em muitos sentidos.
Arrisco te dizer que é difícil outro carro do tipo picape ou suv andar com um troller, mesmo com chuva e em curvas, quando vc já estiver acostumado às reações do carro.
Abraços, Eduardo.