Na primeira carga de gás que fiz inseri 700 gramas de R134, gelava bastante dentro da cabine, porém a ventoinha funcionava direta e depois de uma semana, o O'ring da entrada do condensador estourou e consequentemente todo o gás e óleo vazou para fora. Importante, não tentar funcionar o compressor sem gás, um detalhe é a falta de lubrificação e outra o que aconteceu comigo foi a queima do fusível.
Hipóteses do problema da primeira carga de gás:
1- Excesso de gás no sistema = pressão alta interna = temperatura alta;
2 - O'ring errado, como desmontei a mangueira, pensei que o melhor seria achar um novo O'ring, como não tinha refêrencia, achei no trampo um parecido com as mesmas medidas e troquei, porém as suspeitas são: O'ring velho, eu amassei ele durante a montagem ou o óleo (WD40) que coloquei no o'ring para facilitar a montagem entrou em reação com o gás e estufou o mesmo.
Detalhes da última carga de gás:
Em relação à última carga de gás, acompanhei todo o teste, desde o teste de vácuo no sistema (conferir se não tem nenhum vazamento) até o teste com as medições das pressões no sistema.
* Gás refrigerante e Óleo:
Em relação ao seu caso, você lembra quanto de gás tinha no sistema? Pesquisei essa informação para o Troller (Trilha Europa, Trilha Campinas e casa especializada em AC localizada em Campinas) e disseram que o ideal para o Troller é de 550 a 600 gramas de R134 + 180 ml de óleo no sistema para lubrificar o compressor. Observação importante é que os 180 ml de óleo é o total, ou seja, quando não tem nada no sistema, agora quando já tem óleo e vc retira algum componente, por exemplo, uma mangueira, deve adicionar + 20 ml de óleo.
*Pressões no sistema (mangueira de alta pressão e de baixa pressão).
- Para que o sistema funcione perfeitamente, o ideal para a mangueira de alta é ter no máximo 18bar. No meu Troller, essa pressão (medida depois de uns 5 minutos funcionando com o jipe parado) ficou entre 19 e 20 bar. Detalhe é que a ventoinha do condensador ligava (pressão > = temperatura>) e depois de baixar a pressão à mesma desligava
- Na mangueira de baixa pressão, senão me engano deve ficar entre 2.0 ~3.0 bar.
Testei o AC e já faz 2 semanas, até o momento só alegria.
Como o sistema dos nossos 2.8 é muito velho, acho que será um trabalho duro achar uma solução sem gastar $$$.
Provavelmente no seu caso seria trocar a compressor pelo original da marca DELPHI, o corpo do compressor acho que é o mesmo do CELTA/CORSA/S10, o que deve mudar é a polia; verificar se válvula de expansão (não sei como é, deve ser de orifício calibrado, item que vai antes do evaporador) está OK e verificar se todas as mangueiras estão OK tbm.
Abs