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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de FGarcia
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    Pessoal, comprei recentemente meu Troller 2010 e encontrei o mesmo problema relatado, ou seja, o ar condicionado /quente possuído ! E só querer aumentar a temperatura interna que o bafo toma conta da cabine ! Pergunto: Alguém do fórum já conseguiu resolver o problema ?
    T4 2010 - Bilstein 11' - RK 1.5' 2.5' - 35' BFG - Thule - Stradale - Zeon 10 - Hella - PC Off - E-locker - SFI 240

  • #14
    Usuário Avatar de FGarcia
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    Pessoal, me desculpem mas só para complementar.....já li bastante as dicas de troca de solenóide, regulador do ar quente, painel de controle interno, pressão do gás, etc. A pergunta correta seria: alguém conseguiu, seguindo as dicas já relatadas, consertar a ineficiência na mistura de ar quente / frio do Troller ? Por favor me desculpem a polemica, mas gostaria realmente de saber se há luz no fim do túnel ou vou ter realmente que conviver com a fornalha !
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  • #15
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Para evitar isto, nunca regulei a temperatura. Se estiver frio demais, desligo o compressor.
    Homero Hermida
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  • #16
    Usuário Avatar de sergiocavallaro
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    Boa tarde trolheiros
    Estou mexendo no ar condicionado do meu Troller (2010) com intuito de resolver o problema definitivamente. Acontecia exatamente conforme relatado no tópico.
    Cheguei à conclusão que a causa do problema do ar condicionado do Troller é que ele não resfria suficientemente o condensador (é o radiador do ar condicionado que fica na frente) em baixa velocidade.
    Se ele não resfriar corretamente, o gás aumenta a pressão do sistema, e aí, o pressostato desliga o compressor.
    Em alta velocidade, há muita ventilação na frente, daí ele funciona corretamente.

    Então trabalho com a hipótese da Troller pode ter cometido um dos erros abaixo:

    1-A Troller pode ter errado no calculo da ventoínha do ar condicionado. A vazão do ar é insuficiente.
    Sugestão para correção: Instalar outra ventoínha igual, pois há espaço e ela é parafusada diretamente no radiador. Esta é sugestão mais em conta.

    2-O Troller não foi projetado para trilha com atoleiros. Isto é certo. A lama entra no motor elétrico da ventoínha, danifica o rolamento e causa baixo rendimento. A lama fica presa nas pas da ventoinha, no aro da ventoínha, entre a ventoinha e radiador e nas próprias aletas do radiador, prejudicando a circulação do ar e o desempenho do motor elétrico. Nem lavando normalmente retira esta lama.
    Sugestão: Desmontar tudo e lavar muito bem. Trocar a ventoinha e nunca mais entrar na lama.

    Para ambas as possibilidades citadas, o ideal é substituir a ventoinha por outra especialmente projetada para o trabalho submerso em lama (As ventoinhas dos quadriciclos são preparada, possuem respiro, porém tem que verificar a especificação) com o dobro da capacidade de circulação de ar (vazão x pressão).

    Na assinatura abaixo tem o link do meu Troller. Eu retirei o condensador da frente e o instalei sobre o motor, porém o meu Troller está com calço de 50mm na carroceria.

    Espero que tenha ajudado. Acho que o caminho é este.


    Abs.

  • #17
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    Citação Postado originalmente por sergiocavallaro Ver Post
    Boa tarde trolheiros
    Estou mexendo no ar condicionado do meu Troller (2010) com intuito de resolver o problema definitivamente. Acontecia exatamente conforme relatado no tópico.
    Cheguei à conclusão que a causa do problema do ar condicionado do Troller é que ele não resfria suficientemente o condensador (é o radiador do ar condicionado que fica na frente) em baixa velocidade.
    Se ele não resfriar corretamente, o gás aumenta a pressão do sistema, e aí, o pressostato desliga o compressor.
    Em alta velocidade, há muita ventilação na frente, daí ele funciona corretamente.

    Então trabalho com a hipótese da Troller pode ter cometido um dos erros abaixo:

    1-A Troller pode ter errado no calculo da ventoínha do ar condicionado. A vazão do ar é insuficiente.
    Sugestão para correção: Instalar outra ventoínha igual, pois há espaço e ela é parafusada diretamente no radiador. Esta é sugestão mais em conta.

    2-O Troller não foi projetado para trilha com atoleiros. Isto é certo. A lama entra no motor elétrico da ventoínha, danifica o rolamento e causa baixo rendimento. A lama fica presa nas pas da ventoinha, no aro da ventoínha, entre a ventoinha e radiador e nas próprias aletas do radiador, prejudicando a circulação do ar e o desempenho do motor elétrico. Nem lavando normalmente retira esta lama.
    Sugestão: Desmontar tudo e lavar muito bem. Trocar a ventoinha e nunca mais entrar na lama.

    Para ambas as possibilidades citadas, o ideal é substituir a ventoinha por outra especialmente projetada para o trabalho submerso em lama (As ventoinhas dos quadriciclos são preparada, possuem respiro, porém tem que verificar a especificação) com o dobro da capacidade de circulação de ar (vazão x pressão).

    Na assinatura abaixo tem o link do meu Troller. Eu retirei o condensador da frente e o instalei sobre o motor, porém o meu Troller está com calço de 50mm na carroceria.

    Espero que tenha ajudado. Acho que o caminho é este.


    Abs.
    Sérgio

    1 - Pressão alta no sistema = Temperatura alta, se o condensador não tiver um resfriamento adequado o pressostato irá desarmar o compressor até a pressão baixar. A média de pressão dos veículos está entre 18 a 20 bar. Mês passado medi no meu Troller 2.8 e a pressão do sistema está ~23bar. Porém o sistema está com 700g de gás + 20mml de óleo. Obti esses valores em uma loja especializada em ar condicionado localizada em Jundiaí. No meu caso o compressor nunca desarmou, mas a ventoinha fica ligada a maior parte do tempo.
    2 - Excesso de gás no sistema também aumenta a pressão do sitema fazendo com que o pressostado desarme.
    É um estudo meio complicado para achar o problema, mas deve ser um mau dimensionamento do sistema, acho que a sua idéia de aumentar a ventilação do condensador irá ajudar, mas não sei se irá resolver esse problema.

    Na sua modificação tenho receio se não irá piorar o desarme do compressor pois o condensador ficará acima do motor (temperatura alta). Outro detalhe, vc irá projetar algum tipo de defletor no capô para direcionar o ar externo para a face do condensador?

    Abrs
    Troller 11 - Abóbrão - Pneus 31"
    ex: Troller 04 - Flecha de prata - pneus 33"" - guincho 9000lbs
    https://www.youtube.com/user/ADNAM01/featured

  • #18
    Usuário Avatar de sergiocavallaro
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    Boa tarde Spike

    Citação Postado originalmente por Spike Ver Post
    1 - Pressão alta no sistema = Temperatura alta, se o condensador não tiver um resfriamento adequado o pressostato irá desarmar o compressor até a pressão baixar. A média de pressão dos veículos está entre 18 a 20 bar.
    Você confirmou que eu estou certo. Pressão alta no sistema = Temperatura alta, então se aumentar a circulação de ar no condensador vai reduzir a pressão, e consequentemente o pressostato não vai desligar o compressor, e problema resolvido.

    Citação Postado originalmente por Spike Ver Post
    Mês passado medi no meu Troller 2.8 e a pressão do sistema está ~23bar. Porém o sistema está com 700g de gás + 20mml de óleo. Obti esses valores em uma loja especializada em ar condicionado localizada em Jundiaí.
    Esta loja perdeu credibilidade, porque não resolveu o seu problema.

    Citação Postado originalmente por Spike Ver Post
    No meu caso o compressor nunca desarmou, mas a ventoinha fica ligada a maior parte do tempo.
    A ventoinha é feita para ligar em baixas velocidades quando a ventilação for reduzida, e, pode funcionar continuamente sem nenhum problema. A ventoinha desliga nas altas velocidades, mas ai vc não vai conseguir ver.
    Não vejo nenhum problema no seu Troller.
    Citação Postado originalmente por Spike Ver Post
    2 - Excesso de gás no sistema também aumenta a pressão do sitema fazendo com que o pressostado desarme.
    É um estudo meio complicado para achar o problema, mas deve ser um mau dimensionamento do sistema,
    Não acredito que excesso de gás cause algum problema, mas a falta dele simplesmente não gela.
    Não acredito que excesso de gás cause o desarme, porque o gás é transferido da garrafa. Dentro da garrafa ele esta na forma liquida na pressão de vapor. Ele é transferido para o sistema na forma gasosa na mesma pressão de valor.
    Se bombeássemos o gás para dentro do sistema (ao invés de transferir), o gás iria mudar para a fase liquida e o sistema não iria gelar, nem a pressão iria aumentar.
    A pressão de valor do gás aumenta quando aumenta a temperatura ambiente ou quando aumenta a temperatura do sistema, e diminui também quando as temperaturas ao entorno diminuem. Isto explica o seu carro estar com a pressão maior. A pressão também muda quando se muda o tipo do gás. Cada tipo gás possui a sua pressão de vapor.
    Citação Postado originalmente por Spike Ver Post
    acho que a sua idéia de aumentar a ventilação do condensador irá ajudar, mas não sei se irá resolver esse problema.
    Para confirmar, basta fazer um teste simples: Fixar uma ventoinha elétrica qualquer na grade e ligar na bateria. É bom instalar um fusível para evitar “novidades”. É mais fácil de fazer nos Trollers que sai a grade da frente.

    Citação Postado originalmente por Spike Ver Post
    Na sua modificação tenho receio se não irá piorar o desarme do compressor pois o condensador ficará acima do motor (temperatura alta). Outro detalhe, vc irá projetar algum tipo de defletor no capô para direcionar o ar externo para a face do condensador?
    Abrs
    A minha modificação esta funcionando bem, primeiramente porque o sistema esta efetivamente limpo de barro, porém ainda tenho que testar no trânsito num dia bem quente para confirmar. Se necessário também posso instalar outra ventoinha ou substituir por outra maior. Não pretendo por um defletor no capo, mas se concluir que será necessário, eu colocarei sem problema, acho que vai ficar até bonito. Ai sim o Tarja Preta vai ficar caracterizado.

    Cordialmente.

  • #19
    Usuário Avatar de Spike
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    Citação Postado originalmente por sergiocavallaro Ver Post
    Boa tarde Spike


    Você confirmou que eu estou certo. Pressão alta no sistema = Temperatura alta, então se aumentar a circulação de ar no condensador vai reduzir a pressão, e consequentemente o pressostato não vai desligar o compressor, e problema resolvido.


    Esta loja perdeu credibilidade, porque não resolveu o seu problema.


    A ventoinha é feita para ligar em baixas velocidades quando a ventilação for reduzida, e, pode funcionar continuamente sem nenhum problema. A ventoinha desliga nas altas velocidades, mas ai vc não vai conseguir ver.
    Não vejo nenhum problema no seu Troller.

    Não acredito que excesso de gás cause algum problema, mas a falta dele simplesmente não gela.
    Não acredito que excesso de gás cause o desarme, porque o gás é transferido da garrafa. Dentro da garrafa ele esta na forma liquida na pressão de vapor. Ele é transferido para o sistema na forma gasosa na mesma pressão de valor.
    Se bombeássemos o gás para dentro do sistema (ao invés de transferir), o gás iria mudar para a fase liquida e o sistema não iria gelar, nem a pressão iria aumentar.
    A pressão de valor do gás aumenta quando aumenta a temperatura ambiente ou quando aumenta a temperatura do sistema, e diminui também quando as temperaturas ao entorno diminuem. Isto explica o seu carro estar com a pressão maior. A pressão também muda quando se muda o tipo do gás. Cada tipo gás possui a sua pressão de vapor.

    Para confirmar, basta fazer um teste simples: Fixar uma ventoinha elétrica qualquer na grade e ligar na bateria. É bom instalar um fusível para evitar “novidades”. É mais fácil de fazer nos Trollers que sai a grade da frente.


    A minha modificação esta funcionando bem, primeiramente porque o sistema esta efetivamente limpo de barro, porém ainda tenho que testar no trânsito num dia bem quente para confirmar. Se necessário também posso instalar outra ventoinha ou substituir por outra maior. Não pretendo por um defletor no capo, mas se concluir que será necessário, eu colocarei sem problema, acho que vai ficar até bonito. Ai sim o Tarja Preta vai ficar caracterizado.

    Cordialmente.
    Sérgio
    Então, por segurança o ideal seria instalar uma ventoinha adicinal mesmo...coisa simplesss mesmo!!!
    Valeu pelas postagens, eu estou acompanhando o tópico do Tarja Preta, show de bola!!!!
    Abraços
    Troller 11 - Abóbrão - Pneus 31"
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  • #20
    Usuário Avatar de Elefantástico
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    Passei por isso também. Isolei o ar quente colocando uma mangueira (de corsa) diretamente nos dois ductos de ar frio. Como isolei a mistura ficou circulando só ar frio e por sinal congelando... mas acabou o problema de morrer de calor nas trilhas. Abraços e boas trilhas a todos.

  • #21
    Usuário Avatar de w@ldo
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    Pessoal passei pelo mesmo problema, andando( acima de 40km/h) tudo funcionando normal, no transito intermitência entre frio/quente, verifiquei que a ventoinha elétrica não ligava, fui a concessionária e confirmamos que os fusíveis e reles estavam em perfeito estado porém a ventoinha não recebia alimentação, passamos uma nova fiação para a ventoinha e beleza, sistema funcionando até d+!, estou chegando a desligar pois esta muito eficiente!

  • #22
    Usuário Avatar de FGarcia
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    Citação Postado originalmente por w@ldo Ver Post
    Pessoal passei pelo mesmo problema, andando( acima de 40km/h) tudo funcionando normal, no transito intermitência entre frio/quente, verifiquei que a ventoinha elétrica não ligava, fui a concessionária e confirmamos que os fusíveis e reles estavam em perfeito estado porém a ventoinha não recebia alimentação, passamos uma nova fiação para a ventoinha e beleza, sistema funcionando até d+!, estou chegando a desligar pois esta muito eficiente!


    W@ldo, e quanto ao ar quente, vc consegue regular ?
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  • #23
    Usuário Avatar de w@ldo
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    Sim, normal.
    No dia que comprei o carro a válvula do ar quente quebrou e a concessionária trocou, a regulagem entre quente e frio funciona normal...

  • #24
    Usuário Avatar de FGarcia
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    W@ldo, valeu muito pelo relato de resolução do problema, pois agora estou vendo luz no fim do túnel .... Ou controle correto da mistura de ar quente.... Rsrsrs

    pessoal, alguém mais tem algum relato sobre a resolução do problema de regulagem do ar quente ? O relato e' importante para evitarmos de gastar dinheiro a toa na compra de pecas.... Além de evitar frustrações !!!
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