Só para saber o peso em ordem de carga do troller são 1.820 Kg
Achei meio pesado para um carro de fibra :shock:
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Só para saber o peso em ordem de carga do troller são 1.820 Kg
Achei meio pesado para um carro de fibra :shock:
Fibra e aluminio tende a deixar o veiculo mais pesado que o aço.
É porque a chapa de aço acaba sendo muito mais fina.
Eu costumo indicar guincho com duas a duas vezes e meia o peso do veiculo para quem faz trilha.
Para uso geral de um 4x2 pode ser ate do mesmo peso do veiculo.
Wallace,Citação:
Postado originalmente por Wallace
Sendo assim, um guincho de 9.000 lbs para o Troller está subdimensionado. :? :? Pois o Troller pesa 1850 Kg (segundo informações do Die Hard), se calcularmos 2x e 1/2 o peso dele teremos 4.625 Kg. :shock: Por isso acho que o ideal para o Troller seria um de, no mínimo, 12.000 lbs. :roll:
[s]
Citação:
Postado originalmente por Marcelo
Não leu direito né Marcelo!Citação:
Postado originalmente por Wallace
E não sabe fazer contas né!
1850 x 2 = 3.700 kgf
3.700 kgf = 8.140 lbs
1850 x 2,5 = 4.625 kgf
4.625 kgf = 10.175 lbs
Então arredondando para um Troller de trilha guinchos de 8000 a 10.000 lbs são indicados.
8000 lbs atenderia perfeitamente.
9000 lbs é perfeito
10.000 lbs é o máximo recomendado
12.000 lbs ou qualquer coisa maior que 10.000 lbs não é inteligente, pois vai se gastar mais na compra, levar peso a mais, o guincho vai consumir mais amperagem ou vai ser mais lento (ou ambos), etc...
Mas usar um guincho de menos de 8000 lbs; como um 6000 lbs até é viavel já que patescado pode chegar a 12.000 lbs de tração. Tem a vantagem de menor custo, menor peso. A grande desvantagem normamente é a menor velocidade; principalmente quando patescado.
Só não recomendo já que quando se patesca se perde em comprimento útil de cabo. Mas se levar 20 metros de cintas; é uma opção mais inteligente que colocar um 12.500 lbs.
Quero esclarecer a todos que apesar de ser o originador da dúvida no Forum, tenho me pronunciado muito pouco não por desinteresse, aliás exatamente o contrário.
No entanto tenho absorvido bastante do que está sendo escrito e acompanhado a discussão que tem me servido de muita valia.
Continuo agradecendo todas as colaborações dos amigos.
Abraços,
Sabendo mais sobre guinchos...
Wallace,Citação:
Postado originalmente por Wallace
Acho que quem não sabe ler e fazer contas é você. :roll: :roll:
Quando eu escrevi 2x e 1/2 quanto foi o resultado?!?! Engraçado né, os mesmos 4.625 Kg que você escreveu e disse que não sei fazer contas. :roll:
Se 2x e 1/2 dão 10.174 lbs (conforme você escreveu), como você indica um guincho de 10.000lbs? Vai exceder o valor logo de cara.Citação:
Postado originalmente por Wallace
Tudo bem, podemos trabalhar com 2x o peso do veículo, mas ficaria no limite e qualquer coisa que ele instalar no Troller vai exceder os valores (ele já falou que pretende colocar o guincho 9.000 lbs na traseira). Você sabe quanto pesa o motorista?
Eu recomendei um guincho de 12.000 lbs, no mínimo, pela pequena diferença de valor que tem para um de 9.000 lbs. E para quem investe cerca de 2,5K num guincho, investir 3K não é problema.
Lembrando ainda que você, muita vezes, não precisa tirar o seu jipe do atoleiro e sim outro, e esse pode ser bem mais pesado, e como sou jipeiro, não vou deixar de rebocar o companheiro só porque meu guincho não agüenta. Muitas vezes a utlilzação de cintas e patescas não é viável.
Se você não sabe, aqui é um fórum de discusão e opinião, não de autoritarismo e muito menos de agressão.
[s]
Marcelo, desculpas se você achou que estava agredindo você, não foi minha intenção.
Mas você citou meu texto e interpretou de forma errada.
Fui muito claro... de duas a duas vezes e meia... ou seja, neste intervalo.
Você que extrapolou tudo.
Quando falei das suas contas foi em falar em guincho de 12 mil lbs quando o valor era de 4.635 kg.
12 mil lbs são uns 5.454 kg.
Como assim 10 mil lbs vai exceder o valor logo de cara?
8.000 lbs fica no limite do que?
Da minha regra? Se a regra é minha eu devo saber o que estou indicando né...
Já falamos que o 9000 lbs dele não deve ter 9000 lbs... (talvez nem tenha 8 mil).
Não é só o valor não, tem o peso e outros fatores.
O meu 900 custa menos de 2 mil e o meu 12.500 custa uns 3 mil... ou seja, mesmo a diferença de preço é grande (na minha linha).
Um jipe leve não deveria tirar um muito pesado sozinho.
Eu já fiz trilha que eu fui o único a não descer e subir um barranco, já que eu tinha condições de puxar facilmente os outros para cima, mas os outros juntos talvez não conseguisem me puxar para cima. Ou seja, uma questão de bom censo.
Se você cita minha regra é porque concorda.
Se não concorda com a minha regra, crie a sua, mas tenha argumentos tecnicos para defender a mesma.
Pela sua linha de racioncinio eu só deveria vender guincho de 15 mil lbs ou maior né.
Wallace,Citação:
Postado originalmente por Wallace
Procure pensar um pouco nas palavras que coloca!
Apenas citei seu texto para mostrar que as contas que fiz deram o mesmo resultado que você fez. E ainda assim falou que não sei fazer contas.Citação:
Postado originalmente por Wallace
Extrapolei o quê?Citação:
Postado originalmente por Wallace
Quando escrevi sobre um guincho de 12.000 lbs foi para ter uma folga, porque acredito que entre um de 10.000 e 12.000 não deve haver diferença expresiva.Citação:
Postado originalmente por Wallace
Pelas suas contas 2x e 1/2, sim!Citação:
Postado originalmente por Wallace
Do valor 2x peso do Troller = 8.140 lbsCitação:
Postado originalmente por Wallace
Isso não vem ao caso, nem mencionei a potência atual do guincho dele.Citação:
Postado originalmente por Wallace
Em outras linhas, não chega ser essa diferença.Citação:
Postado originalmente por Wallace
Às vezes não temos a sorte de estar em comboio e todo mundo com guinhco.Citação:
Postado originalmente por Wallace
Em nenhum momento falei que sua regra estava certa ou errada. Eu citei ela para debatermos sobre o assunto.Citação:
Postado originalmente por Wallace
Não necessariamente. A menos que você queira enganar um monte de pessoas.Citação:
Postado originalmente por Wallace
A propósito, tudo o que coloquei foi somente minha humilde opnião (coisa que infelizmente nem todos os usuários do Fórum tem). Agora cabe ao verdadeiro interessado decidir, não eu, nem você.
[s] cansados de discussões pífeas,
Escrevi uma mensagem comprida a respeito, mas não foi para o foirum :evil:
De qualquer maneira o importante é que fazendo as contas com base em um livro de off-road americano chego aos valores de um Troller T4 com capota de fibra e duas pessoas dentro, tanque cheio e centoepoucos quilos de tralhas:
15% de inclinação do terreno
Lama media
Altura de uns 80 cm
Menos de 8.000 libras
Mesmo Troller
35% de inclinação
Lama grudenta
Altura de 90 cm
Quase 11.000 libras
Considerando que a angulação do cabo e o tamanho dele na carretel podem diminuir a potência, trabalhamos bem em 90% das situações com o 9.000.
As concessionárias Troller em Sampa vender o Work 9.000, mas acho que a maioria dos vendedores indica o Warm 9.5 ti seiláoque.
Acho válido sempre usar a menor quantidade de cabo possível completando a distância com cintas.
Alguns falam que o Work 12.000 em um troller é muito pessado e pode impedir o resfriamento do radiador, mas já conheci quem usa e nunca teve problema.
É a primeira vez que escuto falar de qualquer 9.000 ser pouco para o Troller.
Seu Troller é T4 ou T5? :?: é diesel né? Tem bateria original e alternador original :?:
:?:
Duas pessoas, 95% das vezes que se usa o guincho só tem o motorista dentro.Citação:
Postado originalmente por guilhermekrug
Acho que se tem 15% de inclinação vai ser dificil ter 80 cm de lama...Citação:
Postado originalmente por guilhermekrug
Mais dificil ainda.Citação:
Postado originalmente por guilhermekrug
Sabe o que eles clasificam como Lama grudenta, eu tenho uma ideia e nunca vi por aqui.
Não acho isso não.Citação:
Postado originalmente por guilhermekrug
Digo que se colocar um HDW 6000 E num Troller ainda assim vai ser dificil o guincho não dar conta do recado se for usado corretamete.
Oppsss... não sabe usar guincho.Citação:
Postado originalmente por guilhermekrug
O guincho só tem a capacidade efetiva na última camada, ou seja, com pouco cabo no tambor.
Você tem guincho?
Quem lhe vendeu não explicou isso?
Acho que precisa trocar de fornecedor!
Wallace,
Se duas pessoas dentro te incomodam pode substitiur por um isopor com gelo e umas trinta latas ou, no meu caso, 2 litros de coca e dois cachorros que costumam ficar no carro. :D
De qualquer forma acho que outras variáveis estão em jogo mais que 70 KG.
Não entendi a relação da quantidade de lama com a inclinação. Se vc entra em uma piscina como no Camel, já aviso logo que nunca fui, acho viável dentro da piscina ter inclinações de 15%. Já passei por uma situação na extinta Roberta Close em que a lama com agua estavadepois do meio da roda aro 15 e existia inclinações grandes tipo "quebra mola" dentro.
O segundo cálculo é simplesmente da pior situação que imaginei, se preferir pode tirar a lama aumentar a inclinação, mas como não tenho o livro não sei fazer a conta. :wink:
De qualquer maneira neste livro existem 3 tipos de lama e coloquei a pior.
Não entendo nada de carro, mas não acho que a argila brasileira que existe em muita trilha do Rio é melhor que a lama do USA. De qualquer forma acho que isto é como discutir coeficiente do gelo para amador de patins 8)
Certamente não preciso trocar de fornecedor porque ainda não comprei guincho e quando comprar, apesar da sua forma "cavalar" de escrever, talvez seja até com você.
O que mencionei consta de um manual da Work que ganhei e também foi explicado em um curso por uma pessao que já participou de vários raids e rallies e tem um curriculum, para mim, muito inquestionável.
Sendo o próprio "carretel" do cabo uma engrenagem a mais não seria o caso de muito ou pouco cabo alterar a relação força - velocidade :?:
Como mencionei anteriormente tinha escrito um outro e-mail onde ficava mais claro que estava comentando sobre livros e spostilas que nunca comprovei na prática, apenas achei válido mais opiniões.
Alguém já ouviu falar que o adrenalama esta desenvolvendo um guincho mecânico para o T4 :?:
Só não entendi, além do seu tom, porque agora vc recomenda o 6000 para o Troller se antes vc recomendava o 9000, inclusive na Jipenet do Rio :?:
Acho que vou continuar assistindo este tópico porque no final vou concluir que devo comprar um Warm de 9.500 ou um HDW de 1.100 :shock:
Todo o fabricante informa que a maior força do guincho é quando temos só a primeira camada de cabo no tambor, mesmo a Work:Citação:
Postado originalmente por guilhermekrug
4100 Kg (Primeira camada do cabo)
Alguns fabricantes informam a capacidade camada por camada.
No HDW isso vem até escrito no guincho:
1 camada 9000 lbs
2 camada 7350 lbs
3 camada 6200 lbs
4 camada 5400 lbs
Ou seja, se usar como você falou um HDW 9000 vira um 5400 !
Nos outros acho que até pior pois pode ter uma 5 camada.
Agora já pode questionar o curriculo, curso, etc da pessoa que você citou!
E não recomendei HDW 6000 E não, só dei um exemplo.Citação:
Postado originalmente por guilhermekrug
O HDW deve ser da mesma capacidade do Warn para ter a mesma força.Citação:
Postado originalmente por guilhermekrug