x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 41
    Usuário Avatar de Valen
    Entrada
    21/08/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

O meu é um 2009, com os pneus antigos, e posso dizer que também levei um susto quando enfrentei áreas de pista alagada. Uma vez estava na marginal pinheiros, no lado esquerdo, próximo ao muro e passei em uma possa a 70km/h. Levei o maior susto, primeiro veio muita água para o para brisa, e mesmo com o limpador ligado, perdi a visibilidade, segundo o carro ficou totalmente solto, passei longos 2 segundos de passageiro. Mas só assim pra sentirmos a máquina e conhecermos os seus limites, portanto eu recomendo com chuva, cuidado redobrado com áreas alagadas, e também com a frenagem, pois eu que ando na maioria das vezes sozinho com o carro leve, ele tende a travar em freadas mais bruscas na chuva.

Abraços

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Querem uma dica?

Em pista molhada, observem os rastros dos pneus na pista, quando esse rastro começar a desaparecer, é sinal que o veículo já se encontra em situação de hidroplanagem, mesmo que ele responda ao volante e não apresente nenhuma tendência.
    A velocidade adequada é sempre avaliada dessa forma. Um pneu por vezes tem que drenar cerca de 25L de água por segundo, se esse pneu não tem capacidade de drenagem, a velocidade deverá ser reduzida imediatamente.

Melhor pneu pra chuva é Mud, drena mais de 100L por segundo!!!

Obs.: De dia é mais fácil, de noite só quando vem outro veículo atrás conseguimos enxergar.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por R1C4rdo Ver Post
    Olá AKPG!
    Me tira uma dúvida. Entendi que na situação de reboque se fez necessário utilizar o 4x4, mas eu sempre ouvi dizer que andar com 4x4 acionado em piso seco força muito o conjunto de transmissão. Isto não gerou nenhum problema para o seu Troller?
    Forte abraço!
    Ricardo,
    O problema de usar o 4x4 do Troller em piso seco é justamente quando vc está em baixa velocidade e tenta fazer uma curva fechada. Vc sente que o carro está travando e isto significa que algo está sendo forçado.

Já em velocidades altas e em linha reta, nada está sendo forçado, uma vez que os materiais que compões o eixo dianteiro e traseiro são exatamente os mesmos. A única diferença é que no eixo dianteiro os retentores são mais frágeis e em teoria, usar o 4x4 direto iria causar seu desgaste prematuro. Porém comigo nunca aconteceu isto.

Quanto eu estava puxando meu reboque (que pesava por volta de 900kg) as rodas dianteiras do troller travavam com facilidade numa freada mais forte. Então acionando a tração, eu tinha a impressão de que o carro passava a frear melhor pois a ação da frenagem nas rodas dianteiras acabavam indo também para as rodas traseiras. Só que isto óviamente sacrificava a vida das pastilhas de freio. Porém, antes elas do que eu!!! hehehehehe.

Este assunto é muito polêmico e gera muitas dúvidas mesmos. Eu sempre aciono o 4x4 no piso molhado, só que sempre desligo ao virar uma esquina e depois aciono novamente. E olha que meu Troller andava com pneu 35 na cidade, na estrada e na trilha.

Um abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

Valeu!!

Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Ricardo,
    O problema de usar o 4x4 do Troller em piso seco é justamente quando vc está em baixa velocidade e tenta fazer uma curva fechada. Vc sente que o carro está travando e isto significa que algo está sendo forçado.

Já em velocidades altas e em linha reta, nada está sendo forçado, uma vez que os materiais que compões o eixo dianteiro e traseiro são exatamente os mesmos. A única diferença é que no eixo dianteiro os retentores são mais frágeis e em teoria, usar o 4x4 direto iria causar seu desgaste prematuro. Porém comigo nunca aconteceu isto.

Quanto eu estava puxando meu reboque (que pesava por volta de 900kg) as rodas dianteiras do troller travavam com facilidade numa freada mais forte. Então acionando a tração, eu tinha a impressão de que o carro passava a frear melhor pois a ação da frenagem nas rodas dianteiras acabavam indo também para as rodas traseiras. Só que isto óviamente sacrificava a vida das pastilhas de freio. Porém, antes elas do que eu!!! hehehehehe.

Este assunto é muito polêmico e gera muitas dúvidas mesmos. Eu sempre aciono o 4x4 no piso molhado, só que sempre desligo ao virar uma esquina e depois aciono novamente. E olha que meu Troller andava com pneu 35 na cidade, na estrada e na trilha.

Um abraço,
    Alexandre!
    Muito técnica a resposta. Muito bom...com certeza antes a pastilha de freio do que os ocupantes..kkkk
    Obrigado pelo pronto retorno.
    Forte abraço!
    Ricardo
    Feliz da vida...de Tracker!

Citação Postado originalmente por R1C4rdo Ver Post
    Alexandre!
    Muito técnica a resposta. Muito bom...com certeza antes a pastilha de freio do que os ocupantes..kkkk
    Obrigado pelo pronto retorno.
    Forte abraço!
    Ricardo,
    O fórum é pra isto mesmo. Um dia ajudamos e outro somos ajudados.
    Abraço,
    Alexandre K

Instabilidade Troller

Rodei 2000 km, de Sobral Cé à Campina Grande Pb por duas vêzes com 500 kg de palha de carnaúba no meu pequeno reboque de um eixo, carga de mais de 2m de altura, o amortecedor quebrou em uma ocasião. Estrada ruim, muito buraco, o meu Troller não tomou conhecimento dao reboque.
    Já puxei treiler dea Paraiba ao Rio Grande do Sul e sei como eles se comportam.
    Pelo que eu li sobre Troller existe ocasiões específicas para se ligar o 4x4, e o asfalto com ou sem chuva não é uma delas. Embora seja bonitinho, o Troller é um tremendo trator, quem comprar tem que saber disso.
    Nunca passe numa poça de água com velocidade vai ficar sem vizibilidade.

Na chuva qto maior a largura dos pneus, maior a chance de ocorrer aquaplanagem, que provoca esta instabilidade e qdo muito forte, pode fazer o carro girar sobre a pista, provocando serios acidentes. Observe se os pneus tem sistema de drenagem de agua eficiente [os antigos FSR da Firestone tb eram péssimos, pq não drenavam agua do dos sulcos centrais para as bordas laterais, a calibragem tb é muito importante]
    Se Troller com 1800 kg fosse leve, o que seria pesado? O Samurai que pesa 850 kg??
    Acho que TALVEZ pelo fato de não ter ainda se adaptado à condução do jipe em asfalto com chuva, comigo a uns 40 km\h em uma curva de cotovelo não muito fechada a Band Longa deu 360º, isso mesmo 360º na chuva com pneus Argentinos, pior só os frontiera na chuva, hehehe! Acostumei, chuveu! vô devagarzinho; se não por mim, pelos outros!

Citação Postado originalmente por geraldo paulino filho Ver Post
    Na chuva qto maior a largura dos pneus, maior a chance de ocorrer aquaplanagem, que provoca esta instabilidade e qdo muito forte, pode fazer o carro girar sobre a pista, provocando serios acidentes. Observe se os pneus tem sistema de drenagem de agua eficiente [os antigos FSR da Firestone tb eram péssimos, pq não drenavam agua do dos sulcos centrais para as bordas laterais, a calibragem tb é muito importante]
    Se Troller com 1800 kg fosse leve, o que seria pesado? O Samurai que pesa 850 kg??
    Acho que TALVEZ pelo fato de não ter ainda se adaptado à condução do jipe em asfalto com chuva, comigo a uns 40 km\h em uma curva de cotovelo não muito fechada a Band Longa deu 360º, isso mesmo 360º na chuva com pneus Argentinos, pior só os frontiera na chuva, hehehe! Acostumei, chuveu! vô devagarzinho; se não por mim, pelos outros!
    Certíssimas respostas!
    Não trata-se exclusivamente de peso ou calibragem de pneus (se fosse assim, carretas com 40T e calibragem acima de 120 psi jamais aquaplanariam), acostumar com o comportamento do jipe é fundamental.

No início tbm tomei vários sustos, principalmente pq troquei uma HiLux modelo novo com pneus 100% asfalto, pelo Troller. Depois de mais de 25 mil KM já me acostumei com todas as jogadas e "guinadas" que o carro da, mas no início, não tem mágica, é andar de vagar.

Com relação a roda livre acionada, é interessante tomar cuidado, pois rodar com ela acionada no asfalto, vai danifica-la, e para variar, a garantia não vai cobrir.

Sorte e alegria para todos!

Citação Postado originalmente por lucasgamba Ver Post
    (...)

Com relação a roda livre acionada, é interessante tomar cuidado, pois rodar com ela acionada no asfalto, vai danifica-la, e para variar, a garantia não vai cobrir.

Sorte e alegria para todos!
    Lucas,

Não entendi . O que poderia ser danificado pelo fato de usá-la acionada o tempo inteiro?

Um abraço.
    Alexandre K

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por zegenesio Ver Post

pelo que eu li sobre troller existe ocasiões específicas para se ligar o 4x4, e o asfalto com ou sem chuva não é uma delas.
    97% correto... Nao ligar 4x4 no asfalto...

2,99999...% = no asfalto em enchentes... Durante passagens com muita agua... 4x4 pode ser ligado...

0,0000...01% = se refere a andar em linha reta no asfalto seco... Mas nesse caso nao precisaria do 4x4... Seria mais pra testar...

Fazer curva com roda livre e tracao engatada no asfalto... Floyde tudo...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    97% correto... Nao ligar 4x4 no asfalto...

2,99999...% = no asfalto em enchentes... Durante passagens com muita agua... 4x4 pode ser ligado...

0,0000...01% = se refere a andar em linha reta no asfalto seco... Mas nesse caso nao precisaria do 4x4... Seria mais pra testar...

Fazer curva com roda livre e tracao engatada no asfalto... Floyde tudo...
    E se neste asfalto alagado tiver que fazer uma curva de 90 graus? Vai estragar tudo. Agora se o asfalto for uma reta, tanto faz estar molhado ou não que não vai estragar nada na tração.

Portanto, a recomendação é de não usar o 4x4 no asfalto pois existem várias situações onde a tração poderá estragar. Agora também existem várias outras situações que, se o motorista tiver cuidado, poderá usar e não terá problema algum. Será até melhor pois assim o sistema de tração não estraga pela falta de uso.

Quando eu tinha meu Troller, ele tinha bloqueio ARB nos dois eixos. Eu acionava a reduzida e o bloqueio quase todos os dias. Logicamente eu fazia isto quando estava no trânsito em linha reta pois caso contrário não conseguiria virar o carro para lado nenhum e se tentasse fazer isto, com certeza quebraria tudo...Mas fazia isto constantemente para que o sistema todo ficasse em uso e não falhasse na hora que eu mais fosse precisar dele.

Um abraço,
    Alexandre K

Usuário
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 3
    AKPG

O que sucede é o seguinte:

O Troller possui diferencial traseiro com deslizamento limitado, caixa de transferência de acoplamento direto, diferencial dianteiro também de acoplamento direto, e roda livre nas rodas dianteiras.

Quando você faz uma curva, ou ainda em outras situações de direção, as rodas traseiras fazem percurso diferente uma da outra, e o mesmo se aplica às rodas dianteiras, e mais ainda, as rodas dianteiras giram percurso diferente das traseiras.

Nestas situações, você tem que imaginar que cada roda faz uma rotação diferente da outra.

Com respeito à tração traseira do Troller, êle traciona nas duas rodas, mas como o diferencial é de deslizamento limitado, quer dizer que êle tem internamente no diferencial um sistemas de discos de fricção que permitem às rodas traseiras girarem de modo diferente uma da outra.

Já a caixa de transferência é direta, ou seja não possui deslizamento. Assim, se o 4x4 estiver ativado, o que for enviado de força para o diferencial traseiro será igualmente enviado para o diferencial dianteiro.

Então, as rodas dianteiras (se a roda livre não estiver selecionada) girarão exatamente igual às rodas traseiras. Se você estiver no asfalto ou qualquer local onde o atrito do pneu com o solo seja muito firme, a diferença de rotação entre rodas dianteiras e traseiras, e dianteira direita e dianteira esquerda forçará grandemente os pneus, diferenciais e a caixa de transferência. Vale lembrar que o diferencial dianteiro não possui deslizamento limitado, o que quer dizer que a roda dianteira esquerda vai girar exatamente o mesmo que a roda dianteira direita.

Com o tempo você terá desgaste acentuado e quebra nos componentes envolvidos.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Cordiais saudações.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem